Mostra de Arte: 4 eventos para ficar de olho em 2022

Quem gosta de uma mostra de arte, já pode comemorar. A agenda de 2022 em território brasileiro está repleta de eventos incríveis. Após um longo período de reclusão, especialmente devido ao isolamento social, as programações culturais, finalmente, estão voltando à tona.

Aliás, vale lembrar que, neste ano, comemora-se o centenário da Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922 e se tornou um verdadeiro marco para a arte brasileira. Diante disso, museus espalhados por todo o Brasil, especialmente na capital efervescente de São Paulo, já se organizaram e prepararam programações especiais.

Assim, se você deseja sair do óbvio e mergulhar em um universo incrível e repleto de criatividade, saiba que este é um prato cheio. E, para facilitar a sua agenda, também nos preparamos e trouxemos uma relação do que acontecerá de melhor aqui no Brasil. Acompanhe e prepare-se!

Tendências do mundo da arte 2022

Engana-se quem imagina que somente o mundo da moda é surpreendido por tendências a cada temporada. Muito ,além disso, outros nichos do mercado passam por transformações e novidades constantes — e o setor das artes está nessa lista. Inclusive, já temos várias previsões para este ano. Algumas, já se concretizaram; enquanto outras, poderão ser vistas até o fim de 2022.

E entre tantos acontecimentos, vale destacar o uso dos aromas nas instalações. Nos últimos anos, vários artistas estão buscando explorar outras maneiras de envolver o público em suas criações — especialmente, investindo nos recursos sensoriais. Foi aí que artistas como Anicka Yi e Quay Wolf começaram a explorar o poder dos perfumes em suas peças. Nessas criações, os óleos essenciais são utilizados ao lado de outros elementos capazes de gerar aromas e, com isso, criar uma integração única e super original.

Outro ponto-chave das tendências das artes diz respeito ao uso de brilhos. Isso mesmo! Artistas como Mary Corse e Rachael Terravecchia, por exemplo, estão aplicando o uso de materiais asfálticos, strass e outras variações brilhosas para chamar a atenção em diferentes pontos de suas pinturas. 

Vale lembrar que tais elementos também são excelentes para intensificar a dimensionalidade de uma superfície, gerando interesse e encanto por uma obra. Incrível!

Mostra de Arte: eventos para ficar de olho em 2022

Até o momento, já pincelamos as principais tendências de mostra de arte que, ao que tudo indica, serão destaque nesta temporada. Sabendo disso, listamos alguns eventos pra lá de interessantes e que estarão disponíveis ao público nos próximos meses. Confira e reserve a sua agenda!

1. Mostra interativa de Van Gogh

Após uma longa temporada em mais de 25 países, finalmente, chegou a vez dos brasileiros visitarem a exposição Beyond Van Gogh. Mesmo após mais de um século de sua morte, o artista expressionista continua encantando e sendo extremamente relevante no cenário cultural.

mostra de arte

Isso porque, o holandês é conhecido por ser o precursor de um estilo artístico pronto para evidenciar a emoção, apresentando em suas obras traços inconfundíveis e que marcam presença no imaginário do público. Ao visitar essa mostra de arte, será possível viver uma experiência sensorial completa, uma vez que a programação retrata todas as cinco fases do artista, utilizando recursos de luz, cor e música.

Estamos falando de obras projetadas no piso, assim como nas paredes, ao longo de um espaço amplo e sem qualquer tipo de moldura. É, sem dúvida, uma opção e tanto para conhecer melhor a história do pintor e se inspirar com as suas criações.

2. Celebração de 100 anos da Semana de Arte Moderna

Como foi dito, em 2022 comemoram-se os 100 anos da Semana de Arte Moderna — um evento que marcou as artes, a literatura e a música brasileira. Diante disso, e para celebrar esse marco, várias ruas da capital paulista estarão recheadas de instalações artísticas, bem como artistas realizando performances ao vivo, festivais musicais, de dança e teatro.

mostra de arte

A ideia é incentivar o público a refletir a respeito da importância da arte e da herança — tão valiosa — deixada na cultura nacional. Entre os artistas que serão homenageados, estão Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e muitos outros.

3. Pina Contemporânea

Nos últimos anos, diversas obras de ampliação e criação de museus foram anunciadas, principalmente na cidade de São Paulo. E uma dessas realizações é a Pina Contemporânea. Desta vez, a capital paulista ganhará, bem ao lado da clássica Pinacoteca, um espaço novo e 100% dedicado à divulgação de obras contemporâneas.

mostra de arte

A ideia é que esse local seja inaugurado em novembro desse ano – aquecendo a arte e a cultura. Lá, teremos mais de 10 mil criações abertas ao público e, de quebra, há a promessa de ser feita uma revitalização em todo o entorno da área, abrangendo a região da Luz, localizada no centro da cidade.

E mais! Fora a Pina Contemporânea, outros museus poderão estar no radar dos apaixonados por artes. O Museu das Culturas Indígenas, o Museu da Diversidade e o Museu das Favelas estão nessa lista. Fique de olho!

4. Bienal de Arquitetura de São Paulo

Como sabemos bem, a arquitetura também é reconhecida como uma manifestação artística. Por essa razão, ao falarmos de uma mostra de arte, é interessante mencionar a Bienal Internacional da Arquitetura de São Paulo, que chegou à sua 13ª edição.

mostra de arte

O evento é a pedida perfeita para os profissionais ou entusiastas da área que desejam visitar exposições com foco em arquitetura, paisagismo, urbanismo e até artes visuais. Fora isso, a programação traz rodas de bate-papo a fim de debater temas importantes para a nossa sociedade, como a democracia e a ecologia.

E então, gostou de conferir as próximas programações de mostra de arte? Agora que você já está por dentro das tendências e dos principais eventos deste setor, aproveite para se organizar e aproveitar ao máximo esses acontecimentos. 

Depois, volte aqui, deixe o seu comentário e nos conte a sua experiência. Vamos adorar saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *