Qual o valor de um diamante? Veja como funciona sua precificação

Você já se perguntou qual o valor de um diamante? Tradicionalmente, esta é uma das pedras mais preciosas que existem. Aliás, o seu uso é muito requisitado na alta joalheria, seja em brincos, colares, pulseiras, anéis e demais peças sofisticadas.

Além de garantir estilo e beleza para quem usa, esse elemento incrível carrega um elevado valor de mercado. Mas no processo, existem alguns detalhes que influenciam em sua preciosidade. A lapidação, o quilate e, até mesmo a transparência estão nessa lista.

Ficou interessada em descobrir mais detalhes sobre essa preciosidade? Hoje, te convidamos a explorar mais informações a seu respeito. 

Continue com a gente neste post para conhecer as minúcias por trás dos diamantes e saber o que avaliar em sua próxima compra.

Diamante: a história da beleza na alta joalheria

Antes de descobrir qual o valor de um diamante, vamos conhecer as características dessa pedra única. Do grego, a palavra vem de “adamas”, que quer dizer “inflexível”, “indomável” ou “inconquistável”.

No entanto, o que o torna tão especial? Explicamos: tal item é composto por carbono puro e cristalizado, sendo considerado o material mais rígido da Terra. Para sermos mais precisos, o diamante é 58 vezes mais duro do que qualquer outro componente presente na natureza.

Daí, fica fácil entender por que, ainda na Idade Média, as pessoas acreditavam que a pedra era indestrutível. Naquele período, ainda havia a crença de que um simples diamante era capaz de reconstruir um casamento ou qualquer outro laço afetivo que estivesse em risco.

Ainda assim, foi após o século XV que esse poderoso cristal ganhou o seu status e se tornou o símbolo do amor infinito. Segundo os historiadores, em 1477, Mary de Burgundy foi a primeira mulher a ser presenteada com uma joia de diamantes durante o seu noivado — um fantástico anel oferecido pelo arquiduque Maximilian da Áustria.

Diamante: a história da beleza na alta joalheria

O início da exploração

Não demorou muito para que o diamante começasse a ser superprocurado. A sua exploração começou na Índia, por volta de 600 a.C. A partir dessa atividade, o oriente passou a produzir modelos exuberantes desse cristal — e que são conhecidos por todo o mundo até hoje. Entre eles, destacamos o chamado Esperança e o Orloff.

Também vale destacar que, no início, o seu uso era extremamente exclusivo. Como você pode imaginar, somente as pessoas do alto clero e da nobreza tinham autorização para usar esse tipo de pedra preciosa. Nesse sentido, o diamante era visto em espadas, coroas e colares suntuosos.

As principais características de um diamante

  • O diamante é um cristal e está classificado no grupo dos minerais nativos;
  • Na Escala de Mohs, a pedra apresenta dureza de 10 — índice máximo para essa medida;
  • O diamante não consegue ser riscado facilmente. Somente outro diamante é capaz de causar ranhuras em sua superfície;
  • Esse é um material com altíssimo índice de refração. Quando lapidado corretamente, consegue refletir uma luz perfeita, promovendo uma beleza única;
  • Naturalmente, o diamante se forma de diferentes maneiras. De todo modo, e para que esse processo seja realizado, é preciso que o ambiente se encontre sob temperaturas e pressões muito altas. Em geral, isso acontece nos mantos terrestres, a 150 km de profundidade do solo.

Uma curiosidade

No decorrer de seu processo de formação, os átomos de carbono se unem de forma proporcional e em diferentes direções. Ainda assim, quando encontrado bruto, ou seja, na natureza, esse cristal não tende a brilhar e, tampouco, refletir muita luz.

Para refletir a luminosidade que conhecemos — e pela qual nos encantamos — é preciso que o material passe por um detalhado processo de lapidação e polimento. Somente assim, as suas características mais valiosas conseguem ser desvendadas.

Qual o valor de um diamante: os critérios que influenciam no preço

Seguindo com o nosso artigo sobre qual o valor de um diamante, é necessário destacar que existem vários critérios responsáveis por influenciar no valor de mercado de uma pedra preciosa — os chamados 4 Cs, que envolvem o Quilate (Carat), a Cor (Color), a Pureza (Clarity) e a Lapidação (Cut). Vamos entender mais sobre eles?

O quilate

Uma gema de, aproximadamente, 1 quilate é muito mais valiosa do que duas gemas de meio quilate — ainda que ambas apresentem a mesma qualidade. Caso você não saiba, o quilate diz respeito ao peso da pedra e não ao seu tamanho.

A pureza

A pureza é uma medida que determina a raridade do diamante. Para avaliar esse índice, é necessário considerar se há a presença de manchas (impurezas externas) ou inclusões (impurezas internas).

A cor

Outro detalhe que nos ajuda a saber qual o valor de um diamante diz respeito ao tom da pedra. Estamos falando de sua tonalidade natural, que é incolor ou com nuances amareladas. Quanto mais transparência — e menos cor — o material tiver, mais raro ele será considerado.

Na indústria, o padrão para realizar essa classificação é observar a unidade ao lado de diferentes “pedras mestras”. Nessa etapa, é preciso ainda contar com o apoio de uma iluminação exclusiva e que irá realçar os diferenciais do cristal.

A lapidação

A lapidação é o critério que mais interfere no valor de mercado da pedra. Esse fator se refere ao modo como as facetas do cristal conseguem interagir com a luz. É necessário que o modelo de lapidação tenha excelente proporção, simetria e bom polimento.

Consequentemente, essa característica conseguirá valorizar a beleza do diamante, seja qual for o seu tamanho. Em marcas renomadas da alta joalheria, como a Bergerson, esse trabalho é feito com muita precisão e sempre seguindo padrões rigorosos para garantir a qualidade da joia.

Qual o valor de um diamante? Falando em números

Com base em todos esses pontos abordados, podemos concluir que essa pedra preciosa é, sim, caríssima e uma das mais desejadas por quem preza por beleza e qualidade.

No entanto, qual o valor de um diamante? Respondendo a essa pergunta, afirmamos que esse preço varia bastante. Atualmente, o cristal é encontrado por até 63 mil dólares por quilate. Quanto mais adequada aos critérios dos 4 Cs estiver a pedra, maior será o seu valor.

Quanto custa um diamante?

Viu só? Após essa leitura completa, esperamos que você tenha descoberto qual o valor de um diamante e como avaliar esse cristal em sua próxima compra de joias.

Agora, o que acha de aproveitar para ler mais sobre outros fatos relacionados às pedras preciosas? Em nosso blog, você encontra informações a respeito de Quanto Custa um Colar de Pérolas e muitos outros conteúdos exclusivos. Aproveite e atualize-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *