3 ecolodges surpreendentes para uma experiência fascinante

De uns tempos para cá, cada vez mais pessoas estão procurando soluções para ficarem mais próximas do meio ambiente. Especialmente após a pandemia, causada pela Covid-19, boa parte da população sentiu a necessidade de estar rodeada de verde, valorizando os sentimentos de tranquilidade e bem-estar. E, no mundo do turismo, isso não foi diferente.

Recentemente, os chamados ecolodges ganharam destaque junto ao público mais seleto, ainda mais por se tratar de verdadeiros recantos, onde é possível ter uma experiência sustentável completa. Porém, apesar de se tratar de uma tendência global, existem pessoas que ainda desconhecem o termo e os seus diferenciais.

Por isso, viemos te contar mais sobre o assunto e te deixar por dentro desses alojamentos únicos e pra lá de convidativos. Acompanhe o conteúdo e inspire-se a explorar novos ares.

Ecolodges: um convite à imersão na cultura e hospitalidade

Na hora de planejar uma viagem, cada pessoa tem o costume de priorizar certos requisitos. Algumas, por exemplo, preferem conhecer locais que estimulem as compras e o entretenimento. Outras, porém, preferem descansar plenamente, garantindo boas noites de sono, um café da manhã caprichado e muito, mas muito sossego mesmo.

Para estas últimas, os ecolodges são excelentes soluções. Apesar de, aparentemente, esses locais serem simples, existe muito conforto e bem-estar em cada opção de alojamento por aí. Isso porque, tais acomodações são, de modo geral, desenvolvidas de modo que a construção não prejudique a natureza e, tampouco, o entorno da região.

ecolodges

A ideia, portanto, é que os ecolodges sejam instalados em áreas completamente isoladas, no coração da natureza, com a intenção de oferecer aos hóspedes uma conexão completa com o universo selvagem.

“O que difere um ecolodge de um hotel verde?” — esta é uma pergunta comum entre muitos turistas. Bem, diferentemente dos ecolodges, os hotéis verdes realizam práticas sustentáveis, porém, podem estar localizados em qualquer área e não exclusivamente imersos na natureza.

As características de um ecolodge

Para ser, de fato, considerada um ecolodge, é preciso que a construção cumpra alguns pré-requisitos. A seguir, listamos resumidamente os principais deles para você. Que tal anotá-los e tê-los no radar na hora de escolher o seu próximo destino? Veja só!

  • São acomodações que verdadeiramente se preocupam em adotar hábitos sustentáveis. E não só isso: tais instalações ainda buscam cuidar ao máximo do seu entorno, educando os hóspedes para preservarem a fauna e a flora de um jeito simples e acessível;
  • Normalmente, os ecolodges contam com decorações capazes de valorizar a cultura local, como é o caso dos elementos típicos dos povos indígenas ou dos aborígenes. Isso envolve desde detalhes, até elementos marcantes na composição de um espaço;
  • Essas instalações dão prioridade aos funcionários que habitam a região. Cuidado este, excelente para estimular a economia local, valorizando a sua mão de obra. Em paralelo, a construção ainda se responsabiliza em trabalhar em conjunto com toda a comunidade da região, desenvolvendo ações especiais e envolvendo a população em seus planejamentos;
  • Para ser considerado um ecolodge também há a necessidade de contar com soluções verdes em suas práticas diárias. O que isso significa? Que as acomodações devem ter painéis solares, iluminação feita com lâmpadas de LED; bem como, realizar a reciclagem de materiais, reaproveitamento de resíduos orgânicos, além do cultivo de boa parte de seus alimentos;
  • Ao falarmos sobre os ecolodges, não podemos esquecer da necessidade de reduzir o consumo de plástico nesses alojamentos. Em vez de utilizar materiais descartáveis, é interessante que esses espaços priorizem o uso de mini shampoos, condicionadores e até sabonetes. Outra solução interessante é adotar o uso de produtos a granel em seus dormitórios.

3 ecolodges para uma experiência fascinante

Até aqui, já conhecemos o conceito dos ecolodges e, até mesmo, os seus diferenciais para o meio ambiente. Agora, porém, vem o momento de conferir algumas opções incríveis desse tipo de hospedagem e que podem ser facilmente encontradas no Brasil e em outros países — e que merecem a sua visita. Vamos lá?

1. Refúgio Ecológico Caiman (Brasil)

Nos últimos meses, o Pantanal ganhou destaque entre os brasileiros — especialmente após a estreia da clássica novela, que leva o mesmo nome da região, e foi gravada no coração do Mato Grosso do Sul.

Contudo, o que poucos sabem é que naquela mesma região, existe uma opção incrível de ecolodge para conhecer. Estamos falando do Refúgio Ecológico Caiman, que conta com um total de 53 mil hectares, composto por duas pousadas, uma bela estância e um projeto que visa à preservação da natureza local.

ecolodges

As pousadas, conhecidas como Baiazinha e Cordilheira, possuem suítes extremamente confortáveis e, de quebra, oferecem aos hóspedes uma série de atividades no dia a dia para que seja possível conhecer a fundo as riquezas presentes no Brasil. Entre elas, destacam-se os passeios de canoa, a cavalo e as caminhadas mata adentro.

2. Whitepod Eco Resort (Suíça)

Para quem pretende visitar a Suíça, temos uma ótima notícia: o país também abriga excelentes alternativas de ecolodges. Uma delas é o Whitepod Eco Resort — uma hospedagem situada nos Alpes Suíços, composta por suítes em formatos de iglus, extremamente confortáveis e convidativas.

ecolodges

Ao se hospedar lá, você terá a possibilidade de desfrutar de uma vista fantástica, composta por montanhas nevadas, além de lagos extremamente azuis. Simplesmente imperdível!

3. Phinda Private Game Reserve (África do Sul)

Certamente, não podemos falar de excelentes opções de ecolodges sem citar a África do Sul. Considerada um dos principais destinos para fazer turismo ecológico, a região é rodeada de reservas naturais e uma riquíssima cultura local. Aliás, uma das alternativas que merecem ser conhecidas é o Phinda Private Game Reserve.

ecolodges

Localizado dentro da própria reserva ecológica de Phinda, em KwaZulu-Natal, o espaço é considerado um lodge luxuoso, indicado para a realização de safáris. Assim que se hospedar por lá, você poderá se deparar com inúmeros animais que habitam a África, como é o caso dos leopardos, leões, rinocerontes e elefantes. Ao todo, ainda existem mais de 400 espécies de diferentes aves que encantam os turistas de todo o mundo.

E então, com essas informações você conseguiu entender o que são e quais os diferenciais dos ecolodges? Sem dúvida, após mergulhar de cabeça no assunto, fica difícil não sentir vontade de conhecer cada um desses cantinhos tão charmosos e culturalmente ricos.

Caso tenha se interessado pelo assunto e queira continuar acompanhando outros posts como esse, aproveite o momento e acesse agora mesmo as nossas páginas no Facebook e Instagram.

Lá, compartilhamos desde dicas de viagem e lifestyle, até informações altamente relevantes sobre o que há de melhor no mundo da moda. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *