Brilho e luminosidade nos desfiles internacionais apontam esperança

Vivemos um momento histórico. Quarentena, isolamento social e outras mudanças não planejadas impactaram a vida de todos. Apesar dessa obscurecência, para manter nosso equilíbrio e nos prepararmos para o pós-pandemia, é preciso também um olhar esperançoso para o futuro. É sob esse prisma que os desfiles internacionais de moda inverno trouxeram uma tendência: o uso de brilhos e luminosidade.  

Esses elementos nos remetem a sentimentos positivos e a festejos. É por isso que o pós-pandemia, pode ser marcado pelo renascimento da opulência, representada por muito brilho em tecidos, pedrarias e acessórios. 

Afinal, esperança não é baseada em cometimentos. Ela nasce de um desejo natural e profundamente humano por tempos melhores e com mais felicidade, compartilhamento e claro, por mais luz. 

Do couro envernizado aos tecidos acetinados, o brilho foi um dos grandes protagonistas nas passarelas de desfiles internacionais nas semanas de moda em Londres, Milão e Paris. 

Que tal compreender melhor essa tendência vista nas passarelas dos desfiles internacionais de moda de inverno? É sobre isso que falaremos a seguir. 

Brilho: associações positivas projetadas na moda 

Quando olhamos para um céu bonito e iluminado pelo brilho das estrelas, comumente projetamos nosso futuro e nossas aspirações. Esse tipo de associação foi maximizada nos desfiles internacionais de moda inverno, que ocorreram principalmente no mês de março deste ano. 

O brilho também é associado ao que é preciso, como os diamantes, remetendo a uma valorização do nosso poder de expressão, de compartilhar bons momentos com quem amamos, à socialização e à diversão – atividades que, com a pandemia, passaram a ser vistas como ainda mais valiosas. 

Para compreendermos o poder dessas associações, podemos consultar até mesmo a ciência. Por exemplo, por meio de experimentos, como os realizados por Vanessa Patrick e seus colaboradores da Universidade de Ghent, na Bélgica.

Neste estudo, foi levantada a hipótese de que nossa atração pelo brilho é motivada pelo desejo de sobrevivência, sendo algo nato nas pessoas que percebem os itens brilhantes como desejáveis e positivos.

E essa explicação, tem tudo a ver com nosso momento atual e desejos para o futuro! 

O que mostraram os desfiles internacionais sobre o uso de brilho e luminosidade 

Uma série de designers e marcas escolheram mostrar essa faceta de esperança em dias melhores em seus desfiles.

No geral, espere mais ousadia na forma de cores e texturas brilhantes e experimentais. Pode estar por trás desta tendência, uma compensação pelos visuais mais minimalistas e confortáveis na pandemia.  

Com isso, deveremos ver um estilo maximalista no pós-pandemia, trazendo um olhar de certa positividade e confiança, além de liberdade para expressar a personalidade, sem as restrições características vivenciadas na pandemia. 

Esta tendência também está associada a festas, a uma vida social mais intensa e uma rotina de mais otimismo. 

Ela traz muita versatilidade: as marcas exploraram brilho e luminosidade de formas e em peças, combinando diferentes texturas, estilos e cores. 

Também remete à nostalgia de dias melhores, sendo combinada com uma aura dos anos 70/80, que representaram um marco para o uso de brilho na alta costura. 

A seguir, veja, como grandes casas de moda traduziram essas premissas nos desfiles internacionais de moda de inverno: 

Prada

Nesta coleção com co-direção criativa de Miuccia e Raf Simons, o brilho e a luminosidade se destacaram na forma de muitas lantejoulas, especialmente em casacos, saias e em botas.  

Em sua página virtual, a marca destacou o brilho como sinônimo de desejo de experimentar os sentidos sem hesitar e de empolgação para o futuro. 

Miu Miu 

miu miu

Subsidiária mais ousada da Prada, a Miu Miu trouxe muito brilho em peças desenvolvidas com tecidos plastificados, vestidos com pedrarias e acessórios repletos de componentes refletivos. 

Chanel 

Nos desfiles internacionais de inverno, a Chanel esbanjou charme e brilho em vestidos de paetês e muitas peças com bordados com pedrarias, além de acessórios com strass.  

Valentino 

valentino

Diferentemente de muitas das casas de moda, a Valentino usou o brilho de modo mais pontual, porém, marcante. 

A coleção da Valentino apresentou muitas peças em preto e branco e somente dois looks com a presença de dourado, que criaram verdadeiros pontos de luz e brilho deslumbrantes em meio à monocromia.  

Versace 

versace

Essa casa de moda tem no brilho parte de sua identidade. As peças com caimento que remetia a metais dourados e prateados derretidos sobre a silhueta das modelos estão entre os clássicos distintivos dessa marca. 

A Versace apresentou uma profusão de peças com brilho e cores marcantes, remetendo a valores como força e autoconfiança, essenciais para construirmos dias melhores, mais coloridos e iluminados. 

A moda sempre teve um caráter inspiracional e um olhar voltado ao futuro. E isso inclui não apenas tendências sobre o que vestir nas próximas estações, como também, os valores, comportamentos e sentimentos. 

O que os desfiles internacionais mostraram é que, após esse período difícil, restritivo e tenso podemos – e merecemos – desfrutar de um novo momento de esperança em dias melhores, cujos brilhos das peças refletem nossos desejos de um futuro também mais radiante, vívido e luminoso. 

Cada marca traduziu à sua maneira, preservando a identidade de cada casa de moda e de forma versátil, permitindo que se adote a tendência desde em pequenos acessórios primorosos até em looks completos e impactantes. 

Nos desfiles internacionais, ficou claro que mais do que vestir nosso corpo, o brilho ajudará a renovar nossa alma. e projetar esse novo ânimo em uma forma de expressão marcada pelo otimismo de que a vida voltará, sim, a ser reluzente e permeada por momentos de luz e otimismo. 

Para saber mais sobre o universo da moda e suas últimas tendências, continue acompanhando os posts em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *