Temporada de esqui: rotas fora do óbvio na América do Sul no inverno

Quer usufruir de uma experiência completa e inesquecível? Alguns destinos na América do Sul são a melhor opção para quem quer aproveitar a temporada de esqui de 2023. Com paisagens deslumbrantes e ótima infraestrutura, há rotas fora do óbvio que vão muito além de Bariloche, a mais tradicional. Confira e “bora” fazer as reservas!

Com pistas desafiadoras em meio a montanhas cobertas pela neve banquinha e gélida, os passeios podem ser feitos também de teleféricos. O visual, neste caso, é de tirar o fôlego. Sem contar que você pode dedicar parte do seu tempo aos centros de spa e aproveitando as delícias dos restaurantes de alto padrão.

temporada de esqui

Escolha uma das luxuosas acomodações oferecidas e faça da sua temporada de esqui em Monte Chacaltaya, Ushuaia, La Parva ou Las Leñas uma viagem surpreendente. E capaz de aquecer o coração, apesar das baixas temperaturas.

Os resorts de esqui da América do Sul não deixam muito a desejar às estações de esqui da Europa. Aliam aventura, conforto, diversidade de gastronomia e comodidade. Agradando os mais variados estilos de praticantes deste esporte de inverno e também amantes do turismo

Temporada de esqui: 4 rotas fora do óbvio na América do Sul

temporada de esqui

1. Monte Chacaltaya: paisagens maravilhosas numa incrível altitude

O Monte Chacaltaya fica na Bolívia. Tem atraído diversos turistas devido à sua altitude: cerca de 5.400 metros. Esta opção para sua temporada de esqui fica a 40 km da capital do País, La Paz.

Integra a viagem, um tour que vai até uma estação de esqui desativada. O fator inesperado é que o nevado Chacaltaya – considerado o mais alto -, foi desativado como complexo de esqui no início dos anos 2000. Em razão da diminuição do volume de neve, uma das consequências das mudanças climáticas.

Depois da primeira etapa da jornada, existe uma trilha curta de cerca de 500 metros. A caminhada leva ao pico da montanha. A vista que se tem a partir dali para a Cordilheira dos Andes compensa. Também é possível visualizar e garantir fotos lindas do Pico do nevado Huayna Potosíe e das cidades bolivianas El Alto e La Paz.

Não hesite em levar muita roupa quente. Para esquiar, claro, e para os demais passeios. Afinal, trata-se de uma localização onde sempre é frio. Se der sorte e a umidade permitir, pode nevar em vários períodos do ano. Lógico que a probabilidade maior de isso ocorrer na região é no inverno, principalmente de junho a julho.

Porém, acredite: no Monte Chacaltaya, por causa das baixas temperaturas frequentes durante todo o ano, pode haver neve inclusive no Verão, ou seja, de dezembro a março.

Lembre-se que este é um passeio que dura de cinco e seis horas. Contratando uma das agências de turismo disponíveis para os turistas, você paga o pacote completo de atividade, que inclui transporte, guia bilíngue e eventuais ingressos.

2. Ushuaia: neve na cidade do fim do mundo

A neve é a grande atração de Ushuaia. Além das estações de esqui, há outros passeios pra serem realizados na cidade do fim do mundo, como também é conhecida. As paisagens naturais, principalmente as que permitem a contemplação de lobos-marinhos e pinguins, são generosas nesta região da Patagônia argentina, na América do Sul.

Os lagos congelados e as construções urbanas, campos e encostas das montanhas tingidas pelo branco da neve atraem viajantes de todas as partes do mundo. 

A temporada de neve se estende de junho ao início de outubro, período mais longo que abre um leque maior de possibilidade para você viajar e aproveitar a temporada de esqui. O Glaciar Martial é apenas um dos centros para esquiar na neve. Fica depois de uma trilha íngreme. Mas o pico pode ser alcançado via teleférico também. 

As vistas de Ushuaia e o Canal de Beagle são apaixonantes. Esta estação de esqui é pequena. Portanto, bastante recomendada para iniciantes. Ou para quem deseja simplesmente brincar na neve.

Já o Cerro Castor, como principal centro de esqui de Ushuaia, oferece mais de 30 pistas para esquiadores avançados. Tanto que há muitas equipes profissionais de esqui treinando por ali. Mas quem ainda está aprendendo a esquiar também têm espaço. Não deixe de conhecer, ainda, um dos oito restaurantes e bares que compõem a estrutura de Cerro Castor.

3. La Parva: vista dos Andes parece um sonho

La Parva fica no Chile e é tido como um resort diferenciado. Trata-se de uma vila de montanhas na Cordilheira dos Andes. Não há hotéis. E sim condomínios de apartamentos aconchegantes e charmosos. Você escolhe o tamanho já que há alternativas para casais e também para famílias maiores de até oito pessoas.

A região possui cinquenta pistas de esqui e snowboard dos mais diferentes níveis. Ou seja, atendem os craques e quem está começando no esporte. Na temporada de esqui há atrativos para todos os gostos. Vão desde as lindas vistas dos Andes, passando por caminhadas e excursões até as delícias gastronômicas.

Os três restaurantes de montanha têm cardápios variados com pratos regionais e internacionais. Mas você também pode saborear fartas porções e sanduíches.

4. Las Leñas: mais conhecido e imperdível

Mesmo sendo um pouco óbvio, Las Leñas, um dos mais importantes centros de esqui e snowboard da Argentina, entrou na nossa lista. Na Cordilheira dos Andes, é considerada a região mais alta do país com topo a 3.430 metros de altitude. 

São 29 pistas de esqui bem próximas de Mendoza, o que abre a possibilidade de você visitar também o paraíso dos vinhos. Conhecer as vinícolas e degustar a bebida dos Deuses é um capítulo à parte durante as viagens, não é mesmo?

Outro motivo para Las Leñas estar nesta relação, é que se trata de um dos melhores resorts de esqui da América do Sul. O complexo oferece ótimos hotéis – entre eles, o Hotel Acuario, Hotel Aries & Spa e Hotel Scorpio -, cassino e diversos restaurantes conceituados.

Se você chegou até aqui, é porque gosta de viajar. Então, confira nosso artigo sobre 10 hotéis exóticos ao redor do globo para experiências inesquecíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *