Desde 2020, vários setores vêm sofrendo mudanças significativas. Isso porque, após um longo período em isolamento social, a fim de evitar a disseminação da Covid-19, boa parte das pessoas precisou realizar ajustes em seus hábitos e rotinas. Assim, os viajantes de plantão também se viram no dever de “recalcular as suas rotas” e traçar novos planos de viagem — dando origem ao que chamamos de turismo de isolamento.
Considerada uma forte tendência, tanto no Brasil, quanto no mundo, essa proposta surgiu para que as pessoas pudessem curtir excelentes momentos em locais mais afastados, como no campo ou no litoral, evitando aglomerações e garantindo muito mais tranquilidade.
E, mesmo após a vacinação e o controle da pandemia, tal conceito continua firme e forte, sendo a saída perfeita para quem gosta de conhecer destinos remotos e mais próximos da natureza.
Dito isso, o que acha de saber mais sobre essa novidade e, quem sabe, planejar a sua próxima aventura? Neste post, te convidamos a mergulhar de cabeça no assunto e conferir algumas dicas exclusivas para viver histórias marcantes. Vem com a gente!
Entenda o conceito de turismo de isolamento
Vamos abrir o jogo? Quando falamos a respeito das tradicionais viagens, automaticamente, lembramos das grandes cidades ao redor do mundo que são conhecidas por abrigar milhões de turistas todos os anos. Nova Iorque, Londres e Paris são ótimos exemplos. Nessas regiões, não faltam opções de centros comerciais, restaurantes para todos os gostos, livrarias, parques e, claro, muitas pessoas caminhando pelas ruas.
No entanto, com o surgimento da Covid-19, veio também uma nova proposta para os apaixonados por viagens: em vez de visitar as metrópoles mundiais, que tal explorar um destino remoto, longe do agito?
Esse é o turismo de isolamento, que propõe aos viajantes alugar casas, apartamentos ou chalés para aproveitar bons — e intimistas — momentos ao lado de amigos e familiares. A ideia é que a aventura seja feita por um seleto grupo de pessoas, para que a diversão seja garantida mesmo em um local distante.
Aqui, vale lembrar que conhecer museus, pontos turísticos ou, até mesmo, fazer as clássicas “comprinhas” não deve ser o foco dessa experiência. Mas sim, usufruir do espaço, perto da natureza, para descansar a mente, relaxar e estar ao lado de quem realmente importa.
Dicas rápidas para praticar o turismo de isolamento
Se interessou pelo turismo de isolamento e deseja saber como colocar essa proposta em ação? É bem fácil. A seguir, listamos algumas dicas básicas — mas extremamente eficientes — que podem facilitar o seu planejamento.
- Cuide dos detalhes: quem está começando no universo do turismo de isolamento deve ficar de olho na distância do percurso. Para ter mais praticidade e garantir uma experiência prazerosa, a sugestão é escolher destinos próximos de seu estado ou cidade, evitando assim, o desgaste físico e as inúmeras paradas ao longo do caminho;
- Prefira viajar de carro: com essa modalidade, há a opção de minimizar o contato com as outras pessoas e fugir das enormes filas que podem ser encontradas nas rodoviárias e aeroportos. Caso não tenha veículo próprio, considere investir em um serviço de locação;
- De olho nas refeições: por serem afastados, os destinos escolhidos por quem pratica o turismo de isolamento costumam não contar com restaurantes ou lanchonetes. Por esse motivo, o ideal é que os viajantes levem as suas próprias refeições para o local, priorizando um cardápio variado e, preferencialmente, saudável.
3 hospedagens incríveis para conhecer no Brasil
Para te inspirar — e motivar — a abraçar o conceito do turismo de isolamento, selecionamos algumas hospedagens espetaculares. Dê uma olhada na curadoria do time Bergerson e escolha a sua favorita.
1. Casa com Vista Panorâmica em Santa Catarina
Localizada no bairro Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, essa propriedade possui uma belíssima vista para o mar, assim como para montanhas encantadoras. Nela, os visitantes podem aproveitar uma piscina de borda infinita, que também acompanha um deck amplo e ideal para grupos seletos de familiares e amigos.
A vantagem? Todos os cômodos são bem espaçosos, integrados e oferecem o mesmo visual “de cinema”. Fora isso, a infraestrutura da residência não deixa a desejar: churrasqueira, fogão industrial, lareira, academia e espaço zen poderão ser 100% aproveitados pelos hóspedes. Vai ser difícil querer ir embora!
2. Design House em Paraty
Em busca de uma hospedagem super diferenciada? Vale conhecer esta opção, situada na cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. Inspirada na arquitetura da tribo Ashaninka, e erguida em uma floresta tropical, a construção possui uma cachoeira particular a pouco mais de 300 metros de distância.
E o melhor: toda a água do local é originária de uma nascente natural, mantendo a casa totalmente integrada com a natureza. Ao todo, são 200 mil metros quadrados de puro verde, em uma propriedade privada e repleta de segurança. Para isso, o espaço acomoda até seis pessoas, contando com suíte, dois banheiros, painéis solares e todos os eletrodomésticos necessários para uma verdadeira imersão.
3. Casa de Design Off-Grid em Catuçaba
Para finalizar o nosso post sobre turismo de isolamento, apresentamos mais um refúgio imperdível. Nesta opção, temos a primeira casa 100% sustentável construída no Brasil, com projeto assinado pelo arquiteto Marcio Kogan. Ali, toda a energia é alimentada pela luz solar, assim como, as águas tilizadas pelos moradores provêm das montanhas e o fogão funciona a gás.
São 6 hectares liberados para que os hóspedes observem os mais lindos pores-do-sol, realizem trilhas ou, simplesmente, aproveitem o lago para dar alguns mergulhos. Com total conforto, a moradia ainda possui uma sala de estar grande, quatro dormitórios, lareira e uma decoração impecável. Aprovada!
E então, com essas dicas especiais você gostou de descobrir mais sobre o turismo de isolamento? Esperamos que sim!
Caso queira continuar se aprofundando em outros temas ou, até mesmo, conferir novidades sobre o mundo da moda e da cultura, aproveite para seguir as nossas páginas no Facebook e no Instagram. Por lá, sempre compartilhamos dicas exclusivas e que, certamente, irão te ajudar a viver com muito mais prazer e bem-estar.
Até a próxima!