Vintage vem da palavra francesa antiga vendange, utilizada originalmente para se referir ao vinho. Hoje, o termo é aplicado para descrever itens feitos em um período passado — incluindo as joias vintage que, assim como um bom vinho, o passar do tempo só as torna mais fascinantes.
Desde a escolha de suas gemas, a um modo de produção mais artesanal até o olhar para as belas facetas de suas pedras e imaginar as histórias por trás delas — as joias vintage são exemplares icônicos que resistem ao tempo.
Não é à toa que uma das características principais da moda e do estilo contemporâneos seja utilizar o vintage como uma base para combinação com algo novo, valorizando tudo de belo e marcante que o item traz associado para o que de melhor temos hoje.
Continue a leitura e fascine-se com as joias vintage, sua história e novas ressignificações.
O que são joias vintage?
As joias vintage e as joias de inspiração vintage são peças com conceito, qualidade e design que resistiram ao teste do tempo.
De acordo com a Jeweler’s Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Joalheiros), trata-se de joias produzidas entre os anos de 1935 e 1981.
Entretanto, há diferentes olhares para delimitar este período. Na prática, comumente, considera-se vintage a joia com menos de cem anos — para além disso, ela pode ser classificada como antiguidade.
O fascínio das joias vintage
O que torna esses itens tão especiais? Há muitos fatores que fazem dessas joias únicas e fascinantes para diferentes gerações.
Era comum que as joias vintage de qualidade fossem produzidas artesanalmente, com design mais individualizado e acabamento primoroso. Além disso, entre os exemplares mais icônicos, temos aqueles feitos com belas pedras preciosas.
Mas vai além: o valor das joias vintage também está em sua história, muitas refletem um período marcante, são legados passados de geração a geração, contam com uma narrativa própria que as tornam verdadeiramente únicas. Isso faz dessa peça um trecho fascinante de uma história. E, ao usá-la, passamos a nos conectar com ela.
Exemplares de joias vintage icônicas
Cada era icônica produziu peças singulares, que se diferenciam segundo os estilos e as tendências da época.
As décadas de 1930 e 1940, por exemplo, foram caracterizadas, entre outras coisas, por peças como broches e joias com motivos florais.
Já no início da Era Retro Moderna (1945-1960), as peças inspiradas em Hollywood eram coloridas, ousadas e extravagantes, incluindo grandes anéis de coquetel, colares, broches e pulseiras com pingentes. O ouro, então, tornou-se o metal preferido porque a platina não estava disponível para a indústria joalheira durante a Segunda Guerra Mundial.
Outro destaque do período foi uma espécie de renascimento da Art Nouveau no final dos anos 1960 e na década de 1970. As peças eram muito coloridas, algumas quase psicodélicas, e muitas incluíam borboletas, libélulas e elementos associados ao feminino.
Por sua vez, as joias vintage originárias em parte dos anos 1970 e 1980 passaram a utilizar mais itens como strass e penas, cores vivazes e acessórios de formatos e tamanhos mais variados.
Apaixone-se por essas 4 coleções com modelos de joias Bergerson que resistem ao tempo
O fascínio do vintage com a sua atualização para os tempos atuais levou ao estilo Neo Vintage. Essa tendência combina o vintage com algo recente, criando uma estética única, que emana personalidade.
Isso cria um terceiro caminho entre o vintage e o novo, que tem trazido um frescor a elementos icônicos da joalheria que resistiram ao tempo.
E essa é a inspiração e uma referência que perpassa o conceito e a arte presente em diversas joias da Bergerson, como:
1. Joias da Coleção Masqué
As peças vintage de diversas épocas trazem algo de festivo, de alegre. E experimentam novos materiais e formatos para representar o espírito de uma era.
Na Coleção Masqué, arcos, colunas, escadarias, máscaras e outros elementos inusitados inspiram um design que tem como base os melhores princípios da alta joalheria clássica combinados com um ar moderno.
2. Joias da Coleção Héritage
Os itens da Coleção Héritage têm uma conexão direta com as joias vintage. Desde a sua denominação, associada a uma herança cultural, até a sua produção artesanal, peça a peça.
Isso resulta em joias que resistem ao tempo e tornam-se um legado e um elo entre gerações, sentimentos e emoções.
O uso de materiais como ouro, gemas coloridas e pérolas também remete bastante à estética vintage de décadas passadas ressignificadas para os tempos atuais.
3. Joias da Coleção Romance
O amor verdadeiro resiste ao tempo. A Coleção Romance traz em si essa característica resultando em peças atemporais e fascinantes.
Em diferentes épocas, o diamante foi um elemento central da estética das joias vintage mais exuberantes. E ele está presente também nas peças dessa coleção, eternizando emoções para além da passagem do tempo.
4. Joias da Coleção Nó
As joias vintage que resistem ao tempo são como um elo forte entre gerações, um nó que conecta histórias, pessoas e sentimentos.
Essa inspiração é marcante na Coleção Nó. Em suas peças, há um laço que une o passado e o presente em um design minimalista e exclusivo.
Essa referenciação também é visível em algumas peças com cores mais vivazes, no uso de diferentes materiais, como a cerâmica, aliados a materiais nobres como o ouro e o diamante.
As joias vintage e suas inspirações são fascinantes porque resistem ao tempo. O uso de gemas de qualidade também proporciona esse efeito.
Descubra como as joias com pedras unem tradição com contemporaneidade.