anel de noivado

O simbolismo eterno do anel de noivado

Muitas poesias e obras de arte podem ser encontradas descrevendo a profundidade significativa de um anel de noivado. Seja recebendo ou presenteando, é sempre um ato belo e formoso.

Ao longo da história, anéis foram usados para simbolizar família, fé, amor e compromisso. E o anel de noivado é um exemplo que foi sendo ressignificado e atualizado com o passar do tempo. Porém, que manteve um grande poder evocativo desde sempre. 

Que tal desvendar sua história, conhecer curiosidades e tendências atuais em relação ao anel de noivado? Então continue a leitura e saiba mais! 

Qual é o simbolismo relacionado ao anel de noivado? 

Usar um anel de noivado é uma tradição que lembra os tempos antigos. Se, de início, ele era uma espécie de sinal de que a noiva havia recebido o dote, não demorou para que se tornasse um símbolo para o compromisso e os sentimentos que unem um casal.  

O anel de noivado representa a promessa de casamento, um desejo de construir e solidificar uma vida a dois.  

O formato da joia enriquece o seu significado. Ele é circular, ou seja, sem começo e sem fim. Portanto, tornou-se um sinal universal de amor eterno e fidelidade, perfeição e infinito. 

Na antiguidade, acreditava-se que o dedo anelar tinha uma ligação direta com o coração. Por isso, o parceiro colocava o anel na mão esquerda da noiva. O lado do coração — como um sinal de amor infinito e conexão eterna.

Já na Idade Média, as mulheres recebiam um anel de seu parceiro como promessa de casamento. Isso era levado tão a sério que elas eram proibidas de colocar um anel para outros fins. 

Hoje, o anel de noivado é uma parte importante do anúncio oficial de um casamento. É um símbolo de amor, comprometimento e de um aceite em construir novos capítulos para uma bela história. 

Curiosidades sobre o anel de noivado  

  • Nos tempos antigos, a noiva usava uma faixa de junco trançada, substituída a cada ano durante o noivado. Significava que ela não estava mais procurando um parceiro. 
  • As noivas romanas usavam anéis de ferro para simbolizar a natureza permanente do casamento. 
  • Só em 850 é que o anel de noivado ganhou um significado oficial. O papa Nicolau I declarou que o anel de noivado representava a intenção de um homem de se casar com uma mulher. 

Como surgiu o anel de noivado e como ele evoluiu ao longo do tempo?  

Conheça uma cronologia resumida sobre a interessante história do anel de noivado. 

1500 a.C. 

Embora os antigos egípcios não usassem anéis para simbolizar compromisso ou casamento, eles acreditavam no poder espiritual dele. Para eles, um círculo interminável simbolizavaa eternidade. 

Eles usavam anéis no terceiro dedo da mão esquerda. O motivo era porque acreditavam que esse dedo estava diretamente conectado ao coração por uma veia chamada amoris

500 a.C. 

Na Roma Antiga, um homem dava à sua esposa um anel de ferro. Alguns desses anéis eram presos a pequenas chaves, indicando também propriedade. 

1200 

Já na Idade Média, os anéis começaram a ser trocados com frequência. A troca era feita com presentes, sinais de fé ou como amuletos para curar doenças. 

1400 

Por volta de 1400, o diamante com lapidação foi desenvolvido. Antes disso, os diamantes eram usados ​​em estado bruto. 

Um manuscrito do século XIII já descrevia o diamante como inquebrável e mais forte que a morte. Por isso, era adequado para uma joia usada no dedo anelar, pela crença da ligação direta com o coração.  

Em 1477, o arquiduque Maximiliano da Áustria encomendou um anel feito de ouro e diamantes para sua noiva. A presenteada era Maria de Borgonha, que deu início a uma grande tendência de incluir diamantes em anéis de noivado. 

1800 

A era vitoriana na Inglaterra é considerada uma época muito romântica. Seus anéis de noivado costumavam apresentar ornamentação mais rebuscada, incluindo corações, laços, flores e, até mesmo cobras Estas, eram utilizadas como símbolo da eternidade. 

1900 

O ouro era o metal preferido para os anéis de noivado até então. Mas o ouro branco e a platina foram introduzidos na virada do século. 

Por acentuar o brilho do diamante, os metais preciosos brancos começaram a conquistar muito espaço a partir dessa época. Um dos usos preferidos para ele era o anel de noivado.  

