Mini Wedding

Mini Wedding: a tendência popular dos casamentos intimistas

Para muitas pessoas, o casamento é a realização de um grande sonho. Isso porque, logo após o pedido de noivado, o casal já começa a planejar a construção de uma nova família. E, como acontece com todas as cerimônias sociais, os casamentos também são influenciados por diferentes tendências a cada temporada. A febre da vez é o chamado Mini Wedding. Este tipo de celebração intimista, ao que tudo indica, veio para ficar.

Destaque durante a pandemia, tal celebração se tornou um plano B para quem desejava reforçar a sua união. Ele é uma solução e tanto para quem deseja fazer festa, sem colocar a saúde em risco. Aliás, o mais interessante é que muitos, de fato, abraçaram esse modelo e continuam a considerá-lo para as suas festas no período pós-quarentena.

Por essas e outras, resolvemos vir até aqui e dividir com você, leitora, todos os detalhes a respeito do Mini Wedding. Entenda mais sobre o que é, seus diferenciais e principais características. Curiosa? Acompanhe a leitura e inspire-se com a gente!

Um panorama sobre o Mini Wedding

Verdade seja dita: o Mini Wedding não é nenhuma novidade. Muito antes do surgimento da pandemia, esse tipo de cerimônia já era famoso, especialmente, entre os casais europeus e estadunidenses.

No entanto, aqui no Brasil a opção ainda vinha acontecendo de maneira tímida. Afinal, como sabemos bem, somos um povo que adora festas e, “quanto mais convidados estiverem presentes, melhor”.

Contudo, a Covid-19 apareceu e, com esse novo cenário, tivemos que aprender a rever certas práticas. O casamento entrou nessa lista. Se antes tínhamos o costume de nos reunir com 100, 200 ou até 300 pessoas para comemorar uma união, agora, a realidade é outra. Como estratégia para driblar os riscos de contaminação e, ainda assim, não deixar o casório passar em branco, boa parte dos pombinhos aderiram ao tal do Mini Wedding.

As características do Mini Wedding

Até aqui, já sabemos que o Mini Wedding é um sucesso em vários lugares do mundo. Mas, o que, de fato, quer dizer o termo? Traduzindo para o português, “Wedding” significa “Casamento” e “Mini” se refere a “Minúsculo”.

Logo, a expressão serve para dar nome a eventos superintimistas, ou seja, os realizados com pouquíssimas pessoas, dentro de um clima mais reservado e acolhedor.

Porém, ao contrário do que você possa estar pensando, não basta convidar poucos amigos e familiares para que um Mini Wedding seja realizado. Antes disso, os noivos devem considerar outros fatores essenciais e que contribuirão para que esse momento seja único. Abaixo, contamos mais sobre eles. Veja!

  • Horários alternativos. Os Mini Weddings podem ser organizados em períodos distintos, seja de manhã, à tarde ou à noite;
  • Um local especial. Ao contrário dos buffets altamente glamourosos, os Mini Weddings são realizados em espaços que tenham um grande significado para o casal. Pode ser um sítio, uma casa na praia, um bistrô charmoso ou até no pé de uma cachoeira;
  • Quantidade reduzida de participantes. Para ser considerado Mini Wedding, é preciso que os pombinhos convidem, no máximo, 30 pessoas.

Outros diferenciais

Existem ainda outros detalhes interessantes que merecem ser analisados. Um deles diz respeito ao buffet. Diferentemente das cerimônias tradicionais, em que o casal escolhe um menu extenso, composto por entradas, pratos principais, sobremesas variadas e drinques, as cerimônias intimistas possuem um cardápio mais enxuto.

Muitas vezes, os pombinhos até preferem contratar um chef particular — profissional que irá preparar cuidadosamente cada refeição e servi-la de acordo com o paladar dos convidados.

O mesmo raciocínio vale para as lembrancinhas, viu? Por se tratar de um evento compacto, os pombinhos têm a possibilidade de planejar mimos personalizados aos seus amigos e familiares. Nessa lista, vale incluir joias delicadas, perfumes, caixas de doces finos e por aí em diante. O truque é deixar a criatividade fluir!

Bônus: o traje do casal no Mini Wedding

Esqueça a formalidade. Em um Mini Wedding, a liberdade e a imaginação podem andar livres, leves e soltas. Como estamos falando de uma celebração mais intimista, a ideia é que o evento também carregue um clima despojado.

Dito isto, os pombinhos não devem se preocupar (tanto) com os seus looks para o Grande Dia. Até porque, vocês estarão rodeados de familiares e amigos próximos. A partir daí, é interessante recorrer a vestimentas que tenham um apelo confortável, permitindo que você dance e se divirta sem preocupação.

Por exemplo: os vestidos de noiva com uma estética boho e visual campestre estão em alta no momento. Para os rapazes, o uso de ternos de linho e sapatos casuais se sobressaem. Mocassins ou até os tênis iate entram na brincadeira.

Aliás, as joias também possuem um papel especial na combinação, podendo aparecer de forma ainda mais delicada e pontual. Os artigos com cravações de pérolas e diamantes estão no topo da lista.

Razões para investir no Mini Wedding

Seja em épocas de crises sanitárias ou não, o Mini Wedding é um modelo de cerimônia que promove inúmeros benefícios, tanto ao casal, quanto aos próprios convidados:

  • Recepção acolhedora, ideal para curtir o momento com quem é importante para os noivos;
  • Cenário e cardápio personalizados. Você terá mais liberdade para eleger o local da cerimônia, assim como o menu e até a decoração dos ambientes;
  • Somente os bons. Com uma lista de convidados mais restrita, o casal conseguirá viver esse momento mágico apenas com as pessoas mais especiais;
  • Facilidade no planejamento. O Mini Wedding é excelente para quem deseja reduzir as dores de cabeça e organizar uma celebração certeira. Ao organizá-lo, será possível eliminar várias etapas típicas de um evento tradicional, como a possibilidade de realizar a festa e a cerimônia religiosa em um mesmo local;
  • Riqueza nos detalhes. Casamentos menores permitem que os pombinhos pensem em todos os mimos para marcar o acontecimento. Há quem diga, por exemplo, que a sensação é a mesma de organizar um belo almoço em família.

Como vimos, o Mini Wedding é um hit total e continuará por aí por um bom tempo. E você, também está considerando esse modelo de cerimônia? 

Caso queira continuar se aprofundando no assunto dos casamentos, aproveite para conferir outro artigo e conhecer as 4 joias para presente que eternizam sentimentos e momentos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *