Os 4Cs do diamante: avaliando cor, pureza, lapidação e quilates

Toda pessoa apaixonada por joias já ouviu falar nos diamantes. Aliás, para garantir a legitimidade do material, existem alguns procedimentos básicos e muito adotados pelos especialistas no assunto, como os 4Cs do diamante. Já ouviu falar?

Ainda hoje, muitas mulheres sonham em ter essa gema preciosa em várias peças, sendo elas alianças, anéis de noivado ou, simplesmente, um brinco especial. E entender a razão de tamanho sucesso é fácil, já que tal elemento é extremamente belo e consegue refletir uma luz pra lá de intensa. 

A princípio, algumas pessoas podem acreditar que esse tema é complicado e requer conhecimento profundo no universo da joalheria. Porém, o assunto é bem mais simples do que parece e, inclusive, poderá te ajudar na hora de escolher um novo artigo para complementar o seu closet.

Pensando nisso, viemos até aqui explorar tudo a respeito dos 4Cs do diamante: o que é, como funciona e como esse método pode ser colocado em prática. É só continuar acompanhando a leitura e se atualizar. Vamos lá!

Afinal, quais são os 4Cs do diamante?

Afinal, quais são os 4Cs do diamante?

Vamos direto ao ponto. Quando o assunto são os 4Cs do diamante, estamos falando exclusivamente de um padrão de classificação desse material tão nobre e requintado.

Tal método foi desenvolvido pelo Gemological Institute of America (GIA) e, desde a sua criação, vem sendo adotado no mundo inteiro, pelas marcas mais renomadas do setor.

De modo geral, a técnica consiste em 4 características básicas que servem para avaliar o valor — e a legitimidade — da pedra. São elas:

  • Carat: traduzindo para o português, significa quilate. Ou seja, diz respeito ao peso do diamante;
  • Color: em português, quer dizer cor. Consequentemente, o termo está ligado ao tom do material;
  • Clarity: no português, diz respeito à pureza;
  • Cut: em português, quer dizer corte. Em outras palavras, o termo está ligado ao processo de lapidação da gema.

Ainda não entendeu como essas características podem ser utilizadas para avaliar a qualidade de um diamante? Nos próximos tópicos, exploramos cada uma delas. Espia só!

4Cs do diamante: quilate

Para começar, vamos falar a respeito do carat, ou seja, o quilate (ct) — uma unidade de medida conhecida internacionalmente.

De praxe, cada quilate equivale a 0,2 gramas e, em se tratando de um diamante, quanto mais quilates a pedra tiver, maior e mais rara ela será.

Já para avaliar esse número, é necessário que um especialista utilize um instrumento específico — uma espécie de balança de alta sensibilidade, popularmente chamada de “balança quilateria”.

Vale lembrar que o aparelho é calibrado de acordo com a região do globo em que será utilizado e, graças a esse tipo de cuidado, é possível obter a unidade de medida precisa do diamante.

4Cs do diamante: cor

Seguindo o nosso post sobre os 4Cs do diamante, vamos falar sobre a cor. Isso mesmo! Nessa etapa, a classificação serve para considerar o tom de cada pedra — que pode ser classificado entre D e Z.

Funciona da seguinte forma: os diamantes classificados entre D e F, os incolores, são considerados os mais valiosos do mercado. Já conforme a pedra for apresentando tonalidades amareladas, automaticamente, a sua classificação será inferior, bem como o seu preço.

A partir da letra Z, o diamante é posicionado em uma nova categoria — a fancy. Aqui, trata-se de pedras extremamente raras, que podem surgir em variadas cores. Entre elas, destacamos as versões rosadas, azuladas, esverdeadas e por aí em diante. Certamente, são opções lindíssimas e extremamente cobiçadas no mundo inteiro.

4Cs do diamante: pureza

Entre os 4Cs do diamante, encontramos o nível de pureza. Como você já deve imaginar, esse tipo de pedra deve apresentar um brilho único, capaz de encantar a todos. E para criar esse efeito, é preciso que o material conte com um alto nível de pureza.

E como isso pode ser avaliado? É simples: a partir do uso de uma lupa ou o famoso microscópio gemológico — com um aumento de 10x. A partir desses equipamentos, os especialistas conseguem identificar quanto um diamante é puro e, inclusive, se a gema apresenta manchas ou inclusões em sua parte interior.

Agora, um fato curioso. Da mesma maneira que ocorre com a cor, existe uma escala utilizada internacionalmente para determinar essa unidade de medida. Explicamos mais sobre ela:

  • FL/IF (Flawless/internally flawless): diz respeito ao diamante sem manchas ou inclusões. As pedras classificadas nessa categoria são as mais perfeitas e valiosas que existem;
  • VVS-1/VVS-2 (very very small inclusions): são diamantes que apresentam inclusões mínimas que podem não ser identificadas “a olho nu”;
  • VS-1/VS-2 (very small inclusions): trata-se das gemas com inclusões pequenas, que podem ser visualizadas com a ajuda de lentes de aumento ou de um microscópio. Fora isso, profissionais da área também conseguem identificar esses detalhes sem a ajuda de instrumentos;
  • SI-1/SI-2 (small inclusions): são diamantes com pequenas inclusões ou manchas, mas que podem ser identificadas com certa facilidade;
  • L1/L3 (imperfect): por fim, temos os diamantes que apresentam imperfeições. Na maioria das vezes, tais características também comprometem não somente o visual, como também, a estrutura, a cor e, inclusive, o brilho do material. Em outras palavras, são detalhes facilmente notados por qualquer um.

4Cs do diamante: corte

Por fim, e não menos importante, temos o último “C” do diamante: o corte. Ao contrário do que se imagina, o termo não tem relação com o formato da pedra, mas sim, à sua qualidade de lapidação.

Basicamente, o processo de lapidar uma gema deve seguir dois parâmetros importantíssimos. O primeiro deles é a proporção: que remete aos ângulos e à altura da pedra. O segundo, por sua vez, é o acabamento, que é pautado pelo polimento e o seu grau de simetria.

Dito isso, podemos dizer que, quanto mais bem feita for a lapidação, melhor será o seu retorno de luz e, como resultado, o seu valor de mercado também será mais alto.

Os 4Cs do diamante: avaliando cor, pureza, lapidação e quilates

Viu só? Como conseguimos notar, os 4Cs do diamante são essenciais para que tanto as marcas, quanto os próprios consumidores, consigam identificar os melhores materiais na hora de realizar uma compra. 

E após mergulhar a fundo no tema, aproveite o momento para explorar o site da Bergerson. Lá, você encontrará joias belíssimas, confeccionadas a partir de alta tecnologia, qualidade e muito cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *