Joias em ouro

Joias em ouro: como este metal é trabalhado na joalheria?

Elegância, charme e perfeição descrevem as joias em ouro. Clássicas, nunca saem de moda e vêm embelezando as pessoas ao longo da história. Sim, as lindas joias em ouro como as conhecemos na atualidade tiveram antecessoras num passado longínquo. Elas atravessam o tempo e continuam protagonistas de grandes memórias afetivas.

Mas você tem ideia de como este metal nobre é aprimorado pela joalheria? A maioria das pessoas tende a conhecer as peças finais, ou seja, as joias em ouro expostas nas sofisticadas vitrines das lojas especializadas. Neste artigo, vamos detalhar as etapas de produção das joias em ouro.

Etapas e processos de produção das joias em ouro

Algumas etapas, desde a concepção da peça e o design até o acabamento, marcam a trajetória das joias em ouro. Até que cheguem para brilhar como adornos junto a várias partes do corpo de homens e mulheres.

É um processo que exige bastante cuidado para garantir alta qualidade. A tecnologia de ponta, misturada à prática artesanal, permite a produção em larga escala. Sendo que, ainda assim, também confere delicadeza às peças.

Existem diversos tipos de ouro e materiais que podem ser utilizados na produção de joias. Entre eles, prata, cobre, latão, ródio e diversas pedras. Você já deve saber disso, mas vale lembrar que o ouro maciço é um material extremamente pesado.

Por isso, utilizam-se ligas de metal para reduzir o seu peso e tornar as peças mais leves. A combinação depende de temperaturas de fusão e fluidez compatíveis. Cabe esclarecer, também, que há a classificação do ouro em 12, 18 e 24 quilates.

Estes valores mostram a quantidade de ouro em relação aos outros metais utilizados na fundição. Para formar as joias em ouro, são realizados alguns procedimentos. Acompanhe:

Laminação

Os metais passam por rolos compressores e ganham a espessura e forma adequadas.

Recozimento

Aquece o metal até que fique incandescente para que possa ser retrabalhado. Depois disso, é resfriado, para que volte às suas propriedades.

Trefilação

Nesta etapa, são feitos os fios de ouro, assim como tubos e outras peças maleáveis. O ouro é afinado gradativamente, mas deve ser acompanhado do recozimento para garantir a flexibilidade.

Fundição

O metal líquido é colocado em moldes que atribuirão uma forma quase final às joias em ouro. Eles variam em tamanho e complexidade.

Soldagem

É utilizada para unir duas faces de uma peça. Utiliza-se uma chapa bem pequena. E uma camada do metal derrete para ocorrer a fusão entre as partes.

Lixamento

Nesta fase, as pequenas imperfeições nos fios são retiradas por meio do uso de lixas.

Rebarbação

É muito parecido com o processo de lixamento e também envolve a abrasão e o serramento das peças.

Polimento

As joias em ouro têm seus riscos e marcas de solda removidos com o uso do politriz, uma escova sintética que gira em alta velocidade para retirar as últimas imperfeições.

Galvanoplastia

As joias em ouro são mergulhadas em ligas de ouro. Depois, são transferidas para a base por meio de reações eletroquímicas para que as peças pareçam maciças.

Acabamento

Há várias técnicas de acabamento, como polido, acetinado, diamantado, filigrana e craquelado.

Um pouco de história: extração do ouro no Brasil

Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais são os principais estados nos quais o ouro é encontrado no Brasil. No entanto, como a geologia de detalhe ainda não é conhecida, podem existir jazidas de ouro em outros estados do País.

Existem diversos tipos de rochas onde podem ser encontradas jazidas de ouro. Algumas delas são mais conhecidas porque possuem mais comumente esse minério.

Há também diferentes formas de encontrar ouro. Em pequenas quantidades, ou seja, para extrair ouro como garimpo, geralmente ele é procurado em:

  • Leitos de rios;
  • Musgos e raízes;
  • Rejeitos de garimpos antigos;
  • Cascalhos;
  • Buracos e fendas de rochas.

O ouro na história da humanidade

O ouro foi, muito provavelmente, o primeiro metal a ser descoberto pela humanidade. Aliás, a procura deste metal esteve na origem do aparecimento, desenvolvimento e conquistas das primeiras civilizações conhecidas.

Estudos arqueológicos revelam que no ano de 4000 a.C., o ouro já era trabalhado na Mesopotâmia. Posteriormente, as técnicas de obtenção do metal e manufatura dos objetos foram transmitidas a todas as civilizações do Mediterrâneo Oriental, com realce para a egípcia.

Atualmente, o ouro está distribuído por todo o planeta terra, embora seja encontrado em concentrações muito pequenas e na forma nativa.

Curiosidades sobre as joias em ouro

As joias de ouro estão presentes no universo da moda em forma de anéis, colares, brincos, pulseiras e outros acessórios. Em seu tom natural, o ouro é amarelo, branco ou rosé.

Hoje em dia, é difícil encontrar peças feitas com ouro puro (24k) em uma joalheria porque, nesse estado, ele é muito frágil e mole. Essa questão compromete a durabilidade das joias de ouro e dificulta o trabalho do joalheiro.

Por isso, o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais, como o cobre, zinco, níquel, prata e paládio. São eles que garantem a liga metálica necessária para que o material seja mais durável e resistente.

Confira, agora, mais detalhes de cada tipo de ouro

Joias em ouro

Ouro amarelo 18k

É a quilatagem mais usada nas joalherias. É composto por 75% de ouro puro e 25% da mistura de prata com cobre.

Na medida em que diminui a prata e aumenta o cobre, o tom passa para um amarelo mais claro até chegar em um amarelo mais avermelhado. Quando a intensidade do cobre aumenta, chega-se aos tons de ouro rosa e ouro vermelho.

Ouro branco

Este é obtido a partir da mistura de 75% de ouro puro (24 quilates) com 25% de ligas brancas, como a prata e o paládio. Interessante mencionar que o resultado dessa mistura é um metal mais acinzentado.

Para conseguir aquele efeito branquinho é dado um banho de ródio, um outro metal que adere ao ouro e confere o brilho típico do ouro branco.

Ouro verde, azul e violeta

Se misturado apenas o ouro com a prata, excluindo o cobre, temos o ouro verde. Já o ouro azul aparece com a mistura da prata com o zinco. E o violeta, quando o ouro é misturado direto com a platina. São tons pouquíssimos usados em joias em ouro, é verdade, mas interessantes, não é mesmo?

Conheça a coleção Romance da Bergerson Joias, que vem para ressignificar o valor do diamante. Você vai se apaixonar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *