Imagine uma cidade que deu vida aos grandes nomes da música clássica, como Mozart, Beethoven e Strauss. Esta é Viena — a charmosa e encantadora capital da Áustria. Repleta de música de qualidade, muita arte e um vasto polo comercial, a região vem, a cada ano, atraindo mais turistas do mundo inteiro.
Para isso, preparamos um conteúdo exclusivo com todos os detalhes sobre o roteiro de Viena e as suas principais atrações e curiosidades. Acompanhe e comece a se planejar desde já!
Aprofunde-se na história de Viena
Situada às margens do rio Danúbio, a capital da Áustria é um dos destinos imperdíveis para quem pretende viajar para a Europa.
Mas, quando olhamos para a sua história, a cidade também possui muitas curiosidades. Ao que tudo indica, os primeiros povos a habitarem a região foram os celtas, no Século V a.C. De todo modo, o local começou a ganhar notoriedade durante a Dinastia Babenberg, quando as pessoas se viram atraídas pela cidade, especialmente devido à sua privilegiada localização, na rota do rio Danúbio. Já por volta do ano 881, Viena apresentou um papel importantíssimo nas famosas Guerras das Cruzadas.
Em 1237, por sua vez, ela foi declarada como uma “Cidade Imperial”. Tempos mais tarde, em 1246, Frederico II reconheceu a localização como um “Reino Hereditário”. Assim, após a sua morte, os seus familiares se extinguiram, dando lugar a Rodolfo de Habsburgo que passou a disputar o trono.
A partir daí, uma nova dinastia foi instaurada, durando até 1918. Nessa época, aliás, foram erguidas as mais importantes — e notórias — construções da cidade, bem como o nascimento do Império Austro-Húngaro. Entretanto, após a Guerra Fria, foi criada a República da Áustria, tendo Viena como sua capital.
A Viena dos dias atuais
Hoje, o destino é sede de diversos congressos internacionais renomados, bem como de organismos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Inclusive, além de ser conhecida como a “Cidade da Música Clássica”, a região é profundamente encantadora, sendo escolhida diversas vezes como a que oferece melhor qualidade de vida aos seus moradores.
Fora isso, Viena é um local rodeado por parques famosos e deslumbrantes, que possuem excelente área verde, água límpida e espaços perfeitos para fazer um pit-stop após uma longa caminhada.
E quer saber o melhor? Os turistas conseguem conhecer — muito bem! — a região em poucos dias de viagem. Você só precisa caprichar no roteiro de Viena para não deixar nenhum ponto turístico importante de fora da sua lista.
Roteiro de compras em Viena
Agora que você já se aprofundou na história da cidade, vem o momento de saber mais sobre o roteiro de Viena. A parte boa é que, como falamos, a região possui opções fantásticas para os viajantes que desejam fazer boas compras, enquanto se encantam pela beleza de seus pontos turísticos.
Um bom exemplo disso é a Mariahilfer Straße – a maior rua de comércio da região. Lá, você encontrará inúmeras lojas interessantes, além de shoppings recheados de marcas para todos os estilos.
Outra possibilidade é caminhar pelos mercados locais, como o Naschmarkt, que dispõe de pratos de qualidade, assim como alimentos frescos, queijos, doces e especiarias.
Agora, se você gosta mesmo é de garimpar verdadeiros tesouros, é bacana visitar as lojas de antiguidades espalhadas pela cidade. Nelas, é possível encontrar desde livros raros, até pinturas, porcelanas, moedas para colecionadores e roupas de segunda mão, que carregam um estilo vintage e superoriginal. Em geral, essas lojas estão localizadas no centro histórico de Viena, entre as ruas do 6º, do 7º e do 8º distritos.
Arte em Viena
Não se engane: o roteiro de Viena ainda conta com mais algumas surpresas para os turistas. Isso porque, o destino também é uma excelente pedida para os viajantes apaixonados por artes. Uma vez lá, você terá acesso a uma rica e variada cena cultural, abrangendo tanto a história, quanto a inovação.
Para uma imersão profunda nesse universo, uma ótima dica é conhecer a Ópera Estatal de Viena – uma das casas de ópera mais renomadas do mundo. Nela, você encontrará uma arquitetura deslumbrante, assim como uma programação completa, abrangendo tanto as óperas clássicas, quanto peças contemporâneas.
Em contrapartida, outra sugestão interessante é o Belvedere — uma espécie de complexo, formado por palácios, que abriga um vasto acervo da arte austríaca. Como destaque, mencionamos o notório quadro “O Beijo”, do pintor Gustav Klimt.
Seguindo com o nosso roteiro de Viena, outra parada obrigatória é a Gemäldegalerie, da Academia de Belas Artes. Imponente e envolvente, o espaço conta com obras-primas icônicas, como as produzidas por artistas como Vermeer e Rembrandt.
E dentro da mesma proposta, há o Museu Albertina. Um dos mais cobiçados do Leste Europeu, o local possui um acervo com obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, assim como outros nomes que ajudaram a construir a história da arte ao longo dos séculos.
O segredo é traçar os melhores pontos turísticos e marcar presença nos locais que realmente conversam com as suas preferências. Não tem erro!
E então, gostou de saber mais sobre o roteiro de Viena e as principais curiosidades sobre essa cidade tão encantadora? Esperamos que sim!
Agora, aproveite o momento para compartilhar este conteúdo com os seus contatos para ajudá-los a se atualizarem sobre o tema. Quem sabe, alguma amiga não se anima e te acompanha na sua próxima viagem? Até a próxima!