Óbidos: um guia completo da pitoresca vila medieval portuguesa

Se você tem vontade de viajar no tempo, talvez esteja na hora de conhecer Óbidos. Localizada na região norte de Lisboa, capital de Portugal, essa cidadezinha conta com muita história, sendo excelente para quem está em busca de roteiros inusitados e que fujam dos tradicionais passeios turísticos do país.

Mas afinal, por que esse destino faz tanto sucesso entre os visitantes estrangeiros e até mesmo os portugueses? Desvendar essa pergunta é fácil: basta observar as inúmeras fotografias feitas no local — que, por sua vez, possui uma atmosfera medieval, repleta de igrejas, muradas e construções datadas de séculos passados.

Com isso em mente, te convidamos a explorar Óbidos e, até mesmo, incluir essa região em seu próximo período de férias e descanso. Nesta leitura, confira as particularidades desta vila medieval e, até mesmo, saiba como realizar um clássico bate-e-volta para garantir a visita. Vamos lá!

Um pouco sobre a história de Óbidos

Que tal um pouco de história? Óbidos foi criada entre 1148 e 1153 — época em que os romanos, assim como os muçulmanos, resolveram fortalecer a região para a realização de inúmeras batalhas na própria península. Porém, o tempo passou e, no século XIII o então rei Dinis ofereceu a vila medieval como presente de casamento para a sua bela esposa, Isabel de Aragão.

óbidos

Por isso, toda a área se manteve preservada e quase impecável ao longo dos anos — sendo, até hoje, protegida por diferentes muros de pedras. Fato que ajudou Óbidos a manter a sua atmosfera preservada, com fachadas repletas de buganvílias roxas, gerânios vermelhos e, obviamente, os seus castelos e igrejas.

Porém, não se engane: uma vez lá, os visitantes conseguirão desfrutar de toda a infraestrutura da atualidade, como bons hotéis, comércio e excelentes restaurantes, conhecidos por servir as iguarias da gastronomia portuguesa.

Não por menos, a cidade foi considerada Patrimônio Cultural da UNESCO, principalmente pela sua história e grande valor para Portugal. Um espetáculo!

Como chegar a Óbidos

Situada a somente 85km de Portugal, Óbidos pode ser visitada tanto de ônibus, quanto de trem e carro. Se a sua agenda está apertada, a recomendação é realizar um bate-e-volta para, pelo menos, vivenciar em algumas horas o clima desta vila medieval. A seguir, te mostramos como chegar até lá.

Ônibus

Uma vez em Lisboa, vá até à estação Campo Grande. Lá, você deverá pegar um ônibus chamado Rápida Verde. Com duração de 1 hora, o trajeto faz uma parada, deixando os passageiros a somente 500 metros da entrada da vila.

Trem

Existe um trem que parte da estação Santa Apolónia, na região central de Lisboa. Ao todo, essa viagem possui duração de 2h30, uma vez que conta com diferentes paradas ao longo do caminho.

Carro

Por fim, existe a possibilidade de realizar o trajeto de carro, ainda mais porque Portugal possui excelentes estradas. Nessa opção, a viagem irá durar em torno de 1 hora e você terá muito mais liberdade e flexibilidade para fazer um bate-e-volta ou até pernoitar na cidade.

Os pontos turísticos de Óbidos

Apesar de ser consideravelmente pequena, a cidade de Óbidos tem vários pontos turísticos interessantíssimos e que podem facilmente compor o seu roteiro. Veja quais são eles e inspire-se!

óbidos

Porta de Óbidos

Tradicionalmente conhecida pelo nome de Porta da Senhora da Piedade, a entrada de Óbidos permanece impecável até os dias atuais. Com isso em mente, esta é mais uma excelente atração para quem estiver visitando a região e quiser conferir, em primeira mão, uma construção histórica.

Nessa estrutura, conseguimos identificar uma decoração feita com azulejos portugueses, que chama a atenção pelas suas cores vívidas e ilustrações exclusivas. Sem dúvida, é uma ótima parada para realizar muitas fotos e se sentir ainda mais por dentro do clima medieval.

Museu de Óbidos

Sim, Óbidos também possui um museu. No local, conseguimos nos aprofundar na história da cidade, uma vez que há um amplo acervo de patrimônio arqueológico e várias representações pictóricas da região. Para isso, é preciso ir até a famosa Rua Direita e, lá, você avistará um museu pequeno e discreto, que pode ser visitado por inteiro em até duas horas. O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

Castelo de Óbidos

Em 2007, o Castelo de Óbidos foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal. O motivo? São vários! A construção, completamente medieval, apresenta uma arquitetura que mescla diferentes estilos arquitetônicos, sendo eles o gótico, o românico, o barroco e manuelino.

Aliás, hoje em dia, a estrutura ainda abriga uma pousada — ótima parada para os visitantes que desejam passar uma noite na região e aproveitar para descansar em grande estilo. Vale experimentar!

Lagoa de Óbidos

Se a sua viagem acontecer durante a temporada de Primavera/Verão, saiba que também será possível aproveitar Óbidos ao máximo. Explicamos: na cidade, existe a famosa Lagoa de Óbidos — separada do mar somente por uma faixa de dunas, mas preservando a sua água salgada.

Nas altas temporadas, o espaço é frequentado tanto por quem está em busca de descanso, quanto pelos praticantes de diversas atividades, como a pesca, o remo, o kitesurf e o windsurf. Além disso, a alternativa é incrível para famílias que viajam com crianças, uma vez que há passeios de barcos que podem ser realizados por pessoas de todas as idades.

E aí, depois de conhecer os detalhes da cidade de Óbidos, o que acha de adicionar este destino icônico à sua lista de viagens para 2023? Depois, volte aqui e nos conte como foi a sua experiência!

Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos como esse, você ainda pode seguir as nossas páginas no Facebook e Instagram. Por lá, sempre compartilhamos materiais exclusivos sobre moda, lifestyle e cultura. Nos vemos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *