Marilyn Monroe: a influência atemporal do ícone dos anos 50

Cinéfilo ou não, todo mundo já ouviu falar em Marilyn Monroe. Considerada como uma verdadeira diva do cinema, a atriz norte-americana foi também um dos maiores símbolos de toda a história cultural — sendo a responsável por exalar sensualidade e influenciar mulheres do mundo inteiro em seus modos de se vestir e se maquiar.

Ao longo de sua carreira, a “loira mais famosa das telonas” participou de papéis que a eternizaram na memória do público, seja devido à sua atuação ímpar ou aos looks utilizados em cada aparição. Por essas e outras, Marilyn Monroe continua viva como nunca no coração dos apaixonados por moda, especialmente as mulheres que adoram um visual clássico e com uma pitada de glamour.

E como não poderia ser diferente, viemos aqui relembrar todo o seu legado, desvendando seus trajes e, inclusive, joias utilizadas com o passar dos anos. Acompanhe e inspire-se!

Marilyn Monroe: grande precursora na moda e influência da cultura pop

Sem dúvida, podemos dizer que Marilyn Monroe foi uma personalidade à frente do seu tempo. Isso porque, desde cedo, a jovem Norma Jeane, seu nome verdadeiro, ingressou no mercado tentando a carreira de atriz.

Para se ter uma ideia, logo aos 18 anos ela começou a realizar algumas aparições em produções cinematográficas e, pensando em se tornar um verdadeiro ícone de estilo, deu o primeiro passo em sua transformação: pintou o seu cabelo de loiro antes mesmo de estrear em um pequeno papel no filme “The Shocking Miss Pilgrim”, de 1947.

Anos depois, Marilyn Monroe abraçou outros projetos igualmente pequenos e que a impediam de seguir adiante em sua carreira. Foi então que, em 1949, e completamente sem dinheiro ou perspectiva, a loira aceitou o convite para posar nua em um calendário. Acredite ou não, mas esse sucesso foi o seu pontapé inicial — a levando para ilustrar a primeira capa da famosa revista Playboy, no início dos anos 1950.

Dali em diante, a atriz conseguiu vários papéis de destaque, como “O Segredo das Viúvas”, “Os Homens Preferem as Loiras”, “O Pecado Mora ao Lado” e “Quanto mais Quente Melhor” — este último, inclusive, considerado a melhor comédia da história, com Marilyn ao lado de Jack Lemmon e Tony Curtis.

Marilyn Monroe: grande precursora na moda e influência da cultura pop

Além das telonas

Entender a razão que tornou Marilyn Monroe um grande ícone de estilo da sua época é fácil. Desde o início da sua carreira, a jovem ficou conhecida por carregar uma personalidade ousada. Aliás, essa característica podia ser notada em seu jeito de se vestir. Na maioria das vezes, a celebridade era vista utilizando peças pautadas por tons fortes e capazes de contrastar com a pele de seu corpo.

Fora isso, não podemos esquecer dos seus fios loiros, que eram um show à parte e, até nos dias atuais, continua sendo uma referência de hairstyle para mulheres amantes da moda vintage. Ao lado de trajes coladinhos ao corpo, prontos para realçar a sua silhueta, o uso de argolas douradas e muito brilho, a sua imagem conseguia chamar a atenção em qualquer lugar.

Não demorou muito até que se formasse uma aura de glamour e mistério ao redor de sua imagem, fazendo com que a atriz estivesse sempre presente na lente das câmeras dos paparazzis e no radar do público apaixonado pelo universo de Hollywood.

Usando a moda a seu favor

Por que Marilyn Monroe se destacava em meio às demais atrizes da época” — você deve estar se perguntando. A resposta é simples. Ao utilizar as suas roupas mais curtas (ou apenas acima do tornozelo), com vestidinhos apertados na altura da cintura, a norte-americana foi a responsável por consolidar um novo estilo.

Aqui, não estamos falando apenas da inovação no jeito de se vestir, mas especialmente, em utilizar as roupas a seu favor — com peças prontas para realçar a sua silhueta e intensificar a sensualidade. Por essas e outras, os especialistas no assunto afirmam que esse foi o grande legado da celebridade para a indústria fashion. Tudo isso, sem contar a sua facilidade em não seguir tendências, mas sim, apenas utilizar aqueles trajes que, de fato, lhe favoreciam.

Consequentemente, e até sem perceber, Marilyn Monroe criou um grande protótipo da feminilidade — que, inclusive, pode ser notado em diferentes looks utilizados no decorrer de sua carreira. Um deles é o figurino utilizado no filme “O Pecado Mora ao Lado”, em que a loira surge em um vestido branco, ideal para valorizar as suas pernas torneadas.

O segundo, por sua vez, pode ser notado no longa “Os Homens Preferem a Loiras”, na popular cena em que a atriz canta “Diamonds are Girl’s Best Friends”. Pautado por um pink intenso e bem decotado, o modelito era acompanhado por luvas longas, o que reafirmava a sua busca por glamour e sofisticação.

Marilyn Monroe e o universo das joias

Marilyn Monroe e o universo das joias

Se a diva Marilyn Monroe se destacava em seu modo de se vestir, ao utilizar as joias não era diferente. Por exemplo: foi devido à sua atuação que os diamantes retomaram a sua fama pelo mundo. Antes mesmo da loira surgir nas telonas ostentando joias cravejadas de diamantes, é preciso ressaltar que a prática de presentear com anéis de noivado tinha caído no ostracismo.

Foi então que as grandes empresas da época decidiram investir todas as fichas para fazer com que o uso dessa gema passasse por um revival. E aí, o nome de Marilyn Monroe foi imprescindível. Como mencionamos acima, em “Os Homens Preferem as Loiras”, a ideia era mostrar que os diamantes eram, sim, os melhores amigos das mulheres — além de serem um excelente investimento.

É claro que essa ideia deu supercerto e, até o momento, tais cristais são vistos como símbolo de luxo mundo afora. Entretanto, não podemos ignorar o fato de que, longe das câmeras, a atriz gostava mesmo de utilizar peças que fossem mais discretas e minimalistas. Brincos de argola finos e médios, chokers e o uso de colares de pérolas simples estão nessa lista.

E aí, após todas essas informações sobre a vida — e o estilo — de Marilyn Monroe, você conseguiu se inspirar um pouco com o perfil de uma das maiores divas do cinema?

Agora, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e fazer com que as suas amigas também mergulhem nessa trajetória repleta de informações incríveis.

Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos como esse, lembre-se de seguir agora mesmo a página da Bergerson no Instagram e Facebook. Lá, dividimos artigos especiais sobre moda, beleza, cultura e, claro, joias. Nos vemos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *