Dune traz a arquitetura futurista em meio à paisagem desértica

Não é preciso ser nenhum apaixonado por cinema para já ter ouvido falar a respeito do filme Dune. No Brasil, o longa chegou pelo nome Duna. 

Muito aguardado pelo público desde o lançamento do primeiro trailer, o longa se tornou uma febre. Seja por conta do roteiro, da atuação brilhante dos atores ou, até mesmo, devido à arquitetura presente nos cenários.

Isso porque o enredo consiste em um romance de ficção científica, extraído de um livro publicado ainda em 1965. Ele conta a vida humana durante os anos 20.000 em vários planetas.

Assim, se você gosta de design e arquitetura, este é um ótimo momento para entender os detalhes dessa produção. E, quem sabe, se inspirar em seus próximos projetos de interiores. Neste artigo, falamos mais a respeito da ambientação do filme e das suas particularidades. Vamos lá?

Dune: um pouco sobre a história do longa mais esperado de 2021

Após uma grande espera, finalmente, Dune chegou aos cinemas. Criado por Frank Herbert, renomado jornalista e escritor de ficção científica, o roteiro foi adaptado pelo consagrado diretor franco-canadense Denis Villeneuve.

Mas afinal, em que consiste essa história instigante? De modo geral, Dune mostra como é a vida em uma espécie de futuro intergalático.

No período retratado, a família Atreides sai de sua terra natal para cuidar de toda a gestão do chamado planeta Dune. Ao chegar ao local, eles percebem que a região é totalmente deserta. A falta de água é o principal agravante.

Assim, o comando da área é passado para o duque Leto Atreides, personagem que vive um relacionamento com Lady Jéssica, um tipo de maga.

O protagonista de toda a trama, porém, é o filho desse casal, o jovem Paul Atreides. Na região, a população acredita em várias lendas de que um messias chegaria para salvar aquela sociedade. E assim que a família Atreides chega em Dune, automaticamente, todos atribuem ao jovem Paul as características de um Salvador.

Basicamente, a obra tece diferentes reflexões a respeito da relação entre os seres humanos e o meio ambiente. Fora isso, há pontos interessantíssimos em que é possível analisar a temática religiosa por meio de variados pontos de vista.

Outras características de Dune

Também vale lembrar que o longa possui uma estrutura muito similar à de uma peça de teatro. Ao longo da trama, é possível acompanhar diálogos intensos e consistentes, capazes de deixar todo o cenário e a ambientação em segundo plano.

Em paralelo, este foi um roteiro de difícil adaptação, especialmente, pela linguagem utilizada na obra. No livro, há todo um glossário, em que o leitor precisa explorar para compreender cada fala e ação. Interessante!

Tudo o que você precisa saber sobre a arquitetura de Dune

Há tempos, muitos profissionais tentam imaginar qual será o futuro da arquitetura. Afinal, e como notamos ao longo da história, cada época é marcada por um estilo distinto. Seja como for, poucos foram aqueles que conseguiram imaginar algo parecido com o que o desenhista Patrice Vermette criou para os cenários do filme Dune.

Como falamos, a trama se passa nos anos 20.000, com cenas que ocorrem em diferentes planetas. A princípio, as pessoas acreditavam que toda a ambientação aconteceria com o apoio de efeitos especiais. No entanto, Denis Villeneuve instruiu a sua equipe a aproveitar, ao máximo, elementos físicos da natureza concreta.

Com isso em mente, os especialistas desenvolveram o cenário ricos e grandiosos em três planetas distintos. Entre eles: Caladan, o planeta natal de Paul Atreides, Duque Leto e Lady Jessica; Arrakis, uma residência no deserto de um povo chamado Fremen; e Giedi Prime, a casa do vilão Barão Harkonnen.

O processo de criação da arquitetura de Dune

Para obter um resultado repleto de detalhes, Vermette precisou mergulhar na obra. Lá, ele procurou pistas de como seria o estilo das residências, sempre com base nos espaços naturais de cada planeta.

Quer ver só um exemplo? Na cidade de Arrakeen, no planeta Arrakis, as construções possuem um visual extremamente angular. Assim, os ventos de até 750 km/h, como descritos no roteiro, podem pairar sobre essas construções. As casas também são feitas a partir de pedras grossas e, muitas vezes, contam com janelas e demais aberturas grandiosas para favorecer a entrada de iluminação natural.

A influência de diferentes estilos arquitetônicos

Fato curioso: no decorrer do projeto de Dune, inúmeros estilos arquitetônicos foram responsáveis por influenciar o visual das construções de Arrakeen. Entre eles, destacamos a estética dos bunkers — muito utilizados na Segunda Guerra Mundial.

Fora isso, outros elementos ajudaram a fazer com que a produção ganhasse mais personalidade, como foi o caso das pirâmides astecas e egípcias, os zigurates mesopotâmicos, o brutalismo e até a arquitetura brasileira. Juntos, todos esses detalhes foram capazes de fazer com que os cenários de Dune ganhassem um visual jamais visto.

Os detalhes das cenas externas

Muito além das construções, as cenas externas de Dune também precisaram de um cuidado extra ao longo da gravação. Para tanto, diferentes takes foram filmados em diversas regiões do mundo. Esse é o caso da Noruega, que foi a melhor escolha para retratar Caladan — o planeta de água.

Abu Dhabi, por sua vez, conseguiu garantir um céu límpido e incríveis dunas de areia para representar Arrakis. A produção ainda contou com a cidade de Wadi Rum, na Jordânia, para exibir uma paisagem rochosa e de areia virgem, gravando assim, cenas adicionais para o longa.

Desse modo, e após muita pesquisa, os produtores conseguiram um resultado único e que, ao que tudo indica, pode ser um prelúdio da arquitetura do futuro. Inspirador!

E então, gostou de conhecer as particularidades do filme Dune, bem como o seu enredo e como toda a arquitetura foi desenvolvida?

Agora que você já se aprofundou nos diferenciais do longa, não deixe de assistir à produção e, depois, contar para nós todas as suas impressões.

Já se quiser continuar acompanhando outros artigos como esse, siga agora mesmo as páginas da Bergerson no Facebook e Instagram. Nos encontramos por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *