Do construtivismo russo ao design ousado: interiores em St. Petersburg

Você conhece a estética inovadora do Construtivismo russo? São Petersburgo é uma cidade portuária, localizada na região do mar Báltico, sendo um importante polo cultural, no mundo.  

Destaca-se pela diversidade artística, fortemente materializada pela arquitetura e design de interiores locais. É um lugar onde o tradicional e o novo convivem em harmonia e de forma inusitada, criando movimentos e texturas característicos da cidade. 

Acompanhe o conteúdo, a seguir, e conheça São Petersburgo em detalhes. Veja mais sobre suas obras arquitetônicas, que vão do Barroco ao Construtivismo russo. É uma bela viagem cultural. Vamos lá?

São Petersburgo: a formação de uma das mais belas cidades russas 

Fundada em 1703, pelo czar Pedro I, foi a capital da Rússia de 1712 a 1918. Ela é reconhecida como a cidade dos czares (imperadores). Localiza-se às margens do Rio Neva, apresentando grande relevância industrial, científica e educacional. 

Já foi denominada Petrogrado (de 1914 a 1924) e Liningrado (de 1924 a 1991). Isso porque foi construída pelos russos após a vitória na Grande Guerra do Norte, contra a Suécia. 

A conquista de São Petersburgo significou maior proximidade comercial com a Europa Ocidental e acesso definitivo ao mar Báltico. Assim, proporcionou grande desenvolvimento para o país.  

O czar Pedro I ficou conhecido por promover a europeização da Rússia. Tudo aconteceu ao construir São Petersburgo à imagem da grandiosidade do Império Romano. Sua inspiração foram os modelos urbanísticos de Londres e Amsterdã da época. 

A cidade ganhou dimensões internacionais somente no século XX. Devido aos diversos eventos históricos na região, como a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, impactantes para toda a humanidade. 

Por exemplo, em janeiro de 1905, ocorreu o Domingo Sangrento. Nele, os soldados imperiais abriram fogo contra a população que protestava pacificamente, em frente ao Palácio de Inverno. Foi um grande massacre que marcou a história. 

São Petersburgo foi palco da Revolução de Outubro, em 1917, a qual permitiu a tomada do poder pelos bolcheviques. Em 1941, a cidade foi invadida pelos alemães nazistas, vencidos pelas tropas soviéticas em 1944. 

Em 2003, a cidade passou por um importante processo de restauro, em comemoração aos seus 300 anos. É mundialmente conhecida pela excelência da sua educação voltada às artes, com destaque para o balé, música e teatro. 

São Petersburgo: Design, Arquitetura e Arte 

São Petersburgo é uma cidade plana, com longas avenidas e diversos espaços públicos. Se destaca o paisagismo arrebatador, presente em parques, museus e palácios imperiais.

construtivismo russo design

Esculturas, monumentos e elementos decorativos em ferro forjado são facilmente encontrados por quem caminha pela cidade. O centro histórico, parte mais antiga, é tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco. 

O centro da cidade é caracterizado por preservar construções predominantemente barrocas e neoclássicas, originárias dos séculos XVIII e XIX. Os principais monumentos, símbolos de São Petersburgo, são:  

  • O Cavaleiro de Bronze. Homenagem ao czar Pedro I, esse monumento foi construído no século XVII. Localizado na Praça Decembrista, ele é considerado o principal símbolo de São Petersburgo; 
  • O Cata-vento. Trata-se da escultura de um cata-vento, situado no topo da torre do Almirantado. O monumento arquitetônico abrigou o Conselho de Almirantes e Marinha Imperial da Rússia, simbolizando as ambições marítimas dos czares. Localiza-se no extremo leste da avenida Névski. 
  • O Anjo Dourado (ou anjo cata-vento). Escultura localizada no topo da Catedral de São Pedro e São Paulo, construída em 1733. Simboliza a proteção divina sobre as investidas militares dos czares. Essa catedral barroca é o edifício mais alto da cidade, cujo campanário (torre com sino) alcança 121,5 metros de altura. Faz parte do complexo da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, onde também estão os túmulos dos imperadores e imperatrizes da Rússia. 
construtivismo russo design

Ao sul de São Petersburgo, encontram-se deslumbrantes edifícios imperiais, com cascatas e fontes belíssimas, como no Palácio de Catarina, em estilo Rococó e o Palácio de Alexandre, em estilo Neoclássico. 

construtivismo russo design

A cidade foi construída sobre um labirinto de ilhas, cortada por lagos e rios que correm para o Mar Báltico, assemelhando-se a cidades como Veneza e Amsterdã. Assim é comum que os cidadãos saibam velejar e que canais hidroviários sejam utilizados como ruas, no dia a dia. 

Há um total de 342 pontes que conectam as faixas terrestres, com variados tamanhos e estilos construtivos. Outras 800 pontes menores permitem atravessar rios e enfeitam os parques públicos. 

Principais características do Construtivismo russo 

O início do século XX foi marcado pelo Modernismo, movimento artístico de vanguarda que influenciou a arquitetura, o design e todas as formas de expressão artística. 

O Modernismo contou com várias correntes de pensamento, como o Cubismo e o Surrealismo. Essas correntes expressavam as demandas locais, da sociedade ocidental, e um forte anseio por mudanças sociais, políticas e econômicas. 

A Rússia vivia um período de grandes transformações, como a Revolução Russa de 1917, que derrubou a monarquia e deu início ao socialismo russo. 

Foi com essa atmosfera que surgiu o Construtivismo russo, influenciado pelo Futurismo e pela Revolução Industrial. Rompeu com a arte tradicional ao propor edifícios minimalistas, ligados à lógica industrial e com o uso de materiais tecnológicos. 

O Construtivismo russo foi fortemente adotado pelo governo soviético como instrumento de transformação social e revolução operária, satisfazendo as necessidades humanas a partir de formas geométricas racionais e com a eliminação do supérfluo. 

A Bauhaus, famosa escola alemã de artes, fundada em 1919 e ativa até 1933, testou e aplicou o Construtivismo russo, assim como as outras vertentes do Modernismo, revolucionando a arquitetura e o design. Esse novo olhar é inovador e disruptivo até mesmo para a contemporaneidade.

Do Barroco ao Construtivismo russo: conheça o design de interiores de São Petersburgo 

O design de interiores contemporâneo em São Petersburgo é caracterizado por espaços amplos, bem iluminados, com cores neutras. Porém, convive com peças mais tradicionais, como mobiliário típico do período imperial e molduras de gesso em estilo barroco.

construtivismo russo design

Como uma cidade que respira cultura, São Petersburgo é um grande centro de consumo estético. O design de interiores desponta como uma das principais atividades econômicas locais, muito influenciada pelo Construtivismo russo.  

Ao visitar São Petersburgo, vale a pena sair do circuito turístico padrão e conhecer esses imóveis modernistas, com design de interiores único, que só pode ser encontrado nessa cidade mágica que une o tradicional à vanguarda, com maestria. 

Assine a newsletter Bergerson e conheça vários outros tesouros da arte, arquitetura e design mundiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *