Courchevel: fusão entre esqui, gastronomia e bem-estar

Courchevel está para a França e para o mundo como a elegância e o estilo estão para as pessoas de bom gosto. Que admiram o belo e desejam bem-estar 24 horas por dia. É um destino imperdível para quem ama viajar, combinando esportes, alta gastronomia e muito conforto num só lugar.

Região pra lá de charmosa, Courchevel pertence ao Les 3 Vallées, maior área esquiável do mundo, com 600 km. Além do esqui, Courchevel também é renomada por sua gastronomia.

A estação de inverno é tão concorrida que a depender do hotel em que se deseja hospedar, pode ser preciso reservar com um ano de antecedência. Courchevel tem uma grande variedade de restaurantes estrelados. Muitos deles tradicionais e que oferecem excelentes opções entre as montanhas.

Está pensando em aproveitar o inverno europeu em grande estilo? Então anote: Courchevel reserva mais de cem pistas para esportes de neve. Além disso, tem a maior oferta per capita de hotéis do mundo. Com certeza um deles está esperando por você.

Pistas e passeios na maior área de esqui do mundo

Os locais para a prática de esqui são a principal atração de Courchevel. Para utilizar as pistas dispostas em verdadeiros tapetes brancos cobertos de neve, você pode comprar os passes antecipadamente. Vale a pena porque as disponibilidades são concorridas.

Para ter uma ideia, até mesmo o medalhista olímpico francês, Alexis Pinturault é frequentador das trilhas de Courchevel.

Aliando técnica e velocidade, o esqui mais tradicional é o alpino. Mas é possível optar pelo esqui nórdico ou esqui de travessia e pelo slalom. Se você não quer deslizar pelas subidas e descidas de neve usando esquis, há outras alternativas. Que tal os passeios de trenó ou de helicóptero para ver de cima as cordilheiras nevadas? Ainda pode-se curtir:

  • Snowmobile;
  • Escalada;
  • Saltos de paraquedas;
  • Passeios de balão;
  • Saltos de parapente;
  • Ciclismo;
  • Mergulho no gelo e até
  • Sessões de yoga.

As áreas para a prática de esportes e demais experiências na neve ficam abertas das 9h às 16h45, diariamente sendo divididas em quatro categorias:

  • Easy Rider;
  • Ski Performance;
  • Ski Famille;
  • Ski & Fun (este recomendado para grupos de esportistas, casais com crianças pequenas e para quem quer dominar bastões e snowblades).

Vale ressaltar que as pistas são catalogadas por cores relacionadas ao grau de dificuldade. Da seguinte forma:

  • Verdes para os principiantes;
  • Azuis para os iniciantes;
  • Vermelhas para os intermediários;
  • Pretas para quem já está no nível avançado.
courchevel

Infraestrutura completa

Se você não está habituado a esquiar, não se preocupe. Em Courchevel, há uma infraestrutura completa que atende ao turista. Você pode alugar desde calçados, passando pelos esquis até equipamentos em geral. Roupas apropriadas para neve, na maioria das vezes, estão à venda nas cerca de 40 lojas da estação.

Também estão disponíveis monitores que ministram aulas de esqui para adultos e crianças, particulares ou em grupo. É uma boa caso você ou sua família nunca tenha esquiado na vida, ou pretende se aperfeiçoar.

Já o circuito de 166 teleféricos possui vários modelos de superfície. Parte deles é capaz de transportar as pessoas por um pequeno trecho sem sair do solo. Enquanto que as chamadas gôndolas têm design hermético e confortável. Estas percorrem grandes distâncias, acomodando diversas pessoas. Todas uma delícia!

Gastronomia em Courchevel

Quando o assunto é gastronomia, a dica é sempre fazer as reservas de mesas com antecedência. Na alta temporada, que vai de novembro a abril, é praticamente impossível sentar sem reserva. Todos ficam lotados de gente que quer boa comida e vistas maravilhosas para os alpes cobertos de neve.

A boa notícia é que caso você não domine a prática de esquiar na neve, é possível chegar na maioria dos restaurantes usando o lift meio de transporte semelhante ao teleférico. Ou de carro com o ar-condicionado bem quentinho.

Em Méribel e Saint-Martin de Belleville, o cardápio é bem amplo com opções inclusive para vegetarianos. Na lsta de opções, não faltam os clássicos, fondue, raclete, charcutaria. Muitos dos restaurantes são cozinha internacional. Com cartas de vinho irretocáveis.

Mais um endereço recomendado é o restaurante Bagatelle, que fica no topo de Col de la Loze. A vista é um capítulo à parte. Permite uma visão de 360º cercados por montanhas exuberantes. Além da boa comida, um DJ entretêm os comensais na área externa. Calma, são oferecidos cobertores e aquecedores para dar uma quebrada no frio intenso.

Para começar, você pode pedir uma das fartas porções do cardápio. A burrata gigante acompanhada de tomates cerejas ou a pizza de queijo com trufas são excelentes pedidas. Como prato principal, a sugestão vai para os cortes bovinos Angus. O Bagatelle oferece serviço impecável.

Música, brilho e cores enfeitam o céu de Courchevel

Além de todas estas atrações, entre fevereiro e março, Courchevel passa a ser considerada a principal Instância de fogos de artifício nas montanhas do mundo. Nesta época, é realizado o Festival Internacional de Artes Pirotécnicas. São apresentados diversos shows de fogos de artifício, ao som de muita música e com um jogo de cores vibrantes.

Artistas pirotécnicos de vários países seguem para a estância e competem com os demais especialistas. Um corpo de jurados escolhe qual o melhor show de acordo com uma série de critérios. A festa dura cerca de 3 semanas.

Como chegar lá?

O aeroporto mais próximo de Courchevel é o de Chambéry. De lá até o resort, vai aproximadamente uma hora e meia. O trajeto pode ser feito de táxi, micro-ônibus, ônibus ou carro alugado. O modo mais fácil de voar do Brasil para Chambéry é pegar um voo do Brasil até Amsterdã e então seguir de lá.

Outra alternativa é viajar da Suíça, mais precisamente do Aeroporto de Genebra para Chambéry, pela maior quantidade de voos internacionais. Até Courchevel são duas horas e meia de viagem. Há voos também partindo de Madri, Barcelona, Londres, Lyon e Grenoble.

Acompanhe as redes social da Bergerson e siga antenado com o que há de mais belo e luxuoso no mercado de joias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *