valor do diamante

Coleção Romance: ressignificando o valor do diamante

Reconhecer o verdadeiro valor do diamante é fundamental para interpretar seu impacto estético e emocional proposto. Ainda mais quando trata-se de joias esculpidas com metais preciosos e essa estonteante gema. 

O diamante é um milagre da natureza. Suas condições específicas de formação o tornam especial, com as características únicas, como: dureza, transparência e brilho intenso. 

A Coleção Romance, da Bergerson, materializa todo o requinte dessa pedra preciosa, com formas clássicas que chamam a atenção. Joias detalhistas, apropriadas às famílias reais mais exigentes. 

Permita-se apaixonar pela Coleção Romance e conheça o valor do diamante que vai acelerar o seu coração. Acompanhe o conteúdo, a seguir. 

Coleção Romance: o valor do diamante elevado à potência máxima 

valor do diamante

Os diamantes apresentam quase a mesma idade da Terra, sendo o maior símbolo do amor eterno. São elementos raros devido às suas condições específicas de formação, no interior da crosta terrestre. 

A Coleção Romance, da Bergerson, tem a beleza do diamante como seu centro conceitual. Ela permite que os usuários tenham seu brilho próprio destacado pela pureza e cores mágicas. Estas, surgem a partir da refração perfeita da luz. 

O ouro branco (mais valioso do que o ouro amarelo) é discreto, permitindo que o diamante seja a grande estrela da coleção, com harmonia.  

Detalhes delicados, forjados sobre o ouro branco, são percebidos apenas pelos olhares mais atentos, sensíveis e treinados para reconhecer joias de altíssimo padrão, elevando o valor do diamante para um novo patamar, mais elevado. 

Um espetáculo à parte são os tipos de lapidação e cravação oferecidos, executados com perfeição, estruturando joias que passam de geração para geração. Sem falar dos quilates de tirar o fôlego.

O verdadeiro valor do diamante Bergerson é entregue ao observar três quesitos com excelência: 

Características naturais (raridade – 4Cs). O padrão internacional de avaliação do valor do diamante, em termos financeiros, que analisa quatro métricas: cor, pureza, lapidação e peso em quilates. 

Processo de transformação (excelência técnica). Transformar o diamante bruto em uma pedra requintada e cheia de brilho exige elevado conhecimento técnico e sensibilidade, desenvolvidos por profissionais com vários anos de prática e estudo. A lapidação e a cravação são realizadas de forma cirúrgica, representando momentos cruciais para o sucesso de fabricação.

Experiência de uso (conexão emocional e sensorial). Os valores e propósitos da Bergerson compõem o conceito de cada Coleção. Assim, emoções e sensações são materializadas a partir da experiência de uso das joias. 

Diamante: tipos de lapidação 

A lapidação dá forma (aparência geométrica) ao diamante, realizada artesanalmente, para aumento do brilho e do polimento de toda a superfície. A qualidade da lapidação é o principal fator considerado a iniciar a precificação da joia. 

O diamante é o material mais duro que o homem conhece, e o processo de corte, criando as facetas lapidadas, é complexo e demorado. Os riscos são altos, podendo ocorrer a perda da gema caríssima. 

Os métodos de corte mais comuns são: 

Clivagem. O diamante é cortado a partir de golpes rápidos e precisos, determinante para o valor do diamante. 

Serragem. Cortes realizados com o apoio de uma serra elétrica rotatória ou raio laser. Esse procedimento é adotado quando o diamante não aceita a clivagem. 

Após os cortes, segue-se para a etapa de bloqueamento, contando com a raspagem da superfície cortada, com outro diamante, até alcançar o formato desejado. Apenas outro diamante consegue polir e riscar o diamante. 

A próxima etapa (abrilhantamento) conta com a gema fixa, na ponta de uma vareta específica, para polimento a partir de um disco giratório, tratado com pó de diamante. 

Diamantes com mais de 20g podem levar mais de um ano para serem totalmente lapidados. Conheça os principais tipos de lapidação: 

Brilhante. É o mais conhecido, comumente utilizado em anéis solitários de noivado e 15 anos, apresentando mais de 65 facetas e proporcionando um espetáculo majestoso de brilho, cores (do arco-íris) e contraste. 

Princesa. Lapidação clássica para anéis de noivado, em estilo contemporâneo. Trata-se da lapidação brilhante em formato quadrado ou retangular, com mais de 50 facetas. 

Esmeralda. Muito procurada por sua sofisticação, caracteriza-se por um efeito de profundidade deslumbrante e a pureza do diamante é destacada. Lapidação típica do Art Déco, apresentada pela Coleção Romance em brincos exclusivos, de 2 quilates. 

Cushion (almofada). Lapidação quadrada ou retangular, com bordas arredondadas, imprimindo maior delicadeza ao diamante. Pode ser utilizado em todos os tipos de cravação. 

Ovais. Lapidação brilhante em formato oval, muito utilizado em anéis como intuito de alongar os dedos. Formato especial, ideal para quem é ousado e deseja expressar sua individualidade. 

Diamantes: tipos de cravação 

Os tipos de cravação, especificados em conjunto com a lapidação, influenciam a qualidade do processo de refração da luz pelos diamantes e podem ser empregados de forma associada. 

A cravação está relacionada à modelagem estética do metal precioso, para acolher e fixar o diamante na joia, de forma segura e duradoura.

Confira, a seguir, os principais tipos de cravação e como influenciam o valor do diamante:  

Cravação com Garras. Trata-se da fixação do diamante, com o auxílio de garras, que podem variar entre três, quatro, cinco ou seis bases de apoio para a gema.

Um dos anéis solitários, da Coleção Romance, apresenta cravação com quatro garras e a caixa do diamante conta com corações vazados, em cada um dos quatro lados. Detalhe sutil, que faz toda a diferença, e exprime o romantismo dessa coleção.  

Cravação Pavê. Cravação extremamente romântica, em que vários diamantes, posicionados lado a lado, parecem flutuar sobre a base de ouro branco, preenchendo toda a superfície.

Cravação associada às joias mais deslumbrantes da realeza, presente em brincos, anéis, colares e pingentes da Coleção Romance. 

Cravação Inglesa. Modelo mais tradicional para fixação de gemas, caracterizado por aro metálico chanfrado que pressiona e apoia toda a borda da pedra. 

Cravação trilho. Dois trilhos, metálicos e paralelos, criam um sulco entre si onde os diamantes são enfileirados e fixados à joia. Cravação amplamente utilizada na joalheria. 

Gostou de conhecer mais sobre o valor do diamante? Aposto que sim, pois o universo da joalheria é pura inspiração.  

Acompanhe as produções do blog da Bergerson Joias e se mantenha atualizado com as melhores dicas sobre joalheria, relojoaria, história da arte, viagens culturais, estética e as belíssimas coleções. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *