A efemeridade faz parte da vida e de experiências ultra exclusivas. A Land Art é um exemplo fascinante disso integrado ao universo das artes.
E, cada vez mais, acomodações de luxo e locais voltados ao mais completo bem-estar tornam-se espaços para criar e apreciar esse tipo de arte – por um período, normalmente, bastante limitado, respeitando o ciclo de cada obra.
Continue conosco para conhecer mais sobre o fascínio desse tipo de arte efêmera. Abrace a beleza fugaz da arte transitória e explore o mundo cativante da Land Art.
A magia da arte efêmera: um luxo disponível no presente e na memória
A arte efêmera é uma forma de arte que abrange a impermanência e a transitoriedade, com obras criadas para existir por um curto período e, depois, apenas na memória.
Por esses atributos, ela desafia as noções tradicionais de arte como algo permanente e duradouro. E, ainda, nos incentiva a apreciar o momento presente e a encontrar a beleza na impermanência.
A arte efêmera vem em muitas formas, cada uma com suas características e práticas artísticas únicas. A Land Art é uma dessas tipologias.
Land Art e o encanto das obras efêmeras em destinos exclusivos
A Land Art é uma abordagem de arte efêmera em que o artista utiliza materiais da natureza e/ou ambientes naturais para criar uma obra que se harmonize com o espaço escolhido.
Este é um amplo movimento artístico contemporâneo que conquista espaços cada vez mais impressionantes em destinos exclusivos pelo mundo todo, muitas vezes, envolvendo esculturas ou instalações em grande escala que se integram ao ambiente.
Este movimento artístico surgiu na década de 1960 e ganha cada vez mais notoriedade, tendo mudado a definição do que poderia ser considerado uma obra de arte, tal como o ready-made havia feito no início do século. Mas, além disso, expandiu as fronteiras da arte em termos do material utilizado e da sua localização que sai dos museus para ir até vinícolas, parques, praias, hotéis, propriedades de alto padrão, spas e, até mesmo, o deserto.
Land Art: a beleza da natureza como tela
Usar a natureza como meio para a Land Art permite ao artista criar uma conexão harmoniosa entre a obra e o ambiente em que ela está inserida.
Os materiais naturais utilizados na obra de arte combinam perfeitamente com a paisagem ao redor, enfatizando a interconexão de todos os seres vivos. Este tipo de arte destaca a beleza e a fragilidade do mundo natural enquanto proporciona experiências altamente exclusivas, imersivas e memoráveis.
Alguns dos artistas mais famosos desse movimento são Andy Goldsworthy, Richard Long e Robert Smithson. Este último criou a obra considerada por muitos especialistas como a mais icônica da Land Art. De fato, Smithson é tido como o fundador desse tipo de arte efêmera.
Sua obra chamada Spiral Jetty é um símbolo da Land Art, assumindo a forma de um dique de pedra basáltica com 457 metros de comprimento. Essas rochas formam uma espiral no meio da água, girando no sentido anti-horário.
A obra está localizada na margem norte do Great Salt Lake, em Utah, nos Estados Unidos. Durante a sua construção, o nível da água do lago era particularmente baixo. Depois de alguns anos, ele voltou ao normal, o que fez com que a obra submergisse por mais de trinta anos.
Desde então, a espiral emergiu novamente da água devido a secas significativas e depois foi submersa mais uma vez. A obra evoluiu e se transformou com a natureza ao longo do tempo.
Outro artista bastante conhecido e atuante atualmente é Calvin Seibert, que criou centenas de obras notáveis com areia, especialmente em praias mais exclusivas. Seus incríveis castelos de areia arquitetônicos são sonhos esculpidos que desafiam a gravidade, mas, inevitavelmente, sucumbem às forças da natureza e que adicionam um toque singular e sensorial a esses ambientes.
Experiências sensoriais: Land Art em resorts e spas de prestígio
Embora possa não durar para sempre, a beleza da transitoriedade nos incentiva a viver o momento presente e a apreciar a natureza passageira da vida. E isso se alinha perfeitamente com as experiências de viagem, nas quais o efêmero está sempre presente e suas belezas são duradouras apenas em nossas memórias.
Assim, as obras de Land Art combinam perfeitamente com experiências de viagem mais exclusivas, tais como aquelas proporcionadas em ambientes de relaxamento e luxo, potencializando ainda mais a sensorialidade e a conexão dos hóspedes com o ambiente.
A seguir, conheça alguns exemplos aliando acomodações e espaços de alto padrão para bem-estar em destinos imperdíveis pelo mundo.
Villa La Coste, em Aix-en-Provence, na França
Situado na paisagem provençal, o Villa La Coste criou um pedaço exclusivo de paraíso para os apreciadores da arte, da arquitetura e do vinho.
A propriedade é rodeada por extensos jardins e uma vinha de 200 hectares, tendo a arte como protagonista. O circuito local de Land Art apresenta quarenta obras diferentes criadas por alguns dos artistas mais conceituados do movimento.
Digno de nota é que Tado Ando, um ícone da arquitetura e da Land Art, construiu seu próprio centro de arte na propriedade, onde os hóspedes podem desfrutar de um restaurante com vista magnífica.
Es Revellar Art Resort, Campos, em Illes Balears, na Espanha
O Es Revellar Art Resort proporciona uma verdadeira imersão artística. Desde as obras de arte extraordinárias escolhidas a dedo presentes nas acomodações exclusivas (são apenas 12 quartos) até as inspiradoras peças de Land Art que ornam seus magníficos jardins com 56.000 m2, dedicados a essa expressão artística, é possível se deslumbrar com a seleção exclusiva do local. Muito mais que uma coleção de arte, este é um espaço que convida à contemplação e reflexão.
Spa Village Resort Tembok, em Bali, na Indonésia
O amanhecer nasce e uma cortina de estrelas se afasta do céu, expondo uma paisagem sublime de picos elevados que descem pelas planícies gramadas até a areia vulcânica que abraça o azul vívido do Mar de Bali. Esse é um dia comum no Spa Village Resort Tembok.
Situado em meio a uma paisagem exuberante, este tranquilo resort spa de luxo é um refúgio único em Bali, que proporciona uma gama variada de experiências exclusivas voltadas ao bem-estar, conceito presente desde a sua arquitetura até a gastronomia.
Entre as experiências disponíveis a seus hóspedes, está a criação de obras de Land Art no local. Essa criação torna-se algo natural com o sopro de inspiração que vem da paisagem deslumbrante do Spa.
Liss Ard Estate, em West Cork, na Irlanda
O Liss Ard Estate conta com 26 quartos e suítes luxuosas localizadas em sua mansão e resume o encanto do campo irlandês em um vasto domínio coberto de ciprestes e cedros centenários.
No local, também é possível desfrutar de uma experiência quase metafísica, contemplando o céu a partir do Sky Garden, uma cratera imensa coberta por um manto verde, obra de James Turrell, renomado artista americano de Land Art. Lá, os hóspedes são convidados a deitar-se para admirar o céu e desfrutar de uma experiência única e de um olhar incomparável para a natureza local.
Les Sources de Caudalie, em Martillac, na França
O Les Sources de Caudalie é um luxuoso resort 5 estrelas rodeado por vinhas e próximo ao Château Smith Haut Lafitte Grand Cru Classé, que também contempla obras de Land Art.
Localizado a poucos quilômetros da cidade de Bordéus, no coração das vinhas de Bordéus, ele é composto pelo Caudalie Vinothérapie Spa, pelo restaurante La Grand’Vigne com estrelas Michelin, pela pousada rural La Table du Lavoir e diversos outros espaços exclusivos.
Entre vinhas e o verde, o local harmoniza luxo com uma rara natureza de um modo bastante singular e permeado por arte. Isso acontece especialmente na chamada Floresta dos Sentidos, que está repleta de obras de Land Art contemporâneas e sensoriais.
Land Art: o luxo efêmero longevo por meio da memória
A arte efêmera é uma manifestação poderosa de arte contemporânea que pode transformar a maneira como vemos e interagimos com nosso ambiente e, até mesmo, a perspectiva da nossa existência em um universo transitório e em um mundo em constante mudança.
Obras efêmeras, como as de Land Art, desafiam, assim, a nossa compreensão tradicional do que a arte é e pode ser. Ao abraçar a fugacidade e a impermanência, essas obras nos encorajam a viver o momento presente e a apreciar a beleza que nos rodeia no agora.
Beleza essa que está presente desde cenários pitorescos longínquos até em ambientes luxuosos e exclusivos que se integram a obras de Land Art harmoniosamente.
Esse tipo de obra também é muito representativo por permitir que desempenhemos um papel essencial na sua preservação memorial. Na verdade, ao visitarmos espaços com Land Art, nos tornamos participantes ativos da obra por meio do seu testemunho, permitindo que ela continue viva mesmo após ter finalizado seu ciclo expositivo.
Este tipo de arte desperta seu interesse fugaz ou duradouro? Para fascinar-se com outras obras e artistas, siga acompanhando os conteúdos de arte de nosso blog.