Joias brasileiras: inspirações tropicais em um mundo eurocentrista

Durante muitos anos, a moda e até a beleza foram ditadas por padrões eurocentristas. Como exemplo, vamos voltar algumas décadas e lembrar dos principais ícones que se destacaram em Hollywood: Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Brigitte Bardot. Ou seja, todas igualmente belíssimas, mas com algo em comum: cabelos lisos ou ondulados, brancas e magras. Porém, nos últimos anos esse conceito vem mudando, inclusive no mundo fashion.

Se antes, era comum que somente a Europa e a América do Norte ditassem as tendências, desta vez, esse cenário está se modificando. O panorama atual das joias brasileiras é um bom exemplo disso. Para se sobressair e ajudar os seus consumidores a descobrirem outros mundos, muitas marcas da alta joalheria estão investindo em designs diferenciados, pautados pela estética tropical e prontos para valorizar a cultura do país.

A Bergerson é uma delas. Em suas últimas coleções, várias peças icônicas podem ser encontradas. Produtos que são capazes de contar uma história e te ajudar a viver os melhores e mais incríveis momentos. Por isso, te convidamos a mergulhar no tema e se atualizar sobre como as joias brasileiras estão se destacando em pleno 2022. Confira!

A busca pela diversidade na moda e na beleza

Como você pode imaginar, o eurocentrismo é uma construção bastante antiga e presente em nossa sociedade. Podemos dizer que esse meio de pensar tem origem no colonialismo europeu do Século XVI — época marcada pela chegada e domínio europeu na América do Sul. Naquele período, os colonizadores tinham como objetivo conquistar o maior número possível de território, utilizando como desculpa a civilização e conversão dos nativos, ou seja, os indígenas.

Desde um primeiro momento, os brancos acreditavam que os índios eram selvagens, bárbaros e completamente subdesenvolvidos, unicamente por possuírem uma cultura diferente. 

O tempo passou e essa dominação continuou acontecendo, porém, com outras justificativas e também em outros territórios, como a Ásia e a África. Ainda nesse momento, os europeus acreditavam serem superiores e responsáveis por salvar os povos de pele escura ou, simplesmente, incivilizados.

Acredite ou não, mas esse pensamento se propagou durante décadas. Nos anos 1960, por exemplo, e ainda diante de tal autoridade, o padrão de beleza eurocêntrico era o único aceito — como é possível notar diante das características físicas das atrizes citadas no começo deste post.

Mas, felizmente, alguns grupos começaram a se sentir incomodados com esse raciocínio. Os hippies e os punks foram alguns deles que, desde o seu surgimento, passaram a adotar atitudes capazes de resgatar elementos culturais de grupos dizimados durante a época da colonização. 

Dentre todas essas características, podemos destacar o uso das estampas coloridas, muito presentes entre os povos indígenas, os trajes com franjas, os acessórios com fibras naturais, os artesanatos e, inclusive, o famoso e original moicano.

E as joias brasileiras?

Ao longo dos anos, as joias brasileiras seguiram o mesmo padrão eurocentrista do restante do mundo — com tendências sempre pautadas pela Europa e, em alguns casos, os Estados Unidos. Entretanto, isso vem mudando, especialmente após a pandemia causada pela Covid-19.

joias brasileiras

Em um cenário de muitas incertezas, que marcou as nossas vidas por dois anos, a indústria da alta joalheria continuou sendo uma luz no fim do túnel, ainda mais para aqueles que estão em busca de criações capazes de resgatar os melhores sentimentos dentro de nós.

Para inovar e quebrar padrões em uma sociedade cada vez mais diversa, as grandes marcas do setor, como a Bergerson, vem investindo em coleções que priorizam os materiais nobres e a sofisticação, mas que também buscam ressaltar a nossa fauna, a flora e demais belezas presentes em um país tão rico e vasto. Simplesmente encantador!

Joias brasileiras para se inspirar

Como foi dito, não faltam opções de joias brasileiras para quem deseja adicionar mais personalidade e originalidade em um visual. Seja para o dia a dia ou eventos especiais, essas peças são excelentes para destacar os seus pontos positivos e te ajudar a viver memórias fantásticas.

E o melhor: são produtos desenvolvidos em um processo artesanal, compostos somente por matérias-primas nobres e capazes de durar muitos anos. A seguir, te mostramos alguns desses itens.

Brinco de Concha de Ouro Polido com Diamante Branco e Chocolate

Para começar, apresentamos o Brinco de Concha de Ouro Polido com Diamante Branco e Chocolate. Fabricada em Ouro Amarelo, com cravação de Diamantes, essa joia é parte do Conjunto Reef — originário da Coleção Deep Blue. Nessa dupla, os modelos possuem um design único, que imitam o formato das conchas que encontramos no fundo do mar.

joias brasileiras

Por isso, o artigo é repleto de texturas, fazendo com que toda e qualquer combinação tenha mais charme, brilho e personalidade, independentemente da ocasião. Ao usá-lo, automaticamente, você terá a oportunidade de se aproximar das pérolas, das estrelas do mar e de outros elementos marinhos extremamente delicados e presentes em nossos recifes ao redor do Brasil.

Anel de Flor em Ouro Rosé e Diamante

Seguindo com as nossas opções de joias brasileiras, não podemos esquecer do encantador Anel de Flor em Ouro Rosé e Diamante. Isso mesmo! Em alta na joalheria nacional, o Ouro Rosé se tornou um dos materiais mais cobiçados e utilizados pelos designers, apresentando um visual delicadamente rosado e capaz de tornar uma peça exuberante.

joias brasileiras

Já para complementar, esse modelo possui um formato exclusivo, que imita os galhos e as folhagens de uma flor. Adicionando sofisticação, você ainda verá a cravação de Diamantes pela extensão das pétalas — detalhe que gera brilho e glamour para o item.

Esse produto faz parte da Coleção Mother Nature — uma linha que transborda doçura e ajuda a valorizar os traços mais belos da mulher contemporânea brasileira.

Viu só? Com essas informações, temos certeza de que você conseguiu entender mais sobre o universo das joias brasileiras e, até mesmo, saber como as novas coleções estão fugindo do óbvio — levando muito mais personalidade, história e cultura para o dia a dia de quem se preocupa em se vestir bem.

Coleção Blooming

Falando em joias brasileiras, não podemos deixar de falar da nova Coleção Blooming, de Bergerson. Para essa coleção, nos inspiramos em nossa terra, mergulhamos na verdadeira simbiose entre o natural e o luxo, na brasilidade do nosso bioma, nas nuances da natureza, no vento que sopra as pétalas, nas cores que desfilam sobre os campos.

joias brasileiras

Toda essa força da natureza reunida em uma explosão que reverbera pelo mundo e floresce novas estações. Uma nova coleção feita para representar na síntese do orgânico, com pedras naturais, esculpidas pela mãe natureza e lapidadas à mão. A sua mais nova experiência Bergerson.

joias brasileiras

Agora, aproveite o momento para acessar a nossa loja virtual e conhecer os detalhes de peças atemporais, que unem beleza e estilo em um só lugar. Temos certeza de que a conexão será imediata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *