Se você é fã de arquitetura e decoração, certamente vai adorar essa informação. Em junho, aconteceu a famosa Milano Design Week 2022 — o evento mais importante do mundo dedicado ao setor.
Durante o encontro, realizado nos dias 7 e 12, várias marcas e criadores se uniram para mostrar ao público um pouco das principais tendências que prometem despontar nos próximos meses e anos. Estamos falando de novidades excelentes para repaginar os ambientes, adicionando criatividade e inovação aos mais diversos espaços, sejam eles residenciais ou comerciais.
Assim, caso esteja em busca de uma pitada extra de inspiração, não saia daí. A seguir, vamos explorar as principais tendências da Milano Design Week 2022 para que você amplie o seu leque de opções e tenha muito mais embasamento na hora de criar um projeto. Confira!
A sustentabilidade na Milano Design Week 2022
Nos últimos anos, vários setores do mercado vem debatendo o tema da sustentabilidade. E, na Milano Design Week 2022, isso não foi diferente.
A fim de encontrar soluções que impactem minimamente o meio ambiente, várias marcas e designers mostraram que estão trabalhando em peso na consciência ambiental, especialmente no que diz respeito à fabricação de móveis. Um bom exemplo disso, foi a coleção assinada por Mario Cucinella, além de outros estantes criados por Stefano Boeri — o responsável pela edição do evento que ocorreu em 2021.
Ao olhar para esses projetos, conseguimos observar estruturas desenvolvidas com foco em aprimorar a qualidade de vida do usuário, promovendo beleza e inovação sustentável em todo e qualquer lugar.
O maximalismo foi o ponto forte do evento
Após um longo período falando — e praticando! — o minimalismo, parece que o cenário está, lentamente, se modificando. Isso porque, com a retomada da economia e, consequentemente, o desejo por “fazer acontecer” vindo à tona, as pessoas estão mais motivadas a ousar e investir na intensidade.
Diante disso, o maximalismo também foi visto na Milano Design Week 2022, principalmente, em releituras de projetos típicos dos anos 1970. Em muitas criações, conseguimos identificar o uso predominante de tonalidades fortes e estampas clássicas, mas que possuem o seu toque de charme. Entre as padronagens que mais se sobressaíram, estão as bolinhas, as listras e o bom e velho xadrez.
Pensou que era só isso? De jeito nenhum! A temática lúdica ganhou bastante força em várias expressões do evento, com foco na instalação da Mossoni, repleta de padrões de cores vibrantes e as mais variadas estampas. Sem dúvida, um prato cheio para quem adora visuais autênticos e divertidos.
O imperfeito vem roubando os holofotes
Quem disse que, para ser belo, é preciso ser perfeito? De jeito nenhum! De acordo com as tendências da Milano Design Week 2022, a beleza também deve ser vista nos detalhes imperfeitos — estes, muitas vezes crus e até com aspecto poroso.
Fora isso, o evento trouxe à tona a aplicação e o mix interessante dos materiais orgânicos, responsáveis por compor projetos que transbordam naturalidade. Como exemplo, destacamos o uso dos elementos naturais, assim como os trabalhos artesanais, produzidos por artesãos, que são excelentes para adicionar mais riqueza e informação em um ambiente.
As collabs estão mais fortes do que nunca
Ao longo da Milano Design Week 2022, notamos que as parcerias entre diferentes marcas do setor estão, a cada dia, mais em alta. A ideia é mostrar para o público que, juntos, diferentes designers e criadores conseguem construir um futuro melhor — baseado nos mesmos cuidados e propósitos.
Tal movimento foi visto, por exemplo, em collabs entre nomes como Dolce & Gabbana e Person, Moncler e Gentle Monster, Starck e Dior, entre muitas outras. Aliás, alguns nomes brasileiros também tiveram destaque no evento, como arquitetos e fornecedores de diferentes nichos.
Alguns móveis serão os protagonistas do ambiente
Cozinha, banheiro, quarto ou sala de estar: independentemente do cômodo, certamente, haverá um móvel para ser o seu protagonista. Foi isso o que mostrou a Milano Design Week 2022.
Nesta última edição, diferentes modelos de camas, mesas centrais, poltronas e demais elementos ganharam total destaque em um cômodo a fim de deixá-lo com muito mais estilo e personalidade.
Em paralelo, foi possível analisar o amplo uso dos ambientes integrados que, daqui para frente, surgirão de um jeito muito mais elegante e orgânico. Resultado que poderá ser obtido com o uso inteligente de diferentes materiais.
Se interessou pela ideia? Para ilustrar a proposta, destacamos algumas criações que contam com a mistura de madeira escura e alumínio, criando assim, um contraste único e superversátil.
O encontro entre o passado e o futuro
Por fim, entre as principais novidades vistas na Milano Design Week 2022, não podemos deixar de citar o encontro entre o passado e o futuro. Isso mesmo! Algumas marcas tradicionais de luxo, como a Dior, apresentaram releituras de peças clássicas, como a cadeira intitulada Miss Dior.
Já o designer e arquiteto Philippe Starck, ao lado da Porsche, mostraram como é possível investir na tecnologia para ressignificar o modelo do carro esportivo 911 S, criado em 1972. Juntos, esses elementos ajudaram a promover uma melhor percepção do estilo clássico com as necessidades do público atual. Bem bacana!
E então, depois de conferir este artigo, o que achou de mergulhar de cabeça nos acontecimentos da Milano Design Week 2022? Esperamos que, a partir de agora, você tenha inspiração suficiente para desenvolver projetos incríveis ou simplesmente, levar para o seu lar um toque extra de autenticidade. Temos certeza de que o resultado será impressionante!
Já se você curtiu e deseja continuar acompanhando outros conteúdos como esse, aproveite para seguir as páginas da Bergerson no Facebook e Instagram. Lá, compartilhamos novidades sobre moda, design e lifestyle, sempre de olho nas tendências e promessas para as próximas temporadas. Nos vemos em breve!