Gemas preciosas

Gemas preciosas: conheça os encantos destas pedras magníficas

As gemas preciosas são uma substância, em sua maioria, natural e inorgânica. Por ser rara, bela e durável, é utilizada como adorno pessoal. De modo geral, as gemas costumam ser minerais. Por isso, os conceitos de gema e pedra preciosa andam lado a lado.

Você encontra gemas, também belas e importantes, cuja origem é orgânica — é o caso do marfim e da pérola. No caso deles, o correto é chamá-los de gemas, jamais pedras preciosas, pois não são pedras.

É interessante saber que existem diversas gemas e somente o Brasil produz mais de 90 tipos diferentes. Dentre elas, algumas são bem conhecidas: ametista, citrino, topázio e safira rosa.

Que tal fazer uma viagem pelos encantos das gemas?

O que define as pedras como gemas preciosas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão que estabelece os parâmetros que definem pedras como gemas preciosas. A regra é bem simples!

Segundo a ABNT, a pedra pode ser considerada gema preciosa quando ela suporta o processo de lapidação, para ser utilizada como adorno pessoal.

Aqui estão algumas gemas preciosas:

Peridoto

Pedra de coloração marcante, esverdeada, que faz parte do grupo das Olivinas. Seus tons vão do amarelo-esverdeado até próximo do esmeralda, passando pelo verde-claro e o verde-acastanhado.

O peridoto é muito conhecido entre as joalherias, pois é utilizado desde o Egito antigo. Trata-se de uma das gemas preciosas favoritas de Cleópatra, última governante ativa do Reino Ptolemaico do Egito.

Ametista

Conhecida por sua coloração arroxeada, a ametista é encontrada na cavidade de pedras vulcânicas. Essa gema preciosa pode atingir grandes dimensões.

Quem tem uma joia com ametista deve evitar expô-la muito tempo ao sol, pois pode desbotar. No entanto, a coloração original retorna quando esta passa por um tratamento com raio-X.

O Brasil é o maior produtor de ametista do mundo, sendo os estados do Rio Grande do Sul e da Bahia as principais origens.

Citrino

Já o citrino é outra das gemas preciosas encontradas no Brasil. Sua coloração transita entre castanho, marrom e amarelo-claro, mas pode chegar no alaranjado.

Além de ser utilizada na produção de joias, o citrino é uma das pedras favoritas dos esotéricos, pois é associada à felicidade. No entanto, vale ressaltar que há citrinos naturais e artificiais, estes feitos a partir de ametistas aquecidas no fogo.

Os citrinos são diferentes, destacam-se com facilidade. Muito elegantes, eles tornam os acessórios únicos.

Topázio

Uma das gemas mais tradicionais de nosso país, que é o maior produtor global, o topázio é conhecido por sua versatilidade. É possível encontrá-lo em colorações bem distintas, como laranja, marrom, salmão, vermelha, azul, amarela, rosa, branca ou incolor.

No caso do topázio azul, é possível encontrá-lo em diferentes tons. Os mais conhecidos são o topázio Sky (azul como um céu de brigadeiro), o topázio Swiss (coloração intermediária) e o Topázio London (o mais escuro deles).

Diamante

Gemas preciosas

O diamante é a gema preciosa de maior valor que se pode encontrar no mercado. A justificativa vem na extensa lista de aspectos que a diferencia das demais. Vamos citar alguns para você compreender.

O primeiro é que o diamante é composto de carbono puro, como a grafita. No entanto, difere-se na cor, brilho, dureza, densidade e, obviamente, no valor.

O diamante é transparente, quase sempre incolor ou com uma tonalidade clara. Do total, 99,9% são incolores ou possuem uma coloração levemente amarelada.

Alguns diamantes têm uma tonalidade mais escura, por isso são raríssimos. Nesse sentido, o valor está associado à definição de uma cor, que pode ser castanho, cinza, leitoso, preto, azul, verde, amarelo ou vermelho.

Outro aspecto é o seu brilho intenso, chamado de brilho adamantino. Por isso, os especialistas sabem diferenciar um diamante e outra pedra, como a zircônia.

Já sobre o grau de dureza, a substância principal do diamante é a mais dura que se conhece. Para defini-la, usa-se a escala de Mohs, que vai de 1 a 10. O diamante está exatamente na posição 10, sendo 150 vezes mais duro que um rubi ou uma safira, gemas preciosas que se encontram na posição 9.

Quando é necessário polir ou serrar um diamante, o joalheiro utiliza outra gema. Entretanto, mesmo sendo difícil de ser riscado, pode quebrar com facilidade.

Esmeralda

A esmeralda é uma variedade de berilo, porém, possui coloração verde em tom de médio a escuro. Para ser considerada esmeralda, a gema deve ter menos de 0,1% de óxido de cromo. Se não tiver, será apenas berilo verde.

Diferentemente de outra gema, a água-marinha, a esmeralda não é transparente e apresenta muitas fraturas e fissuras, que costumam ser preenchidas por impurezas. Se desejar uma esmeralda mais límpida, opte pelas menores.

Sobre a lapidação, a esmeralda recebe um tipo facetado próprio. Trata-se da lapidação esmeralda, cuja faceta maior (mesa) é retangular ou quadrada, com os seus cantos cortados.

Pérola

A mais importante e usada das gemas preciosas orgânicas é a pérola, produzida por moluscos e constituída de aragonita (92%), conchiolina (6%) e água (2%). Eles se depositam em camadas em torno de um núcleo.

A pérola é, geralmente, branca e esférica, mas pode ser encontrada em formato irregular (chamada de pérola-barroca). Sua coloração pode ser preta, amarelada, prateada, azulada, preta, cinza-alaranjada ou esverdeada.

Sobre o brilho da pérola, ele é tipicamente nacarado. Também é possível obter reflexos metálicos, desde que a pérola seja oriunda de água doce.

Ainda sobre o brilho, ele pode diminuir por causa de um processo de escamação que ocorre quando há contato excessivo com substâncias como suor, cosméticos e laquê.

A pérola é uma gema de baixa dureza, ao contrário do diamante. Portanto, é muito fácil de riscar, porém muito resistente a fraturas.

As gemas preciosas, como a pérola, o diamante e as demais que você viu neste artigo, não são chamadas assim à toa. Suas características as tornam únicas.

Se você gostou de conhecer melhor estas gemas, aproveite para continuar aprendendo sobre elas em outros conteúdos que estão na seção Joias da B Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *