coquetéis clássicos

5 coquetéis clássicos, reimaginados aos novos tempos

Por aqui, já estamos nos preparando para a chegada do alto verão. Além de pensar em bons looks e acessórios para a estação, é sempre importante conferir algumas opções de coquetéis clássicos para enfrentar as temperaturas mais elevadas.

Seja durante uma recepção descolada ou, simplesmente, para relaxar sozinho, sempre existe um excelente drink para acompanhar. E, como dizem por aí, o tradicional nunca sai de moda. Assim, nada mais justo do que aprender quais são as bebidas mais cobiçadas de todos os tempos e, quem sabe, até adicionar a essas receitas um toque extra de contemporaneidade. Concorda?

Por essas e outras, vamos dividir com você, cara leitora, tudo a respeito dessas alternativas, além de dicas para deixar o seu coquetel ainda mais bonito e saboroso. É só acompanhar o artigo e se inspirar!

1. Coquetéis clássicos: Negroni

Para começar a nossa lista de coquetéis clássicos, não podemos deixar de citar o bom e velho Negroni. De origem italiana, essa bebida ganhou esse nome como uma forma de homenagear o conde Camillo Negroni.

Isso porque, por volta de 1919, esse nobre solicitou aos seus serviçais que acrescentassem uma “pitadinha” de gim em um drink típico americano — em vez de, simplesmente, utilizarem água com gás.

Como resultado, foi criado o popular Negroni, uma bebida de gosto marcante e levemente amargo. Nessa composição, além do gin, você encontrará vermute, campari, gelo e laranja. Existem também algumas releituras, com a possibilidade de adicionar manjericão fresco e até uísque. Incrível!

2. Cosmopolitan

Há quem acredite que o Cosmopolitan é um coquetel clássico nascido na década de 1990. No entanto, a sua criação é bem mais antiga e, ao que tudo indica, originária dos anos 1970, quando alguém decidiu criar um mix entre cranberry e vodka.

Para quem não sabe, o cranberry é uma fruta muito conhecida nos países do Hemisfério Norte e, ao experimentá-la, você logo identifica um sabor um tanto azedo. Mas, uma vez presente em um drink, automaticamente, essa característica é suavizada, promovendo um efeito cítrico muito agradável.

De modo geral, o Cosmopolitan é um dos coquetéis clássicos mais adorados, especialmente, pelas mulheres. Nele, há também o uso de limão, laranja e gelo. Dependendo da região ou do seu paladar, ainda é possível acrescentar na receita licor de laranja e suco de pêssego. Imbatível para o verão!

3. Manhattan

Seguindo com a nossa lista de coquetéis clássicos, está o bom e velho Manhattan. Em linhas gerais, esse drink é preparado com uísque, vermute e alguns bitters, resultando em uma bebida inesquecível e que está presente no cardápio de bares no mundo inteiro.

Uma curiosidade: o Manhattan foi criado nos Estados Unidos, em 1870, no aclamado Manhattan Club, em Nova Iorque. Tudo começou quando o então candidato à presidência americana, Samuel J. Tilden foi presenteado com uma bela dose de coquetel, que trazia a mistura de vermute e uísque. De lá para cá, não deu outra, rapidamente essa receita se tornou uma das mais pedidas do país e de outras regiões do globo.

E mais! Em uma festa ou evento especial, há a possibilidade de preparar uma deliciosa releitura do Manhattan. Aqui, a variação é mais encorpada e traz um toque aromático, apresentando limão siciliano e uma dose de bourbon. Depois, você só precisa servir o coquetel em um copo bonito, de preferência, em formato baixo e com pedras de gelo em cubo.

4. Margarita

Para aqueles que adoram coquetéis clássicos feitos com tequila, uma Margarita não pode faltar. Até hoje, esse é um dos drinks mais famosos do mundo, um item obrigatório em restaurantes, bares e casas noturnas.

De acordo com os historiadores, a bebida foi inventada especialmente para uma dançarina chamada Ziegfeld Marjorie King. Um detalhe, é que a moça era alérgica a diferentes licores e bebidas alcoólicas, com exceção da tequila. Desse modo, a receita ganhou o nome de Margarita — uma variação em espanhol para o nome de “Marjorie”. Interessante, não?

Como tradicional, essa opção é servida em uma taça para lá de charmosa, que possui um design de chapéu ao contrário. Na composição, ainda há o uso de tequila, limão, laranja, gelo e açúcar. E, assim como acontece com outras bebidas, esta também pode ganhar algumas releituras. Existe quem a prepare com melancia e, inclusive, com cachaça Sunrise. Vale testar!

5. Long Island

Para encerrar nossa lista de coquetéis clássicos, apresentamos o Long Island Iced Time ou, para os íntimos, “Texas Tea”.

Conforme relatos, essa bebida foi servida, pela primeira vez na história, na década de 1970, sendo uma mistura inteligente dos principais ingredientes que haviam sobrado de uma festa nobre. Naquela ocasião, foi feito um mix de bebidas em uma única garrafa, obtendo assim, um preparado com gin, vodka, coca-cola, tequila e rum.

E sabe o mais legal? É possível preparar diferentes versões do Long Island, como aquelas que levam cold brew e até licores distintos. A cara do verão!

Dicas rápidas para preparar um bom drink

  • Nunca se esqueça do gelo. Além de refrescar, ele ajudará a deixar a diluição mais lenta;
  • Certos coquetéis clássicos exigem o uso de copos gelados. Esse é o caso do Gin Tônica e do Dry Martini;
  • Lembre-se de calcular todos os ingredientes necessários, ainda mais se a ideia for servir as bebidas em um jantar ou festa;
  • Aposte em bebidas de alta qualidade;
  • Conte com uma ampla variedade de taças em casa. Isso deixará os seus drinks mais bonitos e atraentes;
  • Invista na criatividade! Tenha uma boa coqueteleira e um dosador. Caso esses acessórios estejam em falta, improvise com outros utensílios, como uma xícara de café e um pote.

Viu só? Temos certeza que, após essa leitura sobre os coquetéis clássicos, você ficou com água na boca e vontade de aproveitar dias incríveis com os amigos.

Caso queira continuar conferindo mais dicas como essas, não deixe de acessar o blog da Bergerson e explorar outros artigos exclusivos de cultura. Será um prazer te receber em nosso portal. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *