Vernissage: o legado destes eventos de cultura e arte

Seja você um artista nato ou, simplesmente, um amante das artes, com certeza, já ouviu falar no tema vernissage. Ideal para quem adora receber convidados exclusivos e, de quebra, admirar boas obras, esse evento costuma acontecer em lugares selecionados, contando com um público exclusivo e um menu escolhido a dedo para torná-lo ainda mais especial.

Inclusive, nos últimos tempos, tal formato de encontro vem ganhando notoriedade. O motivo? O fim do isolamento social e a retomada da população às programações sociais. 

De todo modo, que tal desvendar os detalhes de uma vernissage e, quem sabe, se inspirar a organizar essa produção do zero?

Neste artigo, te convidamos a dar o primeiro passo para entender a fundo as suas características: o que é, como funciona e, inclusive, como elaborar um cardápio exclusivo para uma vernissage. É só acompanhar a leitura e se inspirar!

O que você precisa saber sobre a vernissage?

Para começar, vamos direto ao ponto: você sabe o que, de fato, é uma vernissage? Em linhas gerais, podemos dizer que esse evento é elaborado para um grupo seleto de pessoas, a fim de servir como um pré-lançamento de uma exposição voltada para o grande público.

Nessa ocasião, é comum que todos os envolvidos estejam presentes. Esse é o caso dos artistas, dos curadores, dos designers, dos arquitetos e por aí em diante. Assim, eles poderão conferir, de modo exclusivo, como ficou o resultado da mostra e, a partir de então, celebrar a sua inauguração.

Em muitos casos, tanto os críticos de arte, quanto os jornalistas mais influentes da região também podem ser convidados para a vernissage. A ideia é que esses especialistas confiram a exposição ao lado de seus idealizadores. Dessa forma, eles garantem a oportunidade de explorar a criação das obras e os seus significados. Bem interessante!

Tudo o que você precisa saber sobre o vernissage

A origem da vernissage

E qual a origem da vernissage? Podemos dizer que tal palavra é originária do francês. Traduzindo para o português, quer dizer “verniz”. Ou seja, estamos falando de um tipo de material utilizado para dar acabamento em boa parte das obras de arte.

Conforme a história, a etapa ideal para aplicar esse tipo de produto nas pinturas era também o momento em que os artistas recebiam em seus ateliês um número restrito de convidados para conhecer as suas obras. 

Naquelas ocasiões, tais visitantes tinham a oportunidade de opinar a respeito das peças antes mesmo que o público geral pudesse fazê-lo.

Com o passar do tempo, a vernissage continuou ocorrendo. Porém, se tornou um encontro mais sofisticado — com foco na confraternização, valorização de uma marca e o lançamento de exposições maiores, de média e longa duração.

A origem do vernissage

Os passos para organizar uma vernissage

Após descobrir o que é uma vernissage, chega o momento de aprender como fazer com que esse evento tão charmoso e sofisticado saia do papel. Normalmente, quem realiza tal encontro é o profissional de eventos, em parceria com artistas, designers, curadores ou qualquer outro especialista envolvido no lançamento de uma mostra.

Aqui, é preciso ter em mente que, assim como outros tipos de programação, a vernissage precisa ser elaborada cuidadosamente. São necessários um cronograma sólido, seguindo as boas práticas da recepção. 

Listamos quais são esses fatores para que você acerte na realização:

A programação

O primeiro passo é observar a programação da vernissage. Por se tratar de uma confraternização, o ideal é que não haja um plano fechado, mas sim, algo mais informal.

De qualquer forma, é necessário incluir em sua agenda um momento para que os artistas e curadores agradeçam a presença de todos. Mas de forma breve, que conte um pouco informações sobre a mostra.

Lembre-se de reservar períodos de pausa, com algumas horas para que os convidados confraternizem de modo amigável, sem apresentações formais ou mesas de abertura.

O cardápio

Para que uma vernissage seja realmente completa, esse encontro deve contar com um cardápio elaborado. Aqui, vale destacar que não é necessário um menu sofisticado, composto por pratos refinados e o uso de talheres. 

A melhor saída é recorrer às famosas finger foods — petiscos servidos em porções individuais, que possam ser degustadas com as próprias mãos. Nesse menu, inclua ainda sobremesas delicadas, capazes de agradar a diferentes paladares.

Para facilitar, é importante ter ao lado o serviço de garçons especializados. Eles deverão circular pelo espaço, mantendo os alimentos sempre acessíveis aos visitantes. 

Em relação às bebidas, uma variedade de drinks é sempre bem-vinda. Na carta, inclua opções não-alcoólicas, como águas e sucos. Mas o charme estará nos vinhos, champanhe e demais soluções que possam ser utilizadas para brindar.

Os passos para organizar um vernissage

O ambiente

Na maioria das vezes, a vernissage acontece em um ambiente próprio para essa finalidade — podendo ser um espaço cultural, uma galeria de arte ou, simplesmente, um museu. Entretanto, é comum que os artistas independentes decidam elaborar esse tipo de evento para vender as suas obras. Dessa forma, existe liberdade para escolher o local onde se deseja realizar essa programação.

De forma mais intimista, a sua vernissage pode ser feito até mesmo na sua casa!

Mas falando de ambientes alternativos onde a vernissage pode ocorrer, cafeterias, restaurantes e galpões são boas saídas. Mas quando bem pensadas, vernissages podem ocorrer em qualquer lugar — inclusive, em locais inusitados, relacionados à temática das obras de arte.

O ideal mesmo é que o ambiente conte com uma área ampla, para que os convidados circulem tranquilamente. Uma boa iluminação e infraestrutura adequada para que todos se sintam confortáveis também é essencial.

Felizmente, existem vários locais que podem ser utilizados para uma vernissage, principalmente em São Paulo e Curitiba. Mas são facilmente encontrads em qualquer grande cidade do Brasil. 

Veja só algumas de nossas sugestões:

  • Farol Santander (São Paulo)
  • MIS Experience (São Paulo)
  • Le’Bou — Food & Art (São Paulo)
  • Degusto Café (Curitiba)
  • Ginger (Curitiba)
  • Solar do Barão (Curitiba)
  • Quintana Gastronomia (Curitiba)

Conseguiu entender o que é uma vernissage e como organizar esse encontro? Esperamos que sim! 

Caso queira continuar por dentro de outros conteúdos especiais como este, aproveite para seguir a nossa página no Facebook e Instagram. Lá, compartilhamos dicas exclusivas sobre arte, turismo, moda e gastronomia. Será um prazer te ter por perto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *