Uma intenção focada no bem-estar físico e mental, no autoconhecimento e no empoderamento. Tudo isso associado ao desejo de desconectar-se da rotina para se reconectar com sua própria essência. Essa é uma das premissas que fazem das viagens wellness uma tendência a se apostar.
Também chamado de turismo de bem-estar, esse movimento global ajuda a ressignificar as viagens convencionais e ampliar suas facetas.
A pandemia apenas acelerou esta tendência, que já vinha se consolidando em todo o mundo. O estilo faz com que mais pessoas busquem ativamente destinos, acomodações e experiências que lhes permitirão melhorar seu bem-estar.
O que você acha de conhecer mais sobre as viagens wellness? Essa pode ser uma excelente alternativa para suas próximas férias, aliando o dolce far niente a destinos únicos e benefícios físicos e mentais. A seguir, descubra mais sobre esta ideia e conheça algumas alternativas oferecidas no território nacional.
O que está por trás do conceito de viagens wellness?
Do cenário internacional a terras brasileiras: as viagens wellness vieram para ficar! Embora essa alternativa tenha conquistado mais destaque agora, ela já existe há algum tempo, unindo duas poderosas indústrias: a do bem-estar e a do turismo.
A Wellness Tourism Association define viagens wellness como aquelas que permitem ao viajante manter, melhorar ou iniciar um estilo de vida saudável. A ideia é apoiar ou aumentar sua sensação de bem-estar.
Este tipo de turismo engloba uma ampla variedade de experiências – de SPAs de luxo a retiros em meio à natureza para mindfulness. Entretanto, o foco no bem-estar físico, mental, emocional e espiritual segue como a prioridade em cada uma dessas experiências.
Além disso, essa modalidade ajuda a ressignificar o turismo tradicional porque excede o contemplativo e abarca o experiencial. Ou seja, nesses momentos o viajante fica em primeiro plano, acima das paisagens e belezas.
E, com isso, atende às novas necessidades de se ter momentos verdadeiramente transformadores nas viagens. Assim, enquanto conhece um novo lugar, se promove uma reconexão e autoconhecimento. No fim, o objetivo é gerar uma experiência inesquecível, mais significativa e completa.
Quais são os principais tipos e experiências vivenciadas de viagens wellness?
O turismo de bem-estar oferece diversos focos, indo das viagens religiosas até as para saúde, meditação e tantas outras.
Elas podem incluir diverasas experiências de tratamentos e terapias. São comuns os SPAs, eventos culinários, atividades físicas e aventuras na natureza (como passeios a pé, caminhadas, caiaque, canoagem, stand up paddle, etc.). Também encontram-se ofertas de banhos em fontes termais, aulas para autoexpressão e programas educacionais para incorporar hábitos saudáveis em nossa vida cotidiana.
Podem também abranger experiências de voluntariado, já que, entre outras coisas, retribuir é uma prática que aumenta a sensação de satisfação. Ele também faz parte de um estilo de vida de bem-estar.
A sustentabilidade ambiental também é fundamental, uma vez que o wellness deste movimento também contempla o “bem-estar para o planeta”.
Agora, se as viagens wellness fazem você pensar em instalações espartanas e dietas rígidas, saiba que essa não é a regra! Há muitos retiros de bem-estar em acomodações cinco estrelas ou experiências imersivas em glampings (campings de luxo). Assim, é possível encontrar o destino, a acomodação e a experiência que mais se alinhem ao que você procura.
E tudo isso se tornará cada vez mais versátil e personalizável. Com o mundo pós-Covid-19, saúde e bem-estar deverão estar ainda mais na vanguarda de nosso planejamento de viagens e priorizações de vida.
Embarque nesta tendência: conheça exemplos de viagens wellness no Brasil
Como outras formas de viagens especializadas, o turismo de bem-estar não é uma experiência homogênea e padronizada. Cada destino tem seus atrativos distintos em relação ao bem-estar. Eles são vinculados à cultura local, bens naturais, alimentação típica da região, etc. E isso torna as viagens wellness ainda mais enriquecedoras, afinal, sempre haverá algo único em cada experiência.
Se você se interessou por essa ideia, conheça, a seguir, alguns destinos e acomodações para inspirar seu próximo roteiro de viagem. Que tal mudar a proposta de viagem comum, e focar em seu bem-estar, autoconhecimento e empoderamento?
Ponto de Luz – Serra da Mantiqueira, em São Paulo
Esta pousada tem atividades e espaços voltados para experiências de bem-estar físico e mental. Ela oferece atividades diárias a seus hóspedes, incluindo meditações e caminhadas em meio ao verde. Além disso, conta com terapias alternativas como dança circular, reiki e terapia aquática.
Fazenda Lila – São Bento do Sapucaí, em São Paulo
Se o cenário de natureza exuberante em meio às montanhas lhe atrai, este pode ser o destino certo! A fazenda oferece retiros espirituais e diversos tipos de massagens. Também proporciona experiências em meio a bosques, cachoeiras, piscina de água natural. Além de um belo e rústico deque de pedra, para aquecer o corpo e a alma em fogueiras.
Pousada Vrindávana – Teresópolis, no Rio de Janeiro
Esta acomodação é permeada pela temática indiana e beleza natural única, no topo das montanhas da Serra dos Órgãos. A proposta é oferecer experiências wellness associadas ao ecoturismo, terapias holísticas e indianas, e atividades de SPA com quiropraxia, massagens, shiatsu e outras práticas relaxantes.
Casa Turquesa – Paraty, no Rio de Janeiro
Próximo a praias da região e ao coração do centro histórico de Paraty, essa experiência de bem-estar oferece contato com a natureza dentro e fora da acomodação, alimentação à base de ingredientes locais e práticas de relaxamento e de desconexão com o que causa ansiedade e estresse, focando em momentos regenerativos.
Dharma Shala, Paraty, no Rio de Janeiro
Outra possibilidade de viagem wellness em Paraty, porém com mais foco em experiências de bem-estar religioso. Nesta pousada se realizam retiros espirituais e atividades para contato com a natureza, introspecção e autoconhecimento.
Montanha Encantada – Garopaba, em Santa Catarina
Destino wellness em meio à Mata Atlântica, contemplando experiências como retiros, aulas de yoga, sauna para terapia a vapor, piscina natural, cachoeira e outras alternativas para promover relaxamento e reconexão pessoal e com a natureza.
Lagoa das Cores – Chapada Diamantina, na Bahia
Um atrativo que salta aos olhos é a belíssima vista do local, que nos convida a contemplar e valorizar as obras de artes únicas criadas pela natureza. É possível fazer retiros, participar de atividades no templo do local, fazer passeios zen, praticar yoga e cantos de contemplação, ter orientação terapêutica, entre outras coisas.
Para saber mais sobre opções de viagens wellness e outras tendências em turismo, continue acompanhando o blog da Bergerson.