1975 

Mais adiante, à medida que as pessoas começaram a adotar uma abordagem mais personalizada para suas joias, tornou-se mais comum que os joalheiros desenvolvessem uma aliança de casamento que combinasse com o anel de noivado.  

1982 

A princesa Diana escolheu seu anel de safira e diamante. Mal sabia ela que estaria desencadeando uma grande tendência, com anéis de noivado com gemas coloridas alcançando um novo status.  

2010 

Quase 30 anos após ter sido dado à princesa Diana, o príncipe William propôs casamento à Kate Middleton com o anel de noivado de sua mãe. 

O mesmo anel de safira e diamante que gerou um fenômeno na década de 1980 causou o ressurgimento de anéis de noivado com pedras coloridas. 

Diamante: uma gema característica dos anéis de noivado 

Quando pensamos em anéis de noivado, uma das primeiras imagens que vislumbramos em nossa mente é a de uma joia feita de diamantes

Esta é mesmo uma gema repleta de simbologias associadas à união, ao infinito e duradouro, a algo forte e bonito. Mas você sabe quando surgiu o costume de utilizar essa pedra nos anéis de noivado? 

Acredita-se que a primeira vez que um anel de noivado de diamantes foi utilizado foi em 1477. Como dito acima, foi quando o arquiduque Maximiliano da Áustria encomendou a joia para a sua noiva, Maria de Borgonha. Isso desencadeou uma tendência para anéis de diamante entre a aristocracia e a nobreza europeia. 

Posteriormente, os românticos vitorianos popularizaram mais o design de anel de noivado que combinava diamantes com outras pedras e metais preciosos. 

Já em 1947, a De Beers lançou seu slogan clássico, “Um diamante é para sempre”. A durabilidade de um diamante associada a essa campanha transmitia a mensagem de que o casamento é para sempre e que o símbolo ideal para essa união seria o diamante. 

A pureza e o brilho da gema contribuíram para que ela se tornasse uma perfeita representação do compromisso entre duas pessoas, unidas por um sentimento duradouro.  

Anéis de noivado com o charme de gemas coloridas 

Apesar de o diamante ser uma opção que encanta, há quem prefira anéis de noivado com o charme de outras pedras preciosas, como rubis, safiras e esmeraldas. 

A safira é uma gema bastante utilizada para selar essas uniões, evocando felicidade, fidelidade e amor eterno. Além dela, o rubi, com seu tom avermelhado intenso, que alude ao amor, também mostra-se como uma graciosa escolha. 

Por sua vez, a esmeralda, e seu tom tão profundo e vivaz, evoca esperança e o amor incondicional entre duas pessoas.  

Pérolas em anéis de noivado 

anel de noivado

Embora não seja uma opção tão popular, o anel de noivado de pérola também tem conquistado destaque, especialmente para quem busca uma joia extremamente delicada e atemporal.  

Além disso, os anéis de noivado de pérolas têm um visual bastante atraente e uma rica simbologia.  

Diz-se que as pérolas simbolizam sabedoria, integridade e lealdade, todos elementos importantes em um relacionamento. Sua beleza orgânica e brilhante também simboliza a lua e seu poder, e seu brilho sutil indica pureza. 

Celebridades como Ariana Grande e Emma Stone ajudaram também a criar uma tendência em torno dessa joia, utilizando, justamente, anéis de noivado de pérolas. 

Outras tendências em anéis de noivado 

Nos últimos anos, começamos a ver uma mudança nas preferências dos anéis de noivado. Claro, o diamante ainda é uma opção de atrativos únicos, mas cada vez mais noivas estão optando por pedras coloridas e anéis feitos de materiais exclusivos. 

Quando o príncipe William pediu Kate Middleton em casamento, como vimos, ele escolheu um anel de noivado de safira azul deslumbrante. A atriz Blake Lively recebeu um diamante oval rosa-claro em seu pedido de noivado feito por Ryan Reynolds. O anel de noivado de Katy Perry ostentava um deslumbrante rubi.  

Com isso, temos a tendência de anéis que se alinhem mais à personalidade e às preferências dos noivos, mesmo que isso represente escolhas mais incomuns. 

Isso ajuda a trazer um simbolismo ainda mais rico e significativo para a joia e contribui para que o casal tenha um símbolo perfeito para tornar o momento do noivado em uma lembrança única para ser rememorada para sempre. 

Se você está em busca do símbolo ideal para sua união, conheça estas 4 joias que eternizam sentimentos e momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *