Joias de ouro: uma celebração da arte, cultura e feminilidade

O ouro é uma das matérias-primas mais apreciadas no mundo das joias. Seu uso no design é um dos mais diversos. Isso porque se trata de um metal possível de ser moldado em uma infinidade de formatos. E em joias de ouro como brincos, anéis, colares, correntes e piercings. 

Conhecido como um material que não sofre corrosão por ácidos e sais, o ouro preserva suas características desta forma. Além disso, ele é uma resposta natural à sua formosura e raridade. Por isso, se tornou um símbolo de realeza e glamour em quase todas as culturas que conseguiram obtê-lo.

Comprar joias de ouro, principalmente se for uma de 18K, significa além de exaltar a beleza de alguém, poder, graça e o próprio prazer em usá-las. Significa, ainda, um investimento seguro e inteligente. Afinal, estamos falando de um metal com garantia e de grande valor agregado.

É um sinal de privilégio em poder ter um prazer único As joias de ouro passam de geração para geração numa mesma família. E assinam trajetórias de bom gosto e de pessoas cheias de estilo próprio e muita personalidade.

A história do ouro e suas utilizações ao longo do tempo

A história do ouro começou com os egípcios e, portanto, pode-se dizer que é tão antiga quanto a civilização humana. Quem nunca ouviu falar na corrida do outro? 

Ninguém sabe exatamente quando o ser humano teve o primeiro contato com o ouro. Arqueólogos imaginam que por volta de 4 mil anos a.c., o metal já vinha sendo querido e trabalhado na Mesopotâmia. 

Tanto as técnicas para encontrá-lo, quanto os procedimentos de manufatura para transformá-lo em objetos de arte, moedas ou joias seguem sendo transmitidas de civilização para civilização. Seja pelos egípcios, astecas ou maias. Sempre celebrando a arte, a cultura e a feminilidade.

Na Idade Média, o ouro teve papel relevante entre aqueles alquimistas que queriam transformar qualquer metal em ouro. O que se sabe é que o tão precioso artigo pode ser encontrado na sua forma nativa em todo o globo terrestre. No entanto, os maiores produtores no mundo são:

  • África do Sul;
  • A ex-União Soviética;
  • Canadá;
  • Estados Unidos e;
  • Austrália. 

Vale lembrar que somente no final do Século 15, o ouro passou a ser monetizado, digamos assim. Hoje boa parte dos volumes do metal é absorvida no próprio país onde o metal mais precioso de todos é encontrado. Servindo para fazer moedas, reservas bancárias e, claro, ser transformado em joias de ouro almejadas por todas as pessoas de gosto requintado.

Aqui um dado interessante. As joalherias, segundo o World Gold Council de 2019, são responsáveis por cerca de 93 mil toneladas de ouro ou 47,0% da reserva mundial.

Conheça os vários tipos de ouro

Você sabia que o ouro é sempre misturado a outros metais? Sim, é um fato. Entre as misturas, entram a prata, o cobre, o zinco e o paládio. É isso que torna uma realidade a formação das ligas metálicas. Também é atribuída a elas características como grau de resistência, cor e brilho.

Ainda falando em propriedades do ouro, outro aspecto admirável é que por ser muito maleável e frágil, não se usa 100% do ouro de 24k na fabricação de joias. No Brasil e no mundo, o ouro 18K é o mais usado pela indústria joalheira. Aliás, esse é o padrão mais aceito pelo mercado. Dada sua dureza e qualidade impecável.

Esse padrão de qualidade, além de ser mundialmente aceito, está na certificação recebida na hora da compra. Exija sempre a sua. 

Observe que a unidade de medida quilate, representada pela letra K, surgiu para definir a quantidade de ouro presente em uma determinada liga metálica. Da seguinte forma:

  • Ouro 1000 ou ouro 24K: 100% de ouro Puro. Não possui liga;
  • Ouro 917 ou ouro 22K: 91,7 % de ouro Puro, 8,3% de liga;
  • Ouro 750 ou ouro 18K: 75% de ouro puro, 25% de liga;
  • Ouro 585 ou ouro 14K: 58,5% de ouro puro, 41,5% de liga;
  • Ouro 500 ou ouro 12K: 50% de ouro puro, 50% de liga;
  • Ouro 416 ou ouro 10K: 41,6% de ouro puro, 58,4% de liga.

Agora, confira as joias de ouro Bergerson que exalam feminilidade!

O anel em ouro e diamante, da coleção Flare Collection é aquela joia rara que toda mulher sonha ter um dia. Seu design arrojado valoriza a inspiração, a sensibilidade e a riqueza dos detalhes. Tornando a peça uma joia que, de tão exuberante, dispensa palavras, seja de quem presenteia ou de quem a recebe em forma de presente. 

joias em ouro

Prova de um processo criativo, delicado, elegante e extremamente profissional, a gargantilha em ouro com diamantes da coleção Deep Blue é apaixonante. A joia é resultado de uma pesquisa minuciosa, de uma criação ousada e, ao mesmo tempo, clássica. Cada detalhe seu foi cunhado por técnicas milenares garantidas pela ourivesaria da Bergerson Joias.

O par de brincos em ouro, ouro branco com diamantes é mais uma criação encantada da coleção Metamorphosis. Seu belo design representa movimentos alegres e delicados, formando um cenário repleto de vida. A joia foi inspirada na reclusão e transformação da borboleta. Quando a lagarta prepara seu casulo para encarar as mudanças que estão por vir até se libertarem e voarem livremente.

joias em ouro

Dê uma olhada nesta pulseira em ouro, esmeralda, diamantes e diamantes chocolate da coleção Wild Spirit. Não é a joia ideal para quem tem espírito livre e segue as suas próprias premissas? A peça inspira novas aventuras e motivação para as mulheres escolherem seu próprio caminho. Unindo tradição e modernidade, a pedra esmeralda lembra a todas e a cada uma delas que a vida é uma só. E deve ser aproveitada a cada segundo!

Visite o e-commerce da Bergerson Joias e escolha a preciosidade que tem maior poder para exalar a sua feminilidade ou a de quem você ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *