4 lições de food styling a considerar ao montar uma mesa posta

Em época de redes sociais, quem nunca entrou no Instagram ou no Facebook e salivou ao se deparar com a fotografia de um prato refinado de comida? Muitas vezes, esse é o resultado de um bom food styling, também conhecido como “produção culinária”.

Ainda pouco conhecido no Brasil, esse conceito vem despontando não somente entre os empreendedores e donos de restaurantes, como também, entre anfitriões que adoram organizar sofisticadas recepções e deixar os seus convidados encantados.

Por essas e outras, decidimos dividir com você, amiga leitora, os detalhes dessa tendência que, ao que tudo indica, veio para ficar. Abaixo, descubra com a gente o que é food styling, as suas vantagens e, até mesmo, como servir as suas receitas da forma mais atraente possível. Vamos lá!

Os detalhes sobre o tal do food styling

Bem, para começar, vamos direto ao ponto. Food styling, conhecida como produção culinária, é a técnica de trabalhar a comida. Aqui, a ideia é fazer com que o prato se torne irresistível, seja em uma fotografia, em um vídeo ou, quem sabe, até em uma recepção especial.

Para tanto, porém, o responsável por tal preparo deve entender muito bem sobre gastronomia. E não só isso! Esse indivíduo também deverá compreender as características e limitações dos ingredientes, a fim de trabalhá-los da melhor forma.

Contudo, quando falamos a respeito do food styling, há quem acredite que esse trabalho limita-se à apresentação de um prato nas redes sociais. De jeito nenhum!

Para além desse pensamento, a tendência também busca contar uma história por meio da comida, valorizando a sua forma, o seu sabor, a sua textura e qualquer outro tipo de sensação que possa ser notada por quem pretende experimentá-la.

Por essas e outras, e de acordo com os especialistas, há quem diga que, para o food styling, não é preciso que a refeição seja, de fato, deliciosa. Mas sim, ela deve parecer saborosa. Obviamente, ao longo dessa atividade será preciso considerar uma série de fatores importantes e que ajudarão você a obter os melhores efeitos.

Os detalhes sobre o tal do food styling

Luz, câmera, ação: 4 lições para arrasar no food styling

O sonho de toda pessoa que adora recepcionar convidados em grande estilo é, certamente, fazer com que as pessoas “comam com os olhos” as refeições que são servidas à mesa. No entanto, como obter os melhores efeitos ao preparar os pratos? É o que te mostramos nos tópicos a seguir. Espia só!

Lição #1: invista na iluminação

Não há para onde fugir: se você está a fim de obter os melhores resultados com o food styling, será preciso usar e abusar da iluminação. Ao dominar o recurso da luz, especialmente a natural, será possível valorizar ao máximo o seu prato, destacando os seus melhores ângulos e transmitindo o máximo de suculência.

Portanto, mãos à obra! Seja na hora de fazer uma foto ou servir os convidados, considere abrir bem as janelas e permitir que a iluminação do sol entre no espaço.

Caso a ideia seja registrar esse momento, um truque muito utilizado pelos especialistas no assunto é realizar fotos ou vídeos logo pela manhã — período em que a luz é mais difusa e, consequentemente, gera cliques mais certeiros.

Lição #2: sempre priorize os melhores ingredientes

De nada adianta servir os seus convidados com um prato belíssimo se, no fim das contas, eles não sentem prazer em cada garfada. Para evitar que isso aconteça e, até mesmo, ter a certeza de que as suas fotos sairão impecáveis, considere utilizar os melhores produtos em suas receitas.

Aqui, estamos falando de produtos frescos e esteticamente bonitos, especialmente em se tratando dos naturais, como o manjericão, a salsinha, a cebolinha e demais elementos que servem para enfeitar um prato.

A sua vontade é transmitir a ideia de que a sua receita tem um toque caseiro e acolhedor? Diante disso, vale elaborar uma decoração com itens típicos da “casa da vovó”. Um tomate-cereja, uma canela-em-pau e um raminho de erva-doce cumprem muito bem essa proposta.

4 lições de food styling

Lição #3: não abra mão do azeite

Quem disse que o azeite serve somente para temperar e refogar os alimentos? Para se sair bem no food styling, tal ingrediente é indispensável, ainda mais porque ele garantirá que a sua refeição tenha um brilho extra e faça com que outras pessoas “salivem” de vontade.

O segredo, porém, é acertar na aplicação. Para as massas e carnes brancas, por exemplo, tente passar o azeite na superfície da comida com a ajuda de um pincel. Como resultado, essa técnica fará com que o alimento transmita a impressão de que “acabou de sair do forno”.

Para as carnes vermelhas, o truque é um pouco diferente: em vez do clássico azeite, utilize um pouco de molho shoyu ou teriyaki. Ambos são ótimos para adicionar um visual diferenciado ao corte, deixando-o superatrativo.

E mais!

É claro que não acabou por aí. Nessa fase, as saladas também merecem atenção especial, concorda? Se a sua vontade é tornar esses pratos igualmente interessantes, experimente borrifar um pouquinho de água em sua superfície. Ou então, colocar gelo na parte interior do recipiente, permitindo que as folhagens pareçam mais frescas por um longo tempo.

Lição #4: capriche no uso das louças

Para finalizar, não podemos ignorar o poder que as louças possuem em uma apresentação. Aliás, essa é uma das grandes lições do food styling — caprichar no décor dos pratos, obtendo mais riqueza e informação visual em sua produção.

Para uma mesa posta, clássica e discreta, o uso de louças em porcelana é a melhor saída. No entanto, existem vários outros materiais que ajudam a fazer com que a sua composição fuja do óbvio. Entre eles, estão os utensílios em madeira, cerâmica e metal. Escolha aquela versão que melhor valoriza os alimentos e se encaixa bem no seu estilo de recepção.

Viu só? Com essas sugestões, temos certeza de que o seu food styling será um sucesso! 

E agora que você já sabe tudo a respeito, aproveite para compartilhar o link do post nas redes sociais. Com certeza, os seus amigos também irão adorar se atualizar e preparar as melhores apresentações culinárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *