Rooftops se destacam pela gastronomia e espaços ao ar livre

Toda pessoa que vive e trabalha em uma cidade grande com certeza já sentiu vontade de passar alguns momentos em áreas para descanso e lazer. E, se esses espaços forem ao ar livre, melhor ainda. Diante disso, muitos estabelecimentos estão investindo na tendência dos rooftops.

A ideia é fazer com que a população local e os turistas possam relaxar ao máximo — sem que, para isso, precisem se deslocar para lugares muito afastados. Aliás, boa parte dessas construções também conta com muito verde e uma vista incrível. Juntas, essas características promovem mais bem-estar e qualidade de vida.  

Atualmente, os rooftops estão dando o que falar. Agradáveis, eles conseguem atrair públicos de todas as idades em diferentes cidades do país. Assim, essa é uma ótima possibilidade para que você também embarque na novidade e conheça os principais deles. Neste post daremos algumas dicas especiais que podem te ajudar nessa aventura. Vamos lá? 

Rooftops: o que são e quais as suas vantagens 

No Brasil, muitos arquitetos já falavam dos rooftops nas décadas de 1940 e 1950. No português, o termo quer dizer “topo do telhado”, e diz respeito aos ambientes construídos nos últimos andares dos edifícios.  

Apesar desse conceito não ser tão novo assim, a verdade é que, somente nos últimos anos, a sua fama veio à tona.  

A ideia consiste em uma espécie de terraço, em que a sua infraestrutura é pensada de modo inteligente — e sofisticado — para oferecer mais praticidade. Muito cômodo, ele é feito para propôr bons momentos de lazer aos visitantes. É muito popular em cidades como Nova Iorque, Londres e Paris.

Vale lembrar que os rooftops podem ser encontrados tanto em prédios comerciais, quanto nos residenciais. Hoje queremos falar sobre aqueles que se transformam em espaços para atrair um público ávido por vistas exuberantes. 

rooftops

Rooftops brasileiros que merecem a sua visita 

Hoje em dia, devido à pandemia da Covid-19, o turismo internacional está temporariamente suspenso. No entanto, isso não significa que você tenha que passar as férias e demais momentos de folga dentro de casa.  

Para incentivar o turismo nacional, é possível fazer viagens curtas, seguindo protocolos de segurança, para que você possa conhecer os principais rooftops do país.  

Abaixo, apresentamos algumas opções fantásticas. Anote! 

Rooftop em Copacabana: o novo hit da cidade maravilhosa 

Para começar, nada melhor do que falarmos de uma das cidades brasileiras mais lindas: o Rio de Janeiro. Palco de muitas canções e de artistas renomados, a região também é conhecida por atrair a atenção dos turistas o ano inteiro. E, como não poderia ser diferente, os cariocas, sempre antenados, também embarcaram na tendência dos rooftops. 

Dessa vez, a febre é frequentar terraços ao ar livre, com vista para o Corcovado e que sirvam excelentes drinks. Um deles é o do Hotel Emiliano, que abriu as portas ao público em 2020.  

Com funcionamento de quinta-feira a sábado, o espaço é excelente para quem está em busca de um menu caprichado — composto por jamón serrano, polvo, bacalhau, caviar e outras iguarias.  

Para incentivar o público a, de fato, relaxar, o local ainda conta com uma infraestrutura de primeira. Sob o céu aberto, vários sofás são disponibilizados para uma conversa intimista e com a atmosfera da brisa do mar. Tudo isso, sem falar na carta de vinhos e nos variados coquetéis, muito bem equilibrados e preparados com frutas tropicais. 

Sem dúvida, é uma opção e tanto para incluir em seu próximo roteiro de viagem nacional. A dica é visitar os rooftops cariocas durante a alta temporada de verão, que vai de dezembro a fevereiro. Você ainda pode curtir esses ambientes durante o Carnaval, quando certamente haverá um clima de festa ainda maior.  

Rooftops na selva de pedras: um convite para o skyline paulistano 

Assim como acontece no Rio de Janeiro, São Paulo não fica para trás quando falamos sobre badalados rooftops. Popular pelas suas construções suntuosas, a cidade finalmente encontrou uma forma de valorizar a sua paisagem tradicionalmente urbana.  

Com a alta dos terraços ao ar livre, vários bares e restaurantes estão aproveitando a grande procura para impressionar o público e, com isso, oferecer experiências excepcionais para quem visita São Paulo.  

Um deles é o Esther Rooftop — localizado no 11º andar do edifício Eiffel. Projetada por ninguém mais, ninguém menos, do que Oscar Niemeyer, a construção é considerada a primeira modernista da cidade e, até mesmo, do Brasil.  

No coração da Praça da República, o local conta com um bistrô muito charmoso e acolhedor. No menu, pratos típicos franceses com influência oriental conseguem agradar a todos os paladares. Há ainda, os drinks clássicos, cervejas gourmets e, como não poderia faltar, uma carta de vinhos impecável.  

Durante o dia, o estabelecimento pode ser frequentado por quem pretende degustar um delicioso almoço. Ao entardecer, o local ganha um clima mais despojado, sendo ideal para um happy hour ou um encontro romântico. E, por falar nessa última opção, se trata de uma ótima pedida para uma comemoração memorável. Para não ter erro, faça sua reserva em datas especiais, como aquele aniversário de namoro ou casamento. 

Inspirações diretamente de Nova Iorque 

Como dissemos acima, rooftops são muito populares nas grandes metrópoles do mundo e Nova Iorque possui um gigantesco número de espaços com essas características.  

Consequentemente, os rooftops construídos aqui no Brasil também seguem a mesma proposta da “cidade que nunca dorme”. Confira:  

  • Possibilidade de experimentar excelentes drinks e pratos da alta gastronomia;  
  • Decoração descolada e com uma pitada de modernidade;   
  • Ideal para conferir uma vista panorâmica incrível e que pode ser o cenário perfeito para uma ocasião especial;   
  • Espaços abertos ao público em diferentes horários: seja para um brunch, almoço, happy hour ou jantar.  
rooftops

Viu só? Com tantas opções de rooftops, ficará mais fácil — e prazeroso — conhecer novos lugares e viver experiências únicas, sempre ao lado de quem você mais gosta.  

Caso queira continuar conferindo outros conteúdos especiais como esse, explore as demais categorias do nosso blog. Confira dicas de moda e lifestyle que te ajudarão a ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *