5 Rotas de enoturismo para fazer a dois na América Latina

Que tal aproveitar um fim de semana ou um feriado prolongado e renovar sua safra de bons vinhos? E ainda contemplar belezas naturais de tirar o fôlego. Neste artigo, destacamos para você algumas rotas de enoturismo do Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil. 

A ideia aqui é sair do lugar comum. Afinal, você já deve ter visitado as vinícolas mais comerciais de Santiago, no Chile; Mendonza, na Argentina, Serras Gaúcha e Catarinense, no Brasil. Percorrer as rotas abaixo é garantia de ter experiências realmente incríveis e românticas.

Priorizamos as regiões mais próximas de aeroportos, assim você não perde muito tempo com deslocamentos longos e desgastantes. Prepare sua mala, faça um convite irresistível para quem você ama e boa viagem rumo ao enoturismo!

5 Rotas de enoturismo para fazer a dois na América Latina

enoturismo
Viu Manent, primeira a produzir e a etiquetar um Malbec chileno

1. Santa Cruz, no Chile

Principal cidade para ponto de partida antes de percorrer as vinícolas da região, Santa Cruz fica a apenas 150km de Santiago. Alguns especialistas do enoturismo comentam que os melhores vinhos do Chile vêm justamente do Valle do Colchagua. 

A região tem microclimas únicos que garantem a produção de diferentes uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere, Malbec e Syrah. Os vinhos do Valle do Colchagua são de alta qualidade e há rótulos premiados internacionalmente.

Uma das vinícolas a se visitar na região é a Viu Manent, primeira a produzir e etiquetar um Malbec chileno. Na degustação é possível provar 7 vinhos. 

Outra vinícula especial é a Santa Cruz, que reúne também 3 museus e passeio de teleférico. Vale lembrar que esta foi a primeira vinícola chilena a usar painéis solares com o objetivo de captar energia. E seu vidro utilizado nas garrafas é 100% reciclado. Nota 10 em sustentabilidade.

2. Cafayate, na Argentina

Você sabia que Cafayate tem algumas das paisagens mais incríveis e exóticas da América do Sul? Pois é. As famosas Quebrada de las Flechas e Quebradas de las Conchas ficam por ali. Cafayate é uma simpática província de Salta, na Argentina, que tem ganhado o coração dos adeptos ao enoturismo. A cidade tem todo o charme de estar no meio do deserto argentino.

Os amantes de bons vinhos não se arrependem de ir pra Cafayate, visitar suas várias vinícolas e degustar o Torrontés, típico da região. Para estadia, prefira o conforto e a privacidade dos hotéis mais afastados do Centro, mas que têm suas próprias vinícolas e spas. 

Na hora de optar por uma vinícola, experimente a Bodega El Povernir, um negócio familiar que atende aos mais sofisticados paladares. A recepção é calorosa e as instalações da bodega são muito interessantes. Claro, que o tema principal é o processo de fabricação de vinhos. Esta vinícola oferece também opção de almoço na bodega.

3. Laguna Garzon, no Uruguai

Este lugar todo especial fica sobre a Costa Atlântica uruguaia, no limite entre Rocha e Maldonado. A Laguna de Garzon faz parte da área de manejo de habitats protegidos do País. Somente o espelho de água que forma a Laguna representa 1750 hectares.

A Bodega Garzón conta com mais de 200 hectares de vinhedos plantados no Uruguai. Trata-se de um mega projeto fundado em 2008 e fruto do sonho do magnata argentino Alejandro Bulgheroni. Você pode conferir 12 variedades de excelentes vinhos. 

Entre elas, fica a recomendação do Garzón Single Vineyard Albariño 2017, elaborado exclusivamente a partir de uvas Albariño fermentadas em tanques de cimento, com estágio de 20% do vinho entre 3 e 6 meses em foudres de carvalho francês. Sempre consistente, está entre os melhores brancos dessa cepa produzidos em solo uruguaio.

Além de conhecer os lindos vinhedos, não deixe de visitar o restaurante que conta com as receitas do famoso chef argentino Francis Mallmann.

enoturismo
A Salton, em Bento Gonçalves, assina os rótulos mais premiados do país, com excelentes vinhos e espumantes.

4. Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul

Não poderíamos esquecer do Brasil entre as rotas de enoturismo para fazer a dois na América Latina. Afinal, o País conta com sua pequena Itália, composta pelas cidades de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha e Garibaldi. Todas colonizadas por imigrantes italianos vindos, principalmente, da região de Veneto.

Estando em Bento Gonçalves, visite a Salton, fundada pelo italiano Antônio Domenico Salton no final século 19. A família de empreendedores logo expandiu o negócio criando unidades em outros estados brasileiros. Um dos reconhecimentos desta vinícola foi em 1960, quando ganhou a distinção de fornecedora oficial da presidência da república. 

Atualmente, ainda carrega a responsabilidade de assinar os rótulos mais premiados do país, com excelentes vinhos e espumantes.

5. São Joaquim, em Santa Catarina

A Rota Turística Vinhos de Altitude de Santa Catarina foi criada em 2021 por conta da certificação dos vinhedos catarinenses, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), atestando a qualidade dos vinhos ali produzidos em comparação com similares oferecidos pelo mercado.

A cidade de São Joaquim tem o maior número de vinhedos, chegando a 250, de acordo com dados de 2019. Estando lá, a parada obrigatória é a Quinta da Neve, primeira propriedade a plantar mudas vitis vinífera importadas da Itália, de Portugal e da França, na região da Serra Catarinense, em 1999.

Localizados a 1.2 mil metros de altitude, os 15 hectares ocupados pelo vinhedo produzem, em média, 80 mil garrafas por ano. A vinícola Quinta da Neve se destaca por colecionar prêmios de importantes concursos nacionais e internacionais. O Pinot Noir, safra 2005, foi escolhido por um respeitado crítico de vinho como um dos dez melhores Pinot do mundo

Outro rótulo que vem ganhando destaque e conquistando prêmios é o Touriga – Lote I, safra 2020. A vinícola produz 9 rótulos, 5 deles de vinho tinto, 2 de vinho branco, um rosé e um espumante. 

Confira a tábua de frios e uma cesta de piquenique para harmonizar com os vinhos e contemple a paisagem ao ar livre e deslumbrante. Você e sua companhia vão se surpreender positivamente com o verde dos morros e o azul do céu.

enoturismo

Se gostou deste artigo, leia também sobre os melhores campos de golfe no Brasil para praticar o esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *