A arte pode unir e dividir. Inspirar e mudar. Emocionar e chocar. Ela nos ensina que fazemos parte de algo muito maior do que nós mesmos. E ela pode ser encontrada em todos os lugares, inclusive, em galerias de arte fora do circuito.
Embora você possa não ter ouvido falar sobre alguns desses lugares, as suas obras representam nomes relevantes, talentos locais e emergentes, bem como perspectivas únicas e que podem ser aquelas que mais vão tocar você.
Então, que tal descobrir alguns exemplos? A seguir, adentre mais no instigante universo das galerias de arte brasileiras fora do circuito.
Por que visitar galerias de arte fora do circuito?
Um estudo do Arts Council England demonstrou que visitar galerias de arte exerce um impacto positivo sobre como nos sentimos. Ter contato com novos olhares, técnicas e descobrir uma cena vibrante de arte contemporânea e novos talentos emergentes pode ser algo realmente empolgante.
Quando você compra obras assim, elas geralmente vêm com uma história. Por vezes, você pode conhecer o artista, ouvir a história por trás da criação da obra e obter uma melhor compreensão das atitudes e sentimentos do artista em relação à peça.
Você pode se familiarizar com os artistas e seus trabalhos antes que se tornem famosos ou, mesmo, enquanto eles estão crescendo em popularidade e preço, ajudando a descobrir e a criar tendências.
Há muitas joias escondidas quando o assunto é arte, e quanto mais adentramos em espaços menos usuais podemos, também, ampliar mais nosso olhar sobre as diversas nuances e inspirações de artistas de nossa era especialmente.
Além disso, essa é uma boa oportunidade de encontrar peças originais para a sua coleção ou para criar uma decoração mais personalizada e única para a sua casa.
Galerias de arte fora do circuito para você conhecer e explorar novos tesouros
O ecossistema da arte é dinâmico, versátil e vibrante. Novos espaços aparecem e se renovam constantemente.
A seguir, conheça algumas galerias de arte em endereços menos usuais e que prometem uma experiência nova e a descoberta de peças únicas.
1 – Amparo 60
Há mais de 15 anos de portas abertas, esta galeria representa nomes como Vanderlei Lopes, Delson Uchôa e Lourival Cuquinha, atuando como uma vitrine da produção de arte em Recife/PE, embora também reúna artistas de outras localidades.
2 – Casa Albuquerque
Em Brasília, a arte também é pulsante e pode ser vista em galerias de arte como a Casa Albuquerque, no Lago Sul.
O local é administrado pela galerista Celma Albuquerque, que soma mais de 30 anos de experiência, e por seus filhos. A proposta da galeria é conectar a cena artística mineira com a brasiliense.
3 – Coletivo Amor De Madre
Situada no Jardim Paulista, une prática artística com design, sendo uma das galerias de arte independentes que florescem em meio à selva de pedra. Oferece aos visitantes uma nova perspectiva sobre os elementos prosaicos que ocupam os seus espaços de convivência.
O próprio espaço da galeria permite uma experiência incomum, combinando a estética de uma loja de móveis escandinava com um parque infantil para criar um efeito desconcertante.
4 – Galeria de Arte Mamute
Localizada em Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, a Galeria de Arte Mamute representa especialmente artistas da região. Em seu local, ocorrem também diversos eventos e projetos focados no pensamento em artes visuais.
5 – Galeria Jaqueline Martins
Localizada na Vila Buarque, a galeria representa talentos contemporâneos e outros com uma carreira mais longeva.
Artistas como Ícaro Lira, Ricardo Basbaum, Daniel de Paula e Ana Mazzei estão entre os representados cujas obras podem ser encontradas no local.
6 – Galeria Murilo Castro
Na cena de arte mineira, há a Galeria Murilo Castro que, desde 2002, apresenta obras de arte contemporânea brasileira. Anna Bella Geiger e Brisa Noronha estão entre os artistas representados pela galeria.
7 – Galeria+Arte
Situada em Londrina/PR, a galeria tem curadoria embasada tanto em artistas consolidados quanto em novos talentos. Conta com exposições permanentes e temporárias e peças exclusivas.
8 – OMA Galeria
Situada no centro de São Bernardo do Campo, a galeria tem menos de uma década, mas já chama a atenção por sua proposta e por seu foco em artistas renomados ou em processo de consolidação.
9 – Overground Art Studio Gallery
Não muito longe da Pinacoteca de São Paulo, a galeria Overground apresenta novos artistas ousados e veteranos criativos e reconhecidos em suas expertises.
Esta galeria irá proporcionar uma experiência interessante especialmente para quem busca uma arte com linguagem underground e vanguardista.
10 – SIM Galeria
No circuito artístico do Paraná, surgiu a SIM Galeria que, recentemente, abriu o seu endereço em São Paulo. É possível visitar tanto exposições individuais quanto coletivas na galeria e, entre os artistas representados por ela, estão Rodrigo Andrade, Rafael Alonso e Marcelo Moscheta.
11 – Roberto Alban Galeria
Entre as galerias de arte da Bahia, a Roberto Alban Galeria já soma quase trinta anos de existência, recebendo em sua ampla sede artistas consolidados nos anos 1970 e 1980, além de talentos mais contemporâneos.
O seu portfólio de nomes representados conta com artistas como Almandrade, Antonio Lee, Elisabeth Jobim e Maria Lynch.
A arte cria e conta histórias, inspira, conecta, questiona e emociona. Buscar novas oportunidades de se encantar com uma obra, em lugares menos usuais, pode ser uma experiência arrebatadora.
Também permitirá encontrar pérolas de brilho único, que não estão à vista de todos. Então, experimente também visitar e conhecer galerias de arte fora do circuito e permita-se expandir o seu olhar sobre a cena artística nacional.
Para mergulhar mais fundo no diversificado mercado de arte contemporânea, não deixe de ler também nosso artigo sobre NFTs e como eles estão ajudando a moldar o futuro da arte em um cenário cada vez mais digitalizado.