Street food: a inspiração das ruas para na culinária de elite

Está conquistando a todos: chefs renomados, críticos de gastronomia, influencers, foodies, empresários e, claro, os clientes mais exigentes. Estamos falando de uma nova versão da tradicional street food.

Ela é a reinterpretação moderna com o uso de ingredientes de alta qualidade e receitas exclusivas. Assim, torna algo simples e rotineiro em uma verdadeira experiência de padrão elevado. 

O street food é uma parte da cultura que diz muito sobre a identidade do local. Ela serve de inspiração para chefs que dão o seu toque exclusivo e sofisticado em receitas clássicas. Eles incorporam sabores, ingredientes e expertise para criar um prato gourmet distinto.  

Continue a leitura para saber mais sobre como esse elemento tão urbano está sendo ressignificado e está transformando as experiências gastronômicas em todo o mundo. 

Street food: uma tendência que veio para ficar 

Street food

O street food atual é diverso, ousado, dinâmico e surpreendente. E é possível encontrar opções bastante qualificadas e requintadas em seu cardápio. 

O número de food trucks que oferecem iguarias sofisticadas está aumentando. Este tipo de ambiente pode oferecer uma verdadeira experiência multissensorial. É possível acompanhar o processo de cozimento, sentir o aroma dos temperos, ouvir os sons exalados na preparação dos alimentos. Ainda, há uma proximidade maior entre o chef e o cliente, trazendo uma nova camada de atrativos para essa experiência. 

Por questões como essas, a repaginação do street food, agregando releituras requintadas de alto padrão, veio para ficar. Ele já está conquistando espaço nas metrópoles de todo o mundo. 

Inspiração no street food para a alta gastronomia 

O grande apelo oferecido pelo street food é multifatorial. Ele é motivado por questões como a busca por novas experiências gastronômicas. Seus pratos integram o tradicional ao inovador, gerando algo novo e revigorante. 

Ainda, há movimentos como o slow food. Nele, seu centro de relação é mais próximo com os alimentos preparados e com a culinária e cultura locais. 

Esta valorização do elemento local se evidenciou especialmente a partir da pandemia. Mas é algo que já vinha se consolidando. Ela está associada à identidade, à cultura e ao que faz cada cidade, bairro ou comunidade serem únicos. 

A inspiração das ruas também oferece a oportunidade de se redescobrir e recriar receitas que foram transmitidas por gerações. Ela mobiliza o prazer que envolve todos os sentidos e que nos conquista pelas histórias que trazem consigo.

Por tudo isso, o street food tem sido uma referência para inspirar chefs e restaurateurs. Seu estilo influencia na criação de uma culinária de elite, fornecendo novas nuances revigorantes para a experiência de luxo

O brilho das estrelas do street food  

A ascensão do street food como uma rica fonte de inspiração para a alta culinária teve um marco importante. Tudo acontece a partir do reconhecimento e da atribuição de estrelas Michelin para food trucks

Em 2016, o street food de Cingapura fez história ao ter food trucks premiados com estrelas desse prestigiado guia. Desde então, diversos outros estabelecimentos do tipo passaram a receber este tipo de reconhecimento. 

A Michelin, inclusive, começou a realizar o seu próprio Street Food Fest. Ela apresentou os favoritos locais de estabelecimentos do tipo listados em seus guias.  

Isso acabou também atraindo o interesse de chefs renomados para adaptarem os seus cardápios ou, mesmo, para abrirem unidades de food trucks. Desta forma, é possível trazer o conceito de suas marcas consolidadas um novo formato. 

Em Paris, por exemplo, o chef Marc Veyrat, que já teve os seus restaurantes agraciados com três estrelas no Michelin, inovou ao criar o Mes Bocaux, um food truck que alia a inspiração das ruas à culinária tradicional francesa. Seu diferencial é que as porções são servidas em graciosos potes de vidro. 

Em entrevista, Veyrat declarou a sua inspiração das ruas para esta releitura da culinária de elite ao afirmar que “a cozinha francesa surgiu nas ruas. O boeuf bourguignon era um prato que os operários comiam. Nossa história precisa voltar às ruas”

Onde experimentar a combinação harmoniosa entre street food e culinária de elite 

É cada vez mais comum que restaurantes conceituados agreguem ao seu menu opções inspiradas no street food. Alguns o fazem adicionando entradas com as releituras dos chefs. Outros criam novos pratos principais, sobremesas e menus totalmente inspirados nessa tendência. 

Um exemplo próximo é trazido pelo Beefbar, com unidades em diversos países, tendo uma filial em São Paulo. O restaurante é conhecido pelas releituras de iguarias tradicionais de street food combinadas com uma consagrada seleção de cortes de carnes que já foram também reconhecidas com estrela Michelin.  

O próprio La Tambouille, um ícone da gastronomia paulistana, que alia elegância a uma culinária única de inspiração franco-italiana, oferece feijoada, tão fortemente vinculada à cultura popular brasileira, além de doces tradicionais — como Romeu e Julieta, beijinho de coco, Pé-de-Moleque e outros. 

Em todas as cidades é possível observar esse movimento e encontrar deliciosas e requintadas receitas inspiradas no street food e em elementos tradicionais da culinária local. 

Daniel Humm, que já foi considerado o melhor chef do planeta, também criou nos Estados Unidos uma experiência gastronômica de street food. Ele acredita que vivemos um momento de redefinição do luxo e que inspira a promoção de novas experiências que agreguem mais elementos sociais à gastronomia. 

Por isso, ele ousou também no Eleven Madison Park, o seu restaurante reconhecido com três estrelas Michelin, que foi recentemente adaptado para oferecer uma culinária de elite à base de plantas, um elemento também presente na cultura gastronômica tradicional.  

Tudo isso demonstra a dinamicidade do momento atual, permeado por transformações. A inspiração das ruas permite que chefs talentosos façam releituras que são verdadeiras experiências multissensoriais, trazendo um olhar contemporâneo e distinto ao que era tradicional e rotineiro. 

E essa é mais uma prova de que o luxo moderno tem nuances, camadas e é infinitamente interessante em todas as suas vertentes. 

Para continuar se inspirando, siga acompanhando os artigos da editoria Explore na Bergerson Joias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *