Glamping: onde o glamour e os acampamentos se encontram

Uma combinação entre contato com a natureza e acomodações com as amenidades modernas. O glamping é uma tendência que oferece uma experiência de camping aprimorada e mais glamourosa. 

Consolidado em diversos países, o glamping está cada vez mais bem-estruturado e versátil no Brasil, oferecendo uma alternativa mais cômoda para quem quer viajar e ter experiências outdoor, porém não abre mão do conforto. 

Continue a leitura e saiba mais sobre essa modalidade que pode tornar suas próximas férias ainda mais revigorantes e inesquecíveis. 

O que é glamping? 

“Glamping” é a combinação dos termos “glamour” e “camping”. Assim, refere-se a uma experiência de acampamento mais confortável, cômoda e prática, mantendo a proposta de se ter contato com a natureza. 

Com isso, trata-se de uma aprimorada proposta de acampamento que envolve acomodação e instalações mais luxuosas do que aquelas associadas ao camping tradicional. 

Simplificando, glamping é uma forma de se aproximar da natureza e desfrutar do lazer e descanso ao ar livre enquanto se usufrui de uma experiência de acomodação mais glamourosa. 

Glamping - Hotel 1

Quais são as vantagens do glamping? 

O glamping permite trazer todos os confortos que você deseja durante sua viagem para experiências ao ar livre. 

Isso oferece diversas vantagens, incluindo: 

Mais liberdade para aproveitar sua viagem 

O glamping possibilita que você desfrute da liberdade e proximidade com a natureza sem os aspectos incômodos que poderiam limitar sua experiência (como não ter acesso a banheiros privativos, dormir exposto a insetos, etc.). 

Mais tempo para criar novas lembranças 

Você não precisará perder tempo com a montagem de barracas, por exemplo. Isso permite ter mais tempo para explorar o destino e vivenciar momentos inesquecíveis. 

Mais conforto para aproximar-se da natureza 

O glamping proporciona uma experiência de acampamento com um toque de hotel. Assim, você pode mergulhar na cultura local e aproveitar o melhor do contato com a natureza, usufruindo de acomodações equipadas com tudo o que precisa para uma experiência de viagem única. 

Mais comodidade em sua hospedagem

Glamping - Hotel 2

Diferentemente do acampamento tradicional, no glamping, é possível encontrar suas acomodações prontas e preparadas, não sendo necessário procurar local e montar barraca ou coisas do gênero. 

Além disso, há disponibilidade de eletricidade, água corrente, aquecimento, cobertores macios, camas confortáveis, boa iluminação, refeições deliciosas – todos esses confortos e muito mais são o que torna o glamping as férias ideais para muitos. 

Mais sustentabilidade 

Em comparação com hotéis convencionais, por exemplo, optar pelo glamping pode proporcionar uma experiência de viagem mais sustentável. 

Desde o uso de painéis solares até o fornecimento de alimentos locais, as acomodações para glamping trazem diferentes iniciativas para um turismo mais ecológico. 

Mais variedade de instalações 

Ao optar pelo glamping, você poderá escolher entre diferentes tipos de acomodações, incluindo tendas, cabanas, bangalôs, casas na árvore e outras. 

Há, ainda, alternativas de estadia em meio a parques, florestas e outros locais que fornecerão uma experiência única e inesquecível. 

Glamping - Hotel 3

Glamping: onde ficar no Brasil e no exterior? 

Em todo o mundo, é possível encontrar destinos incríveis, cada um oferecendo suas próprias vantagens exclusivas. 

Hoje o glamping engloba muitas experiências de acomodação, seja para relaxar ou ter momentos de lazer próximos à natureza. 

Conheça, a seguir, algumas alternativas de acomodações alinhadas a essa modalidade. 

Parador Casa da Montanha – Cambará do Sul – Rio Grande do Sul 

Essa alternativa é uma das mais cobiçadas entre os destinos nacionais. Ela proporciona uma experiência de acomodação bastante luxuosa em meio aos encantos da serra gaúcha e dos charmosos cânions.

Mundomo Glamping – Jericoacoara – Ceará 

Uma experiência glamourosa com uma vista deslumbrante. Uma das alternativas de hospedagem são domos com teto transparente, que proporcionam uma vista adorável do céu estrelado.

Selina Paraty – Paraty – Rio de Janeiro  

Uma experiência glamping que alia o conforto de hotel e aventuras ao ar livre. O local é margeado pelo Rio Perequê, no meio da Mata Atlântica, proporcionando um nível incrível de contato com a natureza, além de imersão na cultura local. 

Mangarito – Iporanga – São Paulo 

Oferece um equilíbrio cativante entre glamour e a natureza. Conta com acomodações como casa na árvore, cabanas de madeira suspensas e outras. 

É possível fazer turismo nas cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), considerado uma das Unidades de Conservação de maior importância do mundo, que fica próxima ao local. 

Casinha de Hortelã – Delfinópolis – Minas Gerais 

Um dos atrativos são as acomodações repletas de amenidades e em formato de domos geodésicos. Entre as opções de lazer em meio à natureza, é possível visitar algumas das mais de cem cachoeiras que ficam próximas ao local.

Vila Naiá – Corumbau – Bahia  

Este já foi eleito pela revista Condé Nast Traveller UK como o melhor hotel de praia do mundo, e é considerado um dos destinos mais exclusivos do país. 

Trata-se de um refúgio perfeito para descansar e ter experiências luxuosas e únicas em meio à natureza. É possível participar de rituais das aldeias do local, fazer passeios de buggy, mergulhar nos recifes de corais, descer o rio Corumbau de caiaque e, até mesmo, fazer o avistamento de baleias.

Dar Ahlam Nomad Camp – Deserto do Saara – Marrocos 

O Dar Ahlam Nomad Camp, no sul do Marrocos, proporciona aos viajantes uma vista única do deserto, das dunas douradas e do céu noturno estrelado. 

Four Seasons Tented Camp Golden Triangle – Chiang Rai – Tailândia 

Não há muitos lugares no mundo onde seja possível ver três países de um ponto, mas essa acomodação glamping é um deles, com vista para o nordeste da Tailândia, onde está localizado, e para os vizinhos Laos e Mianmar. 

Situado na região do Triângulo Dourado, entre seus atrativos, estão o contato com elefantes resgatados, conhecer as selvas de bambu, trilhas de montanha e templos budistas próximos. 

Retiro Clayoquot Wilderness – Colúmbia Britânica – Canadá 

Suas tendas são em estilo safári e oferecem amenidades como tratamentos de spa e cozinha gourmet

Mas a natureza intocada é a principal atração, com atividades que incluem caminhadas, ciclismo, observação de baleias e ursos, passeios a cavalo, pesca, caiaque e aventuras de helicóptero. 

Está em busca de mais inspirações para planejar sua próxima viagem? Então, confira também nossa matéria sobre como as viagens wellness estão ressignificando o turismo convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *