O universo dos casamentos não para de nos surpreender. A cada temporada, novas tendências vão surgindo para encantar, não somente os casais apaixonados, como também, os convidados de uma bela cerimônia. Desta vez, a novidade diz respeito ao Elopement Wedding. Já ouviu falar?
Muito popular nas redes sociais e, até mesmo, entre os noivos mais reclusos, a proposta é originária do século XVIII e, após a pandemia da Covid-19, teve o seu revival. Por aqui, já adiantamos: a ideia principal é que a ocasião seja realizada em um lugar mais afastado, preferencialmente, paradisíaco e ideal para quem deseja viver as memórias mais incríveis.
Com isso em mente, resolvemos vir até aqui e dividir um pouco dessa febre com você. Caso esteja com planos de se casar, aproveite este conteúdo inspirador e mergulhe de cabeça no mundo do Elopement Wedding. Acompanhe a leitura e descubra os detalhes!
O que é Elopement Wedding?
Toda pessoa ligada no universo dos casamentos, com certeza, já foi atingida por uma série de tendências. Nos últimos anos, não faltaram novidades para envolver os pombinhos, como a proposta do casamento rústico, do Do It Yourself (DIY), das decorações temáticas e por aí em diante.
Como não poderia ser diferente, o ano de 2022 também trouxe algumas surpresas excelentes para inspirar e fazer com que os casais inovem na cerimônia. Uma delas é o Elopement Wedding. A princípio, pode até parecer que estamos falando de algo supernovo e desconhecido.
Mas, nada disso! De acordo com a história, esse conceito existe há um bom tempo — com origem em uma época em que, em muitos casos, os apaixonados não podiam se casar sem a autorização de seus familiares e, por esse motivo, fugiam para bem longe e se casavam em completo segredo.
Hoje em dia, felizmente isso não acontece mais. Entretanto, os noivos mais descolados estão investindo em celebrações que passem longe do óbvio. Para isso, muitos estão escolhendo firmar esse compromisso em lugares bem reclusos, mas que tenham um visual paradisíaco e encantador.
O Elopement Wedding em 2022
Você deve estar se perguntando: “afinal, como o Elopement Wedding ganhou destaque em 2022?” Bem, a resposta é simples: a proposta voltou a ser considerada após a pandemia da Covid-19.
Em virtude do isolamento social e das inúmeras restrições de saúde, diversos casais apaixonados tiveram a ideia de se casarem em áreas afastadas, longe da aglomeração e contando apenas com os amigos e familiares mais próximos. Ou seja, a ideia era celebrar o amor, sem muito agito e ostentação.
Indicações do Elopement Wedding
Em geral, podemos dizer que qualquer pessoa pode investir em um Elopement Wedding. Entretanto, se você deseja evitar arrependimentos, vale conferir as principais indicações para esse tipo de cerimônia:
- Casais que preferem realizar celebrações românticas e bastante intimistas;
- Pessoas que já se divorciaram anteriormente e pretendem casar novamente;
- Casais que estão com um orçamento mais limitado, seja porque pretendem investir na Lua de Mel ou em um imóvel. Assim, o Elopement Wedding é uma ótima saída para economizar e, ainda assim, não abrir mão da cerimônia.
Quais são as características do Elopement Wedding?
Após entender o que é Elopement Wedding, vem o momento de descobrir como, de fato, organizar uma celebração desse tipo. Nesse caso, o primeiro passo é conhecer as principais características dessa cerimônia e, posteriormente, segui-las à risca. Te contamos quais são elas logo abaixo.
Cenários de tirar o fôlego
Sem dúvida, um dos traços mais marcantes de um Elopement Wedding diz respeito ao cenário. Para que a celebração seja realmente impactante, é preciso escolher a dedo o local em que a cerimônia será realizada.
E, aqui, não faltam opções para deixar a sua criatividade “voar longe”: no pé de uma cachoeira, no alto de uma montanha, em uma praia completamente deserta ou, quem sabe, em uma ruína histórica. No Brasil, alguns dos locais mais escolhidos pelos casais apaixonados são:
- Fernando de Noronha;
- Búzios;
- Ilhabela;
- Jericoacoara, entre outros.
Obviamente, o ideal é optar por uma localidade que tenha a ver com a história e as preferências do casal. Se for possível, ainda há a possibilidade de apostar em um destino internacional, especialmente aqueles que possuem boa infraestrutura e uma rede de hotéis capaz de abrigar os seus convidados com conforto. Como exemplo, destacamos Portugal e Itália como excelentes opções.
Decoração minimalista
Não basta escolher um local afastado para se casar. Se a ideia é aderir completamente ao Elopement Wedding, será preciso abraçar também uma decoração minimalista. Isso mesmo!
Em vez de decorar o ambiente com muitos adornos, a proposta é prezar pela estética do “menos é mais”. Em outras palavras, investir na praticidade e em artigos pautados por poucos detalhes.
No entanto, isso não quer dizer que a qualidade e a sofisticação devam ser ignoradas. Pelo contrário: sempre que possível, prefira investir em produtos nobres e dentro do seu orçamento. Isso vale desde a escolha do buffet, até os arranjos e lembrancinhas.
Dica bônus: seleções de alianças para celebrar o amor
Tanto um Elopement Wedding, quanto um casamento tradicional pedem pelo uso de joias especiais. Até porque, será com a ajuda de uma bela aliança que essa união será selada, não é mesmo?
Com essas informações em mente, não deixe de caprichar na escolha dos modelos, preferindo aqueles confeccionados a partir de matérias-primas nobres e que carreguem um design elegante. Na Bergerson, contamos com uma ampla variedade de opções, indo desde as minimalistas, até outras marcantes, sendo as mais procuradas:
- Aliança Brilhante em Ouro com Diamante;
- Aliança Especial de Casamento em Ouro e Diamante;
- Aliança de Ouro e Diamante com Ródio Branco Ondulada;
- Aliança de Ouro Acetinado com Diamante;
- Aliança Polida em Ouro Rosé e Diamante com Frisos.
Como vimos, o Elopement Wedding é uma tendência inspiradora que veio para ficar. Se você gostou da proposta, aproveite para pesquisar destinos diferenciados, que tenham cenários “de tirar o fôlego” e prontos para render ótimas recordações.
Já para continuar se inspirando, não deixe de conferir o blog Bergerson e se aprofundar em outros conteúdos exclusivos. Lá, compartilhamos dicas de moda, lifestyle, arte e muita cultura. Até a próxima!