Especialmente para as pessoas de gosto refinado e bem-sucedidas, as canetas de luxo são muito mais do que um simples instrumento de escrita. Em vez disso, esses itens extremamente sofisticados, refletem poder e status, podendo ser utilizados em momentos específicos do dia a dia, como em uma reunião de negócios, por exemplo.
Não por menos, existem indivíduos que até decidiram colecionar esses artigos, investindo em versões de designs variados e assinadas pelas grifes mais renomadas do segmento. Entretanto, caso esteja pensando em investir nesse produto ou, quem sabe, utilizá-lo para presentear alguém especial, é sempre bom entender mais a respeito de suas características e descobrir como escolher as melhores canetas de luxo do mercado.
Assim, continue acompanhando este conteúdo exclusivo e descubra como dar o primeiro passo. Abaixo, selecionamos algumas sugestões especiais, que te ajudarão a acertar em cheio nessa decisão. Boa leitura!
A história e a evolução das canetas de luxo
Há séculos, as canetas de luxo são vistas como símbolos de elegância e requinte. Entretanto, será que você conhece a origem desse artigo que, para muitos, é tão valioso? A princípio, podemos dizer que a caneta foi criada em torno do ano 3000 a.C.
No período, tanto os chineses, quanto os egípcios faziam uso de pincéis superfinos, além de canetas de junco, para realizar os seus registros. Depois, em 1.300 a.C., foi a vez dos romanos desenvolverem uma maneira de escrever na cera e, para tanto, eles utilizavam um estilete feito em metal, também chamado de stilus. Já entre os séculos VI e XIX, as penas de aves, como falcão, coruja e corvo, foram os instrumentos mais aproveitados para a escrita.
As versões de cisne e de ganso, por exemplo, eram extremamente caras e, logo, somente utilizadas em momentos especiais. Por serem fabricadas em cabos de ouro e tingidas de preto, essas versões são, para muitos especialistas, consideradas as primeiras canetas de luxo da história. Interessante, não é mesmo?
O valor da caneta de luxo na atualidade
Inicialmente, algumas pessoas podem até questionar os diferenciais das canetas de luxo. Afinal, o que leva alguém a investir em um item como este? Bem, podemos dizer que tais produtos são verdadeiras obras de arte, apresentando excelente qualidade, durabilidade e a possibilidade de serem passados “de geração para geração”.
Dependendo do modelo escolhido, é possível que o acessório seja fabricado a partir de materiais nobres, apresentando uma ponta extremamente fina e capaz de aprimorar a beleza de cada traço. Esse é o caso das versões elaboradas em ouro maciço.
Ou seja, trata-se de um trabalho artesanal, responsável por garantir que a caneta de luxo produza um deslizamento mais suave no papel. Na prática, o seu uso é capaz de promover uma experiência exclusiva ao usuário — não se limitando ao ato de escrever.
Ainda aqui, é interessante frisar que, em muitas situações, o usuário tem a possibilidade de personalizar a sua caneta de luxo. Isso acontece com as grifes mais nobres do setor, que disponibilizam ao público os serviços de gravação.
Desse modo, você pode inserir datas especiais, mensagens ou, simplesmente, as suas iniciais na superfície do produto. Juntos, todos esses fatores fazem com que, até hoje, tais artigos tenham um espaço reservado, não somente no mercado, mas especialmente no gosto daqueles que não abrem mão da tradição.
As marcas mais notáveis
Quando falamos sobre as canetas de luxo, a Montblanc se destaca. Criada em 1906, por Alfred Nehemias e August Eberstein, a grife é referência mundial no segmento.
Isso porque, os seus idealizadores resolveram criar a marca após voltarem de uma viagem, onde eles descobriram a clássica caneta-tinteiro. Diante disso, a ideia era criar uma empresa para dar vida a melhor caneta do mundo.
Em 1935, a Montblanc começou a fabricar outros produtos que também fazem parte do universo da escrita — bloquinhos de anotações, agendas e, claro, estojos próprios para armazenar as suas canetas.
O sucesso foi tanto que, recentemente, a grife foi adquirida pelo grupo Richemont e, em pleno 2023, ainda é vista como um símbolo de status e lifestyle de luxo. Atualmente, a Montblanc está presente em mais de 90 países, com milhares de pontos de venda e mais de 400 lojas próprias.
Quer saber mais? Para ilustrar, selecionamos três modelos exclusivos de canetas Montblanc e que, sem dúvida, merecem a sua atenção. Inspire-se!
1. Caneta Volta ao Mundo em 80 Dias Doué
Temos aqui uma das canetas de luxo mais cobiçadas: o modelo Tinteiro Doué Classique. Original da Coleção Meisterstück Around the World in 80 Days, essa opção é inspirada na obra “A Volta ao Mundo em 80 Dias“, de Júlio Verne.
Trata-se de uma versão que possui a tampa em metal, revestida a ouro. Além disso, o seu corpo é totalmente laqueado em antracito degradê, ilustrando a segunda parte do livro, que se passa entre Mumbai e Yokohama.
Em contrapartida, o clipe possui um naipe de cartas, feito em diamante laqueado vermelho. Também é válido ressaltar que o instrumento de escrita é complementado por uma pena em ouro nobre 18K, desenvolvida e decorada à mão.
2. Caneta Great Characters Enzo Ferrari
Em 2021, a Montblanc decidiu prestar uma homenagem a Enzo Ferrari: piloto de corridas automobilísticas e fundador da Scuderia Ferrari. Com isso, nasceu esta belíssima caneta tinteiro de ponta média.
Desenvolvida em resina preciosa em tonalidade vermelha, a opção simboliza a paixão de Enzo pelo universo do automobilismo. Para tanto, a sua tampa é coroada com o emblema Montblanc embutido; enquanto a parte de trás apresenta um cavalo empinado, famoso símbolo dos carros originais Ferrari.
Por fim, não podemos deixar de mencionar a sua pena, feita à mão, em ouro maciço e com a gravação da imagem do volante “Ferrari 250 GTO”.
3. Caneta Meisterstuck Glacier Classique
O que acha de finalizar essa seleção de canetas de luxo com um modelo clássico? Para isso, apresentamos o modelo Meisterstück Glacier Classique, feito com resina branca preciosa e inspirada nas geleiras da imponente montanha Mont Blanc.
De qualidade ímpar, o artigo consegue refletir a qualidade típica da grife, além de refletir o estilo daqueles que possuem um espírito aventureiro.
Nela, podemos notar um instrumento de escrita que se destaca por contar com detalhes em metal, revestido com PVD azul e uma pena em ouro maciço, também feita artesanalmente. Um verdadeiro luxo!
Como vimos ao longo deste post, as canetas de luxo são artigos únicos, extremamente valiosos e perfeitos para te acompanhar em diferentes momentos.
E você, gostou de entender mais a respeito do tema e se inspirar em alguns modelos icônicos? Então, aproveite para acessar o site da Bergerson e garantir a opção que melhor conversa com o seu perfil.