Um guia para aproveitar ao máximo o Natal em Nova York!

O Natal em Nova York conecta todos a um mundo mágico, com cheiro de pinheiros naturais, gosto de chocolate quente e o brilho estonteante das luzes coloridas. A cidade luz brinda a mais importante das iluminações, o nascimento de Jesus. 

Com a chegada da neve, a patinação no gelo passa a ser o esporte preferido e as grandes promoções tornam as lojas de departamento muito requisitadas. O Natal em Nova York é musical, com trilha sonora inesquecível. 

Acompanhe o conteúdo, a seguir, e conheça um guia para aproveitar as melhores atrações novaiorquinas, em um dos períodos mais inspiradores do ano. Vamos lá? 

Nova York: a origem da tradição natalina 

Durante a Antiguidade, a cultura pagã adorava vários deuses, relacionados às manifestações da natureza. Em 323 a.C., Alexandre (o grande), imperador romano, toma a cidade da Babilônia e a torna capital do seu império.  

A cultura pagã, local, era muito forte, sendo o deus Mitra (deus Sol), o mais popular. Os pagãos comemoravam a Saturnália, festival relacionado à boa colheita, fartura e agricultura.  

No final desse festival, em 25 de dezembro, havia uma homenagem ao deus Mitra, reverenciando a luz solar, luz divina.  

Os pinheiros eram o principal elemento decorativo dessas comemorações, por serem resistentes às baixas temperaturas, simbolizando a vitória da vida, da transformação das sombras em luz. 

Os romanos, insatisfeitos com a popularidade do deus Mitra e planejando impor a religião cristã, estabeleceram que em 25 de dezembro seria comemorado o nascimento de Jesus, desconstruindo as fortes tradições pagãs. 

Assim surge o natal, palavra que vem do latim natale e significa dia de nascimento. As culturas passaram por grandes fusões e transformações, chegando ao natal que conhecemos hoje, como icônico Natal em Nova York. 

A árvore de natal é um dos grandes símbolos dessa data, sendo uma proposta cristã mais recente (século XVI). Martinho Lutero, da Reforma Protestante, foi quem montou a primeira árvore de natal. 

Natal em Nova York: 7 atividades imperdíveis 

O Natal em Nova York é único! Conheça, a seguir, as principais atividades desse universo de esperança: 

1. Árvores de Natal Monumentais

São pinheiros naturais, altos, ornamentados e extremamente iluminados. São referências para vivenciar o Natal em Nova York: 

  • Rockefeller Center: complexo com 19 edifícios comerciais, no coração de Manhattan, que promove a montagem da árvore mais tradicional da cidade. Há um concurso para escolher o pinheiro e a inauguração (com contagem regressiva e músicas) acontece no final de novembro, atraindo multidões.   
  • Bryant Park: parque localizado na rua 42, entre a 5ª Avenida e a Avenida das Américas, com uma majestosa árvore de natal que encanta a todos.  
  • Wall Street: região do distrito financeiro de Manhatam. Ao lado do prédio da Bolsa de Valores de Nova York é possível apreciar uma bela árvore de natal, deslumbrante e tradicional.  
  • Palace Hotel: localizado na Avenida Madison, é um hotel 5 estrelas que foi cenário do seriado Gossip Girl. A árvore é montada logo na entrada do hotel.  

2. Patinação no Gelo

Conhecer as pistas de patinação é fundamental para vivenciar a cultura local, seja praticando o esporte ou simplesmente apreciando a beleza desses locais. São ótimas opções: 

  • Central Park: é a maior e mais tradicional pista de patinação de Nova York, mundialmente conhecida por ser cenário de diversos filmes americanos.  
  • Rockefeller Center: pista de patinação junto à árvore de natal, sendo a que fica mais tempo ativa, ao longo do inverno.  
  • Bryant Park: pista de patinação, também junto à árvore de natal, com forte clima de diversão. Apresenta o valor mais em conta, para patinar.  
  • Rooftop Pier 17: localizada no distrito de Seaport, é uma pista pequena na Winter Land. A beleza da vista é o diferencial, com o East River e a ponte do Brooklyn de fundo.  

3. Feiras de Natal / Inverno

Novas feiras natalinas surgem todos os anos, incentivando o comércio local:  

  • Union Square: localizada na rua 14, é uma das maiores e mais tradicionais.  
  • Winter Village: localizada ao redor da praça do Bryant Park, na 6ª Avenida, sendo muito charmosa. Conta com excelentes opções de chocolate quente, de alta qualidade, com destaque para as marcas italianas e francesas.  
  • Columbus Circle: localizada na entrada do Central Park, na altura da rua 59 com a Broadway. Destaca-se pelos artigos de inverno e vasta área de alimentação.  
  • Oculus / World Trade Center: opção de feira coberta, localizada na estação de trem e metrô do World Trade Center, com arquitetura contemporânea futurista. Formas, cores, iluminação e projeções garantem um passeio inesquecível, além das compras.  

4. Vitrines Conceituais

As marcas mais desejadas do mundo, estão em Nova York, especialmente na 5ª Avenida. Elas se preparam para o Natal em Nova York com vitrines e fachadas cenográficas, criativas e interativas. Assim, chamam a atenção e garantem descontração, com experiências exclusivas:  

  • Macy’s: maior loja de departamento, do mundo, localizada na rua 34 (na Herald Square). Vitrines incríveis, com alto investimento tecnológico para entreter o público e reforçar os valores da marca.  
  • Saks: loja de departamento de luxo, na 5ª Avenida, que trabalha conceitos anuais. Disponibiliza show de luzes, em sua fachada, com músicas, cores e muito movimento.  
  • Bergdorf Goodman: loja de departamento, de altíssimo luxo, também situada na 5ª Avenida. Por diversas vezes foi premiada por suas vitrines artísticas de natal.  

5. Exército da Salvação

Organização de caridade, internacional, de cunho cristão protestante. Seus voluntários ficam nos cruzamentos mais movimentados da cidade, recebendo doações, Eles dançam, cantam e interagem com as pessoas, animando a todos. 

6. Shows

Os shows natalinos, marca registada do Natal em Nova York, são deslumbrantes:

  • The Rockettes: companhia de dança contemporânea, especializada em movimentos sincronizados e fundada em 1925. As apresentações ocorrem no Radio City Music Hall, com mais de 140 artistas no palco, durante pouco mais de uma hora. Símbolo da cultura novaiorquina.
  • Holiday Train Show: localizado no Jardim Botânico de Nova York, é um grande sucesso de público. Trata-se de uma super maquete, em meio à natureza, com mais de 175 pontos da cidade e com trens elétricos, em movimento.  
  • Ballet de Nova York: a clássica interpretação da peça “O quebra-nozes”, que encanta a todos.  

7. Decoração das casas novaiorquinas

Conheça a decoração das casas do Brooklyn, na região de Dyker Heights. Emocionam pela criatividade, dimensão da decoração e beleza, transformando o Natal em Nova York em um grande sonho.

Permita-se conhecer os lugares mais belos e diferenciados do mundo, a partir da curadoria Bergerson: conheça a seção “Explore”, do Blog. Excelentes dicas para montar o seu próximo roteiro de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *