quanto custa um diamante

Quanto custa um diamante? Entenda o processo de valoração desta pedra

Quanto custa um diamante? Você sabe o que deve ser avaliado ao comprar essa que é uma das gemas mais clássicas e cobiçadas, no universo da joalheria?  

Seja para presentear uma pessoa especial, comemorar uma data importante ou simplesmente realizar um desejo pessoal. Indiferente do motivo, é necessário conhecer as principais características de um diamante para fazer a escolha mais adequada. 

Acompanhe o conteúdo a seguir. Te auxiliaremos a compreender as diferenças de preço dessa gema preciosa. Veja também mais informações sobre sua raridade, beleza natural e diferentes categorias de lapidação. Vamos lá? 

O que é um diamante? 

Gema ou pedra preciosa é uma substância natural, inorgânica e mineral. Devido sua beleza, alta durabilidade e raridade, passa por processos de lapidação e polimento. Assim, ela compõe as mais estonteantes peças ornamentais. Algumas gemas são orgânicas, como as pérolas e o marfim, não sendo classificadas como pedras preciosas.

Determinar o quanto custa um diamante depende de muitas variáveis. Porém, é certo que se trata da pedra preciosa mais cara do mercado joalheiro.  

Diamantes são formados, basicamente, por um único elemento químico: o carbono. Para que essa gema se forme, os átomos de carbono precisam ser submetidos a altas pressões e temperaturas. 

Essas condições são encontradas a cerca de 160 km abaixo da superfície terrestre. Isso torna o diamante a substância natural mais dura, sob conhecimento humano. A palavra diamante deriva do grego adamas, que significa indestrutível. 

Os diamantes chegam à superfície terrestre através de movimentações de placas tectônicas e erupções vulcânicas. De acordo com estudos geológicos, os primeiros diamantes foram formados há 2,5 bilhões de anos. 

Para formar o diamante, os átomos de carbono também devem apresentar os mesmos tipos de ligação, em todas as direções (química geométrica). Caso contrário, é formado o mineral grafite. Este, é macio, maleável e um ótimo condutor elétrico, sendo largamente aplicado em eletrodos e baterias. 

Diamante: história e simbologia 

As jazidas brasileiras foram descobertas em 1700. Nessa época, o Brasil era o maior produtor mundial. Atualmente, considerando o valor de produção, os principais produtores são: Botswana, Rússia e África do Sul. 

A produção brasileira, atual, gira em torno de um milhão de quilates anuais, tendo como foco o estado de Mato Grosso. Mas praticamente todos os estados brasileiros produzem diamante. 

A empresa inglesa De Beers Consolited Mines controla, sozinha, 75% do mercado de diamantes. Para compreender quanto custa um diamante, é necessário tem em mente outros fatores. Por exemplo, que grande parte do preço é determinado pelo mercado de origem. 

Diamantes brutos, de até 5,6 quilates, podem apresentar valor de até US$2.900,00 por quilate. Diamantes lapidados, de até 5,99 quilates, podem apresentar preço de até US$62.795,00 por quilate. 

Devido à sua raridade, dureza e beleza, o diamante é considerado um símbolo da verdade, pureza e perfeição. É associado ao sol, devido ao seu encantador brilho colorido, proporcionado por técnicas milenares de lapidação. 

Por ser uma gema de alta durabilidade, o diamante é a pedra preciosa preferida dos casais, representando a estabilidade, fidelidade e constância da relação amorosa. 

O pintor renascentista, Sandro Bottecelli, ao pintar a cena de domínio da deusa romana Minerva (símbolo da sabedoria e das artes), sobre um centauro, adorna o seu vestido com diamantes. 

Assim, o diamante passa a representar, também, o poder de transformação feminino, a coragem, a liberdade e a proteção divina, próprios daqueles que deixam um legado positivo para o mundo. 

Quanto custa um diamante: diamante fancy e mercado de origem 

Cerca de apenas 30% de todo diamante produzido é apropriado para o uso em joias, mas são responsáveis por 80% do valor total, de venda e da produção. Os 70% restantes são empregados em produtos abrasivos e instrumentos de corte. 

Pelo menos 99,95% do diamante é composto por carbono e, em casos ainda mais raros, os 0,05% restante é preenchido por microminerais que conferem cor à gema, que passa a ser denominada diamante fancy (colorido). 

Todas essas características influenciam diretamente o quanto custa um diamante. Cerca de 1 a cada 10 mil diamantes corresponde a um fancy. Os mais raros são vermelhos, verdes, roxos, laranjas, rosas e azuis. 

O diamante mais caro da história da joalheria foi vendido por 71 milhões de dólares, em 2017. Trata-se do “The Pink Star”, um diamante rosa de 59,60 quilates que levou dois anos para ser lapidado, extraído da África. 

Quanto custa um diamante: características a serem consideradas 

quanto custa um diamante

Ao conversar com joalheiros e designers de joias sobre quanto custa um diamante, ou seja, sobre o processo de precificação, são considerados os famosos 4Cs: 

Cor (color)

A cor é referente à tonalidade natural dos diamantes incolores, sendo que tonalidades amareladas são as mais comuns na natureza. A cor é a segunda característica mais importante em um diamante. Há uma classificação de D a Z, sendo que os de categoria D, E e F são os mais incolores, raros e caros. 

Pureza (Clarity)

Determina o grau de raridade do diamante, visto que analisa características naturais da gema. O diamante é considerado puro, quando ampliado dez vezes (por uma lente específica) e mesmo assim não apresentar inclusões (impurezas internas) e/ou manchas (impurezas superficiais, externas). 

Quilate (Carat)

É sobre o peso do diamante e não necessariamente sobre o seu tamanho. Dois diamantes de mesmo peso podem apresentar tamanhos diferentes devido ao tipo de lapidação, por exemplo. Um quilate equivale a 0,20g, mas o peso sozinho não determina o real valor do diamante, sendo necessário avaliar as demais características. 

Lapidação (cut)

É a característica mais importante e determina como as facetas do diamante interagem com a luz. A simetria e proporção dos cortes, assim com o polimento das facetas, interferem no fenômeno físico de refração e reflexão da luz. Trata-se de um trabalho meticuloso e de grande precisão que, quando bem executado, permite brilho máximo à pedra preciosa. Curiosidade: brilhante é um tipo de lapidação de diamante. 

Essa classificação de qualidade (4Cs) é aceita mundialmente, tendo sido criada pelo Instituto de Gemologia da América (GIA), regulamentando o comércio de diamantes. 

Assim, para determinar quanto custa um diamante é necessário avaliar todas essas características em conjunto e não de forma separada. Joias são verdadeiras obras de arte, principalmente quanto contam a presença de diamantes raros.

Para saber mais curiosidades sobre o mundo das joias, acesse o nosso blog e leia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